A Hyundai revelou na última quarta-feira, durante o Los Angeles Auto Show, o Ioniq 9, um SUV totalmente elétrico com três fileiras de assentos, marcando o lançamento do maior veículo elétrico da montadora até agora. Baseado no conceito SEVEN, apresentado em 2021, o novo SUV se junta ao Ioniq 5, um modelo menor, e ao Ioniq 6, um sedã, enquanto a Hyundai trabalha em diretriz em direção a seu ambicioso objetivo de lançar 23 modelos totalmente elétricos até 2030. Assim, ao pular a numeração 7 e 8, a fabricante se prepara para futuras inovações e produtos.

Com a revelação do Ioniq 9, a Hyundai atraiu a atenção de entusiastas e críticos. Embora não tenha sido possível experimentar a condução do novo modelo antes de sua estreia, a visita à apresentação possibilitou uma apreciação do espaço interno e do design geral do veículo. Entretanto, vale mencionar que alguns aspectos esperados do conceito SEVEN não foram mantidos, e isso gerou uma leve frustração. Por exemplo, o tão aguardado segundo assento na segunda fileira, que poderia girar para enfrentar a terceira fileira, foi descartado devido a regulamentações nos Estados Unidos. É uma pena, especialmente quando se imagina uma cena divertida de crianças brincando durante uma viagem de carro. Além disso, os espelhos laterais digitais também não estarão disponíveis, reforçando a ideia de que, sem eles, os veículos parecem muito mais elegantes.

Apesar das ausências, o Ioniq 9 traz inovações que não passam despercebidas. Seu design é impressionante, com a iluminação pixelada característica da linha Ioniq. Essa estética já havia cativado o público no Ioniq 5, e está de volta com força total. A traseira em forma de “cauda de barco” complementa o apelo visual do SUV, apresentando uma pitada de estilo inspirado no Volvo XC90. Por outro lado, o design dos para-lamas pode gerar confusão. Nos modelos de entrada, os para-lamas são escurecidos, sugerindo uma linha mais quadrada, mas criam a ilusão de rodas menores. Já nas versões mais sofisticadas, os para-lamas escurecidos são substituídos por uma peça destacada que pode parecer fora de lugar para quem não conhece a história completa do veículo.

Com o maior entre-eixos da gama Hyundai, o Ioniq 9 oferece um espaço interno generoso e um piso plano que facilita a movimentação no interior do carro. Embora os assentos da segunda fileira não girem, eles contam com apoio para os pés e possibilidade de reclinação, proporcionando bem-estar durante longas viagens. Mesmo que os mais altos possam achar o espaço na terceira fileira um pouco apertado, as opções de conforto são uma adição bem-vinda. Além disso, as opções de armazenamento são convenientes, com um console central deslizante acessível tanto da primeira quanto da segunda fileira. Com quase 47 pés cúbicos de espaço na parte traseira, ao acomodar a terceira fileira, e um “frunk” que oferece até 3 pés cúbicos adicionais, o Ioniq 9 mostra-se prático para quem precisa de ampla capacidade de carga.

Esteticamente, o painel do Ioniq 9 é atraente e moderno, com uma tela digital de 12 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 12 polegadas para o sistema de infotainment, todas sob um único painel de vidro. O sistema de ar-condicionado é bastante acessível, com botões e dials manuais, facilitando ajustes sem desviar o olhar da estrada. O modelo também conta com portas USB-C de 100 watts em todas as fileiras e uma tomada padrão na área de carga, permitindo que a bateria de 110,3 kWh do veículo seja utilizada para alimentar equipamentos externos quando necessário.

Embora não tenha havido a oportunidade de dirigir o Ioniq 9, a Hyundai forneceu algumas especificações animadoras. O SUV estará disponível nas versões com tração traseira ou tração nas quatro rodas, capaz de fazer uma carga de 10 a 80% em apenas 18 minutos em condições ideais, graças à porta de carregamento NACS. Os compradores poderão optar por um modelo de Long Range que promete uma autonomia de aproximadamente 335 milhas com tração traseira, enquanto um modelo de Performance oferece maior potência e torque. Além disso, notou-se a inclusão de um novo modo de condução chamado “Terrain”, com submodos destinados ao uso em lama, neve ou areia, destacando a versatilidade do SUV, mesmo que seu uso em desertos possa parecer inusitado.

A Hyundai também introduziu um sistema de personalização denominado “Features on Demand”, permitindo que os proprietários adquiram e baixem atualizações digitais através da loja online da empresa. Quer um efeito de iluminação especial ao abrir a porta? E que tal um tema diferente para a tela do infotainment? As opções de personalização prometem satisfazer a criatividade dos consumidores.

Por enquanto, os preços não foram divulgados, mas a Hyundai garante que o Ioniq 9 se enquadrará no crédito fiscal total de $7,500, desde que as políticas futuras não desestimulem esse benefício. A expectativa é que o SUV chegue ao mercado na primavera de 2025, despertando a expectativa de muitos.

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