“`html

Em Gladiador II, que será lançado esta semana, os gêmeos imperiais Geta e Caracalla, interpretados por Fred Hechinger e Joseph Quinn, apresentam-se de maneira bastante instável — para dizer o mínimo. E, em Gladiador de 2000, o tirano imperador Commodus, interpretado por Joaquin Phoenix, também demonstrou uma certa “loucura” (além de estar “terrivelmente irritado”).

De acordo com o diretor Ridley Scott, essa instabilidade possui uma razão histórica muito específica. Scott destaca que a elite romana, que vivia em meio à riqueza e ao luxo, tinha uma peculiaridade que influenciava não apenas seus comportamentos, mas também sua sanidade.

“As pessoas esquecem que toda a aristocracia senatorial romana rica vivia com água trazida através de tubos de chumbo e tanques de chumbo”, explicou Scott em uma entrevista ao The Hollywood Reporter. “As pessoas não pensam sobre isso. Seu dilema era água ou vinho. Quando bebem água, essa água passa por um sistema de chumbo que poderia ter mais de duzentos anos. Não é de se admirar que eles estejam enlouquecendo. Todos estão indo a caminho do Alzheimer.”

A análise de Scott é corroborada por estudos modernos que indicam que os romanos de alta estirpe consumiam água e bebidas em recipientes de chumbo, o que gerava sérias consequências à saúde física e mental. Esta exposição ao chumbo poderia levar à depressão, irritabilidade e dificuldades de concentração — um coquetel químico que, sem dúvida, ajudaria a explicar as atitudes obscuras dos imperadores. Além disso, pesquisas indicam que a água na Roma antiga tinha níveis de chumbo até cem vezes mais altos do que o normal. Porém, alguns historiadores levantaram a hipótese de que, embora os níveis de chumbo fossem prejudiciais, eles não devem ser responsabilizados pela queda do Império Romano em si.

É difícil contestar que a combinação de doses regulares de chumbo, riqueza e poder poderia gerar uma certa volatilidade entre os imperadores romanos. Em uma entrevista recente ao THR, Scott revelou também que seu corte original de Gladiador II – considerado por muitos como seu melhor filme em anos – tinha quase quatro horas de duração, e ele prevê que uma versão estendida talvez seja lançada em algum momento. Não se contentando com isso, Scott já tem uma ideia para Gladiador III.

Gladiador II conta com um elenco que inclui Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington. Mescal interpreta Lucius, que retorna a Roma anos após testemunhar a morte de seu pai, causada por seu tio. “Com a ira no coração e o futuro do império em jogo, Lucius busca no passado a força e a honra necessárias para devolver a glória a Roma.”

“`

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *