Na recente onda de adaptações de histórias reais para a televisão, um caso que ganhou destaque é o drama Say Nothing, uma série da FX que retrata a vida e a morte de Jean McConville, uma mulher sequestrada e assassinada pelo Exército Republicano Irlandês (IRA) em 1972. Contudo, a série não está isenta de controvérsias. Michael McConville, filho de Jean, expressou sua indignação em relação à representação de sua família na produção, qualificada por ele como “horrenda”.
A história de Jean McConville ainda ecoa nas memórias de muitos, especialmente em Belfast, onde sua vida foi brutalmente interrompida. Como um dos dez filhos que perderam a mãe naquela fatídica noite, Michael declarou que a narrativa não deve ser transformada em entretenimento. Em sua declaração divulgada pela mídia, ele enfatizou: “A morte da minha mãe não é entretenimento para mim e para minha família”. Michael ainda acrescentou que trabalhar os detalhes da execução e do enterro secreto de sua mãe é “horrendo” e que apenas aqueles que viveram tal tragédia podem compreender a brutalidade da situação.
O drama Say Nothing, que estreou em 14 de novembro nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, apresenta Judith Roddy no papel de Jean. A série se baseia no livro premiado de Patrick Radden Keefe, que examina as complexidades e consequências dos Troubles na Irlanda do Norte, um período marcado por conflitos políticos e sociais profundos. A narrativa gira em torno da desaparição e morte de Jean, uma figura que, com o tempo, tornou-se um símbolo do sofrimento causado pelo conflito, não apenas para sua família, mas para toda a sociedade irlandesa.
O IRA, que inicialmente negou a responsabilidade pelo crime, mais tarde reconheceu seu envolvimento na morte de Jean McConville, alegando que ela era suspeita de ser uma informante para as forças britânicas. A busca por seus restos mortais durou mais de 30 anos, até que foram encontrados em uma praia na Irlanda em 2003. A complexidade deste caso e o sofrimento da família McConville foram temas que Michael, em sua declaração, mencionou ao comentar sobre a série. Ele afirmou que não pretende assistir a produção, uma decisão que reflete o intenso trauma vivido por aqueles que sofreram a perda de Jean.
As palavras de Michael não são apenas um desabafo pessoal; elas levantam questões mais amplas sobre a representação de histórias de vida e morte na mídia. Ele mencionou como a memória de sua mãe, até mesmo sendo reconhecida por figuras como Hillary Clinton, continua a ser explorada de maneiras que ele e sua família consideram cruel e obscena. Michael fez uma analogia contundente onde observa que “todo mundo conhece a história de Jean McConville”. Isso evidencia o quanto o caso ressoou nas narrativas contemporâneas, mas também como isso pode ser explorado comercialmente.
Muitos críticos da série questionam se é ético retratar tais tragédias e, se sim, qual deve ser a abordagem. O porta-voz do Wave Trauma Centre, que trabalhou com os criadores de Say Nothing, admitiu que “o profundo trauma que essas famílias sofreram não diminuiu ao longo dos anos”. A inclusão da voz da família McConville e o desejo de honrar a memória de Jean são questões que foram discutidas entre os produtores e a comunidade afetada.
Portanto, enquanto Say Nothing tenta oferecer uma visão sobre os eventos trágicos dos Troubles na Irlanda do Norte, a resposta de Michael McConville reforça a necessidade de uma reflexão cuidadosa sobre como as narrativas de trauma são apresentadas na tela. Como espectadores, devemos nos perguntar até que ponto podemos e devemos ir ao consumir histórias que estão enraizadas em dor e perda, transformando-as em entretenimento. Não é apenas uma crítica à série, mas uma maior reflexão sobre a responsabilidade da mídia em como conta histórias de dor e perda.
A Hollywood Reporter tentou entrar em contato com a FX para obter comentários sobre as declarações de Michael McConville, mas, até agora, não recebeu respostas. Isso deixa em aberto o diálogo sobre como a mídia pode abordar temas delicados e a importância de colocar as vozes das famílias diretamente afetadas em primeiro plano.