“`html
As reuniões de pais e professores costumam ser momentos tensos, especialmente quando os pais entram na sala de conferência com uma lista de reclamações. Contudo, é fundamental reavaliar essa abordagem. Em vez de confrontar os educadores, o ideal é adotar uma postura de colaboração em prol do desenvolvimento da criança. A psicóloga Jennifer Breheny Wallace compartilha um exemplo real que ilustra essa ideia. Após uma acusação errônea de plágio contra seu filho, ela sentiu a necessidade de protestar. No entanto, ao decidir dar uma chance ao professor e se lembrar que ele também queria o melhor para seu filho, ela conseguiu iniciar uma conversa produtiva que resultou em um apoio significativo para o desempenho acadêmico de seu filho.
A abordagem correta pode transformar o ambiente da reunião e levar a um diálogo construtivo. Wallace enfatiza que os professores são movidos por um propósito nobre: ajudar seus alunos a alcançarem suas metas. Ao entrar na reunião com a intenção de construir um relacionamento de parceria, os pais podem estabelecer um canal de comunicação eficaz. E, assim, ao invés de discutir sobre o que não está funcionando, as conversas tornam-se oportunidades enriquecedoras para ambas as partes.
Por exemplo, quando os pais identificam que seu filho pode estar sendo desafiado em excesso ou em níveis inadequados, é hora de “ficar curioso, e não furioso”, sugere Wallace. Uma boa prática é relatar aos professores as observações feitas em casa e indagar como podem trabalhar juntos para resolver eventuais problemas. Um diálogo aberto é a chave para encontrar soluções que beneficiem não apenas os alunos, mas toda a comunidade escolar.
A prática de escutar mais do que falar também é um conselho valioso. Como mencionado pela terapeuta Lauren Tetenbaum, muitas vezes os professores têm perspectivas inestimáveis sobre os alunos, fruto do tempo que passam com eles. Portanto, é essencial prestar atenção ao que eles têm a dizer. Muitas vezes, os relatos da criança podem não refletir toda a situação. Os pais devem permitir que seus filhos desenvolvam relacionamentos saudáveis e significativos com seus educadores, o que pode fortalecer o suporte que recebem em sua educação.
promovendo um ambiente de civismo para os filhos
Pais desempenham um papel fundamental na formação do caráter e dos valores de seus filhos. Portanto, modelar o civismo nas interações com os educadores é crucial. Wallace ressalta que, na busca por atender a todas as necessidades dos filhos, os pais devem permitir que outros adultos, como professores, os apoiem em suas jornadas. Demonstrar gratidão e apreço pelos docentes, destacando aspectos específicos do trabalho deles que beneficiam as crianças, ajuda a criar um ambiente positivo na escola.
Criticar um professor na frente do filho, por outro lado, pode prejudicar essa relação e transmitir mensagens prejudiciais sobre o respeito e a tolerância com os erros. A comunicação negativa em relação aos educadores pode semear a ideia de que a sociedade não aceita falhas, levando os jovens a temerem ser “cancelados” por suas próprias imperfeições. Wallace alerta que o cancelamento dos educadores ensina às crianças que não há espaço para a redenção. Sendo assim, a construção de uma cultura de perdão e civilidade deve começar em casa.
valorizando o crescimento além do desempenho acadêmico
As conversas com professores também devem ser vistas como oportunidades para apoiar o crescimento das crianças em diversas áreas, além das meras notas escolares. Estudos indicam que quando os filhos sentem que são valorizados por quem são, e não apenas pelo que realizam, sua saúde mental e bem-estar tendem a melhorar significativamente. Por isso, questões como amizade e envolvimento comunitário podem ser temas valiosos a serem explorados nas reuniões de pais e professores.
Para continuar a conversa com os educadores, Tetenbaum sugere que os pais não esperem pela próxima reunião para abordar preocupações ou conseguir atualizações. A comunicação deve ser contínua e, frequentemente, os professores apreciam o contato. Seja por telefone ou e-mail, manter um canal aberto com os educadores demonstra que os pais estão investindo ativamente no desenvolvimento de seus filhos.
Por fim, cultivar um relacionamento colaborativo com os professores e tratar os educadores com respeito e gratidão certamente criará um ambiente mais produtivo não apenas na sala de aula, mas em todos os aspectos da vida escolar.
“`