Um escritor desconhecido, uma crescente febre de contratações e um verdadeiro acordo de milhões de dólares. É o suficiente para fazer os executivos ou aspirantes a roteiristas sonharem com os negócios vibrantes de roteiros especulativos dos anos 1990.
Em um acordo que abala um Hollywood tranquilo antes das festas, a Fifth Season e o estúdio de Brad Weston, Makeready, adquiriram de forma preventiva Alignment, um roteiro especulativo de Natan Dotan, um homem que até uma semana atrás não tinha representação.
Este acordo pode se tornar um dos maiores negócios de roteiro especulativo do ano – a escritora de Nyad, Julia Cox, vendeu o roteiro Love of Your Life, com Ryan Gosling na produção, para a Amazon em outubro por cifras baixas de sete dígitos – mas este caso envolve um autor com poucas conexões em Hollywood. Além disso, também aborda um tema que está gerando intenso interesse e preocupação em Hollywood, ou seja, a inteligência artificial.
Dotan teve diversas carreiras antes de sua estreia chamativa em Hollywood. Sabe-se que ele possui um PhD em Sociologia pela Universidade de Columbia e trabalhou em biologia, serviu como diretor de análises em várias agências de mídia, foi diretor de um país de uma ONG na Serra Leoa e produziu/direcionou um segmento investigativo de notícias da PBS com a ProPublica. Dentre suas especialidades estão mídia de massa, simulações computacionais e ciência de dados.
De acordo com fontes internas, Dotan escreveu seu roteiro e então contatou uma das duas pessoas que conhecia em Hollywood. Isso levou Dotan a se conectar com dois gerentes literários da Untitled Entertainment, conhecidos principalmente por seu portfólio de talentos, mas que haviam adquirido a firma boutique Grandview apenas alguns meses atrás. Os gerentes assinaram com o roteirista após uma reunião no Zoom com o objetivo de rapidamente embalar o roteiro e levá-lo ao mercado. A AI pode ser um tema quente agora, mas se você está fazendo um filme sobre o assunto, um que só será lançado anos depois, a janela de interesse é pequena.
Alignment é descrito como possuindo a urgência de thrillers como Margin Call e Contagion e se passa em um período de 36 horas. A trama conta sobre um membro do conselho de uma empresa de IA em ascensão que luta com política corporativa e incentivos distorcidos enquanto tenta impedir que a ignorância deliberada de seus colegas cause uma catástrofe global.
A reputação do roteiro cresceu a uma velocidade impressionante e, em uma semana, Dotan teve mais de 20 reuniões com produtores. Até mesmo diretores estavam interessados; Damien Chazelle teria se encontrado com o roteirista enquanto Matt Damon também demonstrou interesse.
Contudo, na quarta-feira à noite, ocorreu uma reviravolta. Do nada, o produtor Weston e a Fifth Season, a empresa de financiamento e produção anteriormente conhecida como Endeavor Content, apresentaram uma proposta muito robusta. O escritor e sua nova equipe tinham uma janela de três horas para responder.
As negociações que se seguiram ocorreram parcialmente no evento Next Gen da The Hollywood Reporter, onde os membros de ambos os lados se cruzaram antes de continuarem em seus respectivos cantos para finalizar o acordo na madrugada.
A Fifth Season está comprando o roteiro por US$ 1,25 milhões com um módulo de US$ 3 milhões se um filme for feito, afirmam várias fontes. É um acordo sem precedentes para um desconhecido no Hollywood moderno, que se afastou de negócios esplêndidos de roteiro especulativo que eram comuns nos anos 1990, quando roteiristas como Shane Black, Joe Eszterhas e M. Night Shyamalan fizeram suas carreiras com acordos de sete cifras. Era uma época em que o roteiro parecia ser um ponto de entrada igualitário para a fábrica dos sonhos de Hollywood.
Alignment estabelece um novo teto para a Fifth Season, que é principalmente conhecida por seus filmes de festival e independentes. A empresa foi responsável pelo 80 for Brady e pela franquia Book Club, além do aclamado drama de John Carney, Flora & Son, e o drama indicado ao Oscar de Maggie Gyllenhaal, The Lost Daughter. O negócio para o roteiro especulativo está sendo visto internamente como um sinal de que a empresa está pronta e disposta a competir por projetos que considera valiosos.
Além da Untitled, Dotan é representado pela Gang Tyre.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘nativecontent’, ‘gpt-dsk-native-article-bottom-uid5’)
.setTargeting(‘pos’, ‘article-bottom-dsk-tab’)
.setSubAdUnitPath(“native/article-bottom”)
.addSize([[6,6]])
.exemptFromSleep();
});
Mais do The Hollywood Reporter
-
internacional
Por que Ang Lee está se sentindo “Um Pouco Perdido” sobre o Futuro da Produção Cinematográfica
-
-
lionsgate
O Diretor de ‘John Wick’ sobre a Linha de Vida de $6 Milhões da Eva Longoria: “Espero que Ela tenha Ganho Milhões”
-
Heat Vision
Samuel L. Jackson em Negociações para se Juntar a Glen Powell em Filme de Mistério de J.J. Abrams (Exclusivo)
-
-