Os trabalhadores de captura de movimento da proeminente empresa de videogames por trás de NBA 2K e WWE 2K votaram pela sindicalização com o sindicato da equipe de Hollywood IATSE.
Quinze trabalhadores no estúdio de captura de movimento da 2K, localizado em Petaluma, Califórnia, decidiram se unir ao IATSE em uma eleição da National Labor Relations Board, realizada na manhã de sexta-feira. Dentre os 21 trabalhadores que participaram — incluindo técnicos de palco, engenheiros, animadores e especialistas em gravação e áudio — seis votaram contra a sindicalização.
Se não houver objeções dentro dos próximos cinco dias, os resultados da eleição de representação serão certificados, permitindo assim que o IATSE comece a conduzir negociações em nome dos trabalhadores.
O IATSE, que tem tentado organizar a indústria de videogames por anos, deu início à sua campanha de sindicalização na 2K no dia 23 de outubro, solicitando uma eleição ao NLRB. Este movimento é considerado histórico, pois representa a “primeira campanha pública de sindicalização em um estúdio de captura de movimento”. O IATSE alegou que a empresa não respondeu ao pedido para reconhecer voluntariamente o sindicato.
Um porta-voz da 2K confirmou essa narrativa, afirmando que a empresa respeita o direito dos funcionários de decidir sobre a sindicalização através de “votação informada”. No entanto, a empresa expressou sua crença de que é mais bem atendida ao abordar esses desafios e necessidades emergentes através dos canais de feedback existentes, em vez de por meio de um sindicato, mas acolheu o diálogo que deve surgir em função da votação sindical.
De acordo com o IATSE, os trabalhadores que se uniram buscavam salários mais altos, maior segurança no emprego e mais clareza nas responsabilidades de trabalho associadas a determinados cargos. Além disso, em outubro, o sindicato declarou que o grupo estava buscando melhorar as condições de trabalho.
Connor Bredbeck, técnico de palco da 2K e um dos organizadores, declarou em um comunicado no mês passado que, embora trabalhar na 2K seja um “sonho realizado”, as “inequidades que estamos experimentando são endêmicas à indústria de jogos e prejudicam o trabalho pelo qual todos nós somos tão apaixonados”.
Mais informações a seguir.