A Illumen Capital está cada vez mais comprometida em apoiar gestores de fundos e fundadores provenientes de comunidades sub-representadas. A empresa, que atua como um fundo de fundos de impacto, já demonstrou seu empenho em abordar a discriminação racial na distribuição de investimentos. Recentemente, a Illumen Capital, fundada por Daryn Dodson, anunciou a criação do novo “Catalyst Fund”, que arrecadou impressionantes 32,75 milhões de dólares. Este fundo tem como objetivo principal dar suporte a gestores de fundos emergentes e fundadores, com uma atenção especial voltada a aqueles que vêm de origens menos privilegiadas.
o contexto atual dos gestores de fundos diversos e a luta por financiamento
O anúncio surge em um contexto desafiador, uma vez que muitos gestores de fundos diversos e fundadores estão enfrentando um cenário de diminuição no suporte financeiro em comparação aos anos anteriores. De acordo com dados do Crunchbase, apenas menos de 1% do capital de risco foi arrecadado por fundadores negros no último ano, e as projeções para o primeiro semestre deste ano indicam uma continuidade dessa queda. Essa realidade é alarmante, especialmente quando se percebe que, durante períodos de incerteza econômica, polarização política e preocupações com a inflação persistente, os preconceitos de investimento tendem a se intensificar.
Daryn Dodson, em declaração ao TechCrunch, destacou que essa cruel dinâmica está se tornando cada vez mais evidente no espaço de capital de risco, onde bilhões de dólares ainda são direcionados para um mesmo grupo de investidores. Ele enfatizou que, apesar dos desafios, a Illumen Capital teve a sorte de estabelecer “relações sólidas” com parceiros limitados que demonstram um compromisso genuíno em apoiar a nova geração de gestores de capital de risco e capital privado.
detalhes do novo catalyst fund e sua missão
A Illumen Capital atualmente gere aproximadamente 285 milhões de dólares em ativos, e em 2023, levantou anteriormente 168 milhões de dólares para o seu Fundo II, que também se concentrou em combater preconceitos raciais e de gênero nos investimentos. De acordo com Dodson, o Catalyst Fund complementa as estratégias dos dois primeiros fundos. Enquanto os Fundos I e II focaram em gestores já estabelecidos, o novo fundo prioriza gerentes iniciantes e fundadores em estágios iniciais. “Era intencionalmente um veículo menor, e tivemos a felicidade de contar com o apoio de dois dos nossos investidores âncoras do Fundo II – a Ford Foundation e a Health Forward Foundation – que estão apoiando este fundo mais recente”, comentou.”
O Catalyst Fund tem como meta investir pelo menos 65% do capital em gestores de risco que estão iniciando suas trajetórias e até 35% do capital em co-investimentos diretos em empresas que sejam públicas de qualquer um de seus fundos ativos. Dodson revelou que “pelo menos 90% do fundo provavelmente estará focado no mercado doméstico”, com a possibilidade de até 20% serem direcionados para mercados emergentes.
A estratégia de investimento do fundo irá abranger, de forma geral, gestores que atuam nas áreas de educação, saúde e bem-estar, inclusão financeira, clima e sustentabilidade. Ele projeta implantar os recursos do fundo dentro dos próximos 18 meses, apostando na possibilidade de aproveitar as ineficiências do mercado e demonstrar o valor intrínseco de apoiar fundos liderados por minorias. “Com o Catalyst Fund, esperamos identificar os melhores gestores da próxima geração”, concluiu Dodson.
o impacto esperado e a visão para o futuro
A visão da Illumen Capital é grandiosa e vai além das simples necessidades financeiras dos gestores e fundadores sub-representados. A esperança é de que o Catalyst Fund não apenas forneça os recursos necessários, mas também crie um impacto duradouro no ecossistema de investimento, mostrando que é possível diversificar os bolsos e, consequentemente, as oportunidades que surgem. Os desafios são inegáveis, mas a determinação da Illumen Capital em fazer a diferença através do apoio a novos gestores de fundos promete uma mudança necessária em um mercado notoriamente desigual. Tal abordagem não só beneficia os investidores e os empreendedores, mas também pode ajudar a construir um futuro mais equilibrado e justo no setor financeiro.