A economia do México tem se mostrado um terreno fértil para o desenvolvimento de startups, impulsionada pelo fenômeno do nearshoring nos últimos anos, que trouxe novos horizontes para a atividade empresarial. Contudo, esta trajetória pode estar ameaçada caso o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, decida implementar uma política comercial mais rigorosa com o país vizinho. Apesar dessa possibilidade, Jaime Tabachnik, cofundador e CEO da startup mexicana de financiamento para caminhoneiros, Solvento, mantém uma postura otimista em relação ao futuro de sua empresa e ao mercado mexicano como um todo.
otimismo no cenário de incerteza comercial
Em uma entrevista recente à TechCrunch, Tabachnik expressou sua confiança no México como o melhor parceiro comercial para os Estados Unidos, tanto do ponto de vista geográfico quanto econômico e logístico. Para ele, mesmo que as relações comerciais não permaneçam tão amistosas, o crescimento robusto da economia mexicana é suficientemente grande para sustentar o desenvolvimento de sua empresa. “O mercado interno no México e os nossos portos ainda são grandes o suficiente para que possamos construir algo muito significativo”, afirmou. Ele enfatizou que, embora desejasse uma parceria comercial forte com os EUA, a Solvento não depende exclusivamente dessa relação para prosperar.
Recentemente, a Solvento conseguiu concluir uma rodada de financiamento da Série A, arrecadando US$ 12,5 milhões sob a liderança da empresa de capital de risco Cometa, além de contar com investidores já existentes, como a Ironspring Ventures, baseada em Austin, Texas. Esta injeção de capital chega em um momento crucial, já que a Solvento, fundada em 2021, tem como missão fornecer serviços financeiros modernos para empresas de transporte no México, ocupando o espaço deixado por credores menos confiáveis que negócios menores costumavam recorrer. A startup oferece serviços como financiamento de faturas e pagamentos automatizados, contribuindo para aumentar a transparência e a liquidez no setor de caminhões.
expansão e inovação a caminho do sucesso
Com os novos recursos, a Solvento planeja expandir sua base de clientes, que atualmente gira em torno de 500 transportadoras, para 5.000 até o final de 2025. Tabachnik reconhece que a escala é fundamental nesse mercado, que ele acredita ser uma situação onde “o vencedor leva a maior parte”. A urgência em crescer rapidamente é uma prioridade. “Precisamos nos mover rápido”, diz ele. Em sua visão de futuro, o CEO pretende desenvolver novos produtos, como cartões de combustível, e começar a conceder crédito às empresas para a compra de caminhões, além de lançar uma plataforma de insights de frete que utilizará os milhões de faturas que a Solvento já processou.
Essa nova plataforma permitirá que transportadoras e freteiros comparem tarifas de transporte em todo o país, ampliando a capacidade de decisão dos clientes. Para atingir esses objetivos, Tabachnik tem buscado conquistar a confiança de bancos que anteriormente relutavam em atuar nesse mercado e está formando parcerias com empresas que estão entrando no México, como a Uber Freight. “Se ajudarmos [nossos clientes] a adicionar novos ativos e mais caminhões a suas frotas, isso os ajudará a gerar mais receita, mais faturas serão descontadas e eles vão consumir mais combustível. Então, fazer esse ciclo girar, além de escalar nossa oferta principal, é o que acreditamos ser a configuração ideal para nossa Série B”, finaliza ele.
um futuro promissor em tempos desafiadores
Tabachnik conclui sua reflexão sobre o cenário atual observando que estamos vivendo um momento onde o termo “nearshoring” tem sido uma das palavras-chave mais comentadas nos últimos anos. “Mas é algo real”, afirma ele. Essa realidade, combinada com a resiliência e a ambição de empreendedores como Tabachnik, sugere que o ecossistema de startups no México continuará a florescer, mesmo diante de incertezas comerciais. O compromisso da Solvento com a inovação e a expansão assegura que, independentemente das mudanças no cenário político dos Estados Unidos, a empresa estará bem posicionada para se adaptar, crescer e prosperar.