Nas últimas semanas, uma série de desaparecimentos de sapatos em um jardim de infância na prefeitura de Fukuoka, no sudoeste do Japão, gerou preocupação e especulação entre professores e pais. Imagine a cena: crianças indo para a escola, apenas para descobrirem que seus sapatos simplesmente sumiram. A polícia local começou a investigar a situação, pensando que uma pessoa poderia ser responsável, mas as imagens de uma câmera de segurança revelaram um culpado inesperado e inusitado.
Após a instalação de três câmeras no local, o que as autoridades descobriram foi nada menos do que uma doninha, que foi flagrada em vídeo carregando um sapato em sua boca. A revelação trouxe alívio ao departamento de polícia e aos envolvidos, pois tirou a suspeita de que um ser humano poderia estar por trás da série de furtos. O tenente da polícia, Hiroaki Inada, expressou sua satisfação ao dizer: “É ótimo que não tenha sido um ser humano”. Os educadores e pais estavam preocupados com a possibilidade de haver uma pessoa perturbada com uma fixação por sapatos lidando com as crianças.
No Japão, é uma tradição cultural retirar os sapatos antes de entrar em casa, e as crianças do jardim de infância costumam usar sapatos slip-on, que são armazenados em prateleiras perto da entrada. O mistério do furto não convencional fez com que tanto professores quanto alunos se sentissem vulneráveis em um ambiente que deveria ser seguro e acolhedor, e, no fundo, a ideia de que uma doninha poderia ser a responsável deixou muitos aliviados e divertidos.
A doninha, que se tornou a mais nova “ladrinha de sapatos” da região, acabou por espalhar os calçados por toda parte, levando um total de quinze sapatos antes de a polícia ser acionada. No dia seguinte, mais seis sapatos foram furtados, e a criatura decidiu voltar no dia 11 de novembro para roubar mais um. O vídeo da câmera de segurança capturou o momento em que a doninha, saindo de detrás de uma parede, se aproximou das prateleiras cheias de sapatos das crianças. Ao avistar um sapato branco de lona, a pequena ladra saiu em disparada, como um verdadeiro ladrão ninja de sapatos.
Especialistas acreditam que a doninha estava utilizando os sapatos para forrar seu ninho, se preparando para o inverno. A curiosidade sobre o comportamento desses animais revela que as doninhas são conhecidas por esconderem pertences, e muitos que têm esses pequenos animais como pets costumam dar brinquedos para que eles possam enterrar e esconder. O prefeito da escola, Yoshihide Saito, expressou seu alívio ao confirmar que a situação não envolvia um ser humano: “Ficamos tão aliviados”, disse ele a uma emissora de TV japonesa.
O que tornava a situação ainda mais peculiar era o fato de que a doninha estava levando apenas os sapatos brancos, conhecidos por serem leves e fáceis de carregar. Embora os sapatos furtados nunca tenham sido recuperados, as crianças se divertiram ao assistir ao vídeo da doninha em ação, e agora, para evitar mais furtos, redes de proteção foram instaladas sobre as prateleiras com os calçados restantes.
Neste episódio inusitado, a doninha ainda é considerada uma criatura selvagem e continua à solta, enquanto a polícia já registro que este é o primeiro caso do tipo que enfrentaram. Em meio a essa história curiosa, o que nos resta é um sorriso ao pensar na combinação inusitada de um ladrão de sapatos que não apenas se revela um pequeno animal, mas também nos proporciona um bom motivo para rir e desfrutar de uma das muitas peculiaridades que a vida pode oferecer.