No dia 25 de novembro de 2024, um anúncio preocupante reverberou pela comunidade gamer, especialmente entre os fãs da icônica franquia Mass Effect. O estúdio Humanoid Origin, fundado pelo renomado desenvolvedor Casey Hudson, anunciou seu fechamento inesperado, frustrando as expectativas em torno de um novo jogo sci-fi que estava em desenvolvimento. A decisão de encerrar as atividades se deu em razão de um “imprevisto déficit de financiamento”, revelando os desafios enfrentados mesmo por estúdios liderados por veteranos da indústria como Hudson.
os impactos do fechamento do estúdio e o futuro incerto dos funcionários
Através de uma publicação no LinkedIn, a equipe de Humanoid Origin expressou sua tristeza diante da incapacidade de lançar o tão esperado jogo AAA, descrito como “uma propriedade intelectual incrível, única e sem igual”. A comunicação ressaltou a importância de apoiar os funcionários durante esse período desafiador, priorizando a ajuda na busca por novas oportunidades de trabalho. As palavras da equipe foram um reflexo do ambiente de trabalho que buscava promover não apenas resultados, mas também um clima de diversão e criatividade. “Agradecemos a eles por seu talento, coragem e amizade”, diz a declaração, a qual estreia um tom de nostalgia e gratidão por tudo o que foi construído.
Humanoid Origin foi estabelecido em 2021 e prometia trazer uma experiência nova e inovadora para os jogadores. Certa vez, Hudson foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da série Mass Effect, permanecendo na BioWare por 16 anos, de 1998 a 2014. Desde então, seu percurso incluía uma passagem pela Xbox, onde trabalhou no desenvolvimento de dispositivos de realidade mista, antes de retornar à BioWare em 2017, onde atuou como gerente geral. O fechamento do estúdio, apenas três anos após sua fundação, deixa um vácuo significativo não apenas no que diz respeito a novos títulos a serem lançados, mas também levanta questões sobre as dificuldades enfrentadas por estúdios independentes no atual cenário financeiro da indústria de jogos.
os desdobramentos e a continuidade de projetos na bioWare
Curiosamente, enquanto Humanoid Origin encerra suas atividades, a BioWare, a antiga casa de Hudson, lançou recentemente Drago Age: The Veilguard, um jogo que marca um retorno às suas raízes de RPG e explora novas narrativas dentro do universo Dragon Age. Contudo, a BioWare não se detém apenas nessa produção; a equipe que governou a série Mass Effect agora se concentra em criar um novo capítulo da aclamada franquia, embora sem a participação de Hudson. Essa mudança levanta um questionamento: quais serão os caminhos que os desenvolvedores tomarão para continuar a inovar e encantar os jogadores, em um cenário que se torna cada vez mais competitivo e incerto?
Com isso, a história de Humanoid Origin serve como um lembrete dos riscos e desafios constantes enfrentados por profissionais da indústria de jogos, especialmente em um mercado onde o financiamento pode ser escasso e a concorrência, feroz. Para aqueles que acompanharam a trajetória de Casey Hudson e suas conquistas, fica a expectativa sobre o que o futuro reserva para ele e seus antigos colaboradores. Será que novos projetos estão em vista? O fechamento do estúdio pode ser apenas uma pausa temporária em sua jornada de criador? O universo dos jogos sempre encontra uma maneira de surpreender, e como bons curiosos, continuaremos a acompanhar de perto as próximas movimentações.
Com a esperança de que cada membro da equipe de Humanoid Origin encontre sucesso e inovação em novos desafios, a comunidade gamer se despede de um projeto que, embora não tenha visto a luz do dia, deixou uma impressão forte em todos que esperavam ansiosamente por um novo marco na narrativa dos jogos de ficção científica.