Keira Knightley ganhou notoriedade internacional ao participar da famosa série de filmes Piratas do Caribe, mas agora a atriz decidiu não retornar a essa forma de atuação.
Em uma entrevista divulgada no último sábado pelo veículo britânico Times, Knightley, que atuou em diversas sequências de Piratas entre 2003 e 2007, justificou sua escolha, afirmando que se tornou mais criteriosa em relação às suas decisões profissionais após se tornar mãe de duas filhas, Edie e Delilah, fruto de seu casamento com James Righton.
A atriz explicou que, neste novo capítulo de sua vida, a ideia de viajar frequentemente para filmagens em locais distantes não faz mais sentido. “Eu não poderia simplesmente ir de trabalho em trabalho [fora de casa] agora. Não seria justo com elas, e eu não gostaria disso. Optei por ter filhos e quero criá-los, então precisei dar um passo significativo para trás”, afirmou Knightley, revelando o profundo laço que tem com sua família.
Knightley também fez uma análise das suas experiências com a série Piratas do Caribe, onde interpretou Elizabeth Swann. A atriz destacou que a franquia foi essencial para sua carreira, mas também se revelou uma fonte de críticas intensas. “É curioso ter algo que ao mesmo tempo te fez e te quebrou”, refletiu Knightley sobre como a popularidade da franquia a tornou um nome conhecido, ao mesmo tempo que a expôs a avaliações públicas ou cruéis.
Ela relatou: “Eu era vista como má por causa deles, e, ainda assim, como foram um sucesso estrondoso, eu tive a oportunidade de fazer filmes que me renderam indicações ao Oscar. Foram os filmes mais bem-sucedidos dos quais eu já fiz parte, e foram a razão pela qual fui alvo de críticas públicas. Então, há uma confusão total na minha cabeça em relação a isso.”
Dado o impacto duradouro que a franquia teve sobre sua imagem, Knightley decidiu que um retorno a longas-metragens em franquias não estaria nos seus planos. “Os horários são insanos. É anos da sua vida, você não tem controle sobre onde está filmando, por quanto tempo está filmando e o que está filmando”, disse ela, explicando as desvantagens da vida de um ator em uma franquia de sucesso.
Apesar de descartar a ideia de participar de novas franquias cinematográficas, Knightley não abandonou a atuação. A atriz está prestes a estrear em uma nova série suspense na Netflix, intitulada Black Doves, em que interpretará uma espiã britânica envolvida em um romance arriscado. Em relação aos seus futuros papéis, Knightley expressou uma nova abordagem: ela busca trabalhos que sejam “pura diversão”.
“Fico realmente surpresa nos últimos anos com o que tenho dito não. Quero que seja mais entretenimento puro e talvez isso seja porque eu precise disso. Continuamente são oferecidos papéis que envolvem crianças morrendo ou mães morrendo. Não posso fazer isso”, disse a atriz, expressando sua necessidade de leveza e diversão em sua nova trajetória profissional.
Black Doves estará disponível para streaming na Netflix a partir do dia 5 de dezembro.