No último levantamento sobre a plataforma de carregamento de veículos elétricos Ampeco, ocorrido em 2023, a empresa anunciou a captação de $13 milhões em uma rodada de investimentos Série A. Agora, em um passo significativo em sua trajetória, a Ampeco anunciou com entusiasmo a captação de $26 milhões em sua rodada de investimentos Série B, liderada pelo fundo de investimento em crescimento Revaia. Esse novo montante eleva o total de financiamentos da empresa para impressionantes $42 milhões. Tais movimentos financeiros não apenas refletem a saúde da empresa, mas também sinalizam um crescimento robusto e uma demanda insaciável por infraestrutura de carregamento à medida que o mercado de veículos elétricos continua a expandir.
Atualmente, o mercado de veículos elétricos está em plena ascensão, com as vendas de veículos elétricos projetadas para ultrapassar 30 milhões até 2030. Esse aumento acentuado na adoção de carros elétricos cria uma necessidade latente: o mundo precisará de aproximadamente 40 milhões de pontos de carregamento público até o mesmo ano, representando um investimento colossal de $500 bilhões em infraestrutura de carregamento. É nesse cenário promissor que a Ampeco se posiciona como um ator influente e inovador.
Originária de Sofia, na Bulgária, mas com operações já estabelecidas em toda a Europa, a Ampeco agora atende um total de 160 clientes em 60 mercados distintos, tendo instalado 120.000 estações de carregamento. Entre seus clientes estão nomes reconhecidos, como EON Drive Infrastructure, ChargeGuru, Zeplug, INDIGO e EV Edge. As regiões-chave para a empresa incluem Europa Ocidental, Escandinávia, Reino Unido, América do Norte e Sudeste Asiático. Essa abrangência geográfica demonstra não apenas a viabilidade do modelo de negócios da Ampeco, mas também sua capacidade de adaptação a diferentes mercados e demandas.”
O que, questiona-se, mudou para que a Ampeco alcançasse tal escalabilidade e prestígio em um período relativamente curto? Orlin Radev, CEO da Ampeco, revelou em entrevista que desde janeiro de 2023, a empresa expandiu de 62.000 para mais de 120.000 pontos de carregamento, enquanto outros 100.000 estão a caminho. Radev enfatiza que a verdadeira história está além dos números: “O que realmente importa é quem está escolhendo a Ampeco. Grandes utilidades, como a EON Drive Infrastructure, estão operando suas redes em 11 países europeus utilizando nossa plataforma,” afirmou Radev com um evidente orgulho. Para aumentar ainda mais suas capacidades, a empresa implementou uma abordagem centrada em API e lançou um portal para desenvolvedores, que permite a operadores de larga escala construir soluções personalizadas sobre sua plataforma.
Radev destaca que ‘empresas que inicialmente desenvolveram seus próprios softwares agora estão migrando para a nossa plataforma para gerenciar a crescente complexidade das operações de carregamento de veículos elétricos.’ No entanto, uma pergunta pertinente surge: e se sua estratégia falhar? O que seria um plano B? Radev abordou essa questão de forma direta, explicando que não se trata apenas de ter um plano alternativo: “A verdadeira questão é sobre a mudança fundamental que está ocorrendo na infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. Estamos testemunhando uma transição de operações fragmentadas e locais para negócios sofisticados em múltiplos mercados, que exigem soluções de software de nível empresarial… Nossa abordagem de plataforma significa que não estamos apostando em uma única tendência de mercado ou tecnologia.”
O mercado de carregamento de veículos elétricos viu uma consolidação significativa no ano passado. Concorrentes tradicionais como Driivz, GreenFlux e EVConnect foram adquiridos por corporações de maior porte, como Vontier, DKV e Schneider Electric, respectivamente. No entanto, dois novos players estão ganhando destaque nesse segmento: a Monta, da Dinamarca, que levantou €130 milhões, e a EV Energy, do Reino Unido, que captou $87,8 milhões. A Monta recentemente se associou à Tesla para operações de recarga de frotas e anunciou sua entrada no mercado dos Estados Unidos com a abertura de sua sede em Miami, aumentando ainda mais as expectativas para o setor.
Por fim, Morgan Kessous, parceiro da Revaia, comentou em declaração que a empresa foi atraída pelas qualidades da Ampeco: “customização, escalabilidade e integração perfeita com sistemas de terceiros.” Além da Revaia, também participaram da rodada investidores já existentes, como Cavalry Ventures, BMW iVentures e Launchhub, o que reflete uma confiança sólida no futuro da Ampeco e na perpetuação de soluções eficientes para a crescente demanda por carregamento de veículos elétricos.