Em março de 1975, a televisão brasileira e mundial ficou profundamente impactada por um desfecho inesperado na série MASH, que culminou na morte do tenente-coronel Henry Blake, interpretado por McLean Stevenson. Essa reviravolta deixou os espectadores em choque, não apenas pela surpreendente narrativa, mas também pela avalanche de reações adversas que desencadeou entre os fãs da série. Blake, com seu caráter cativante e seu estilo de liderança suave e afetuoso, foi por muito tempo uma presença reconfortante em meio ao contexto sombrio da guerra retratado na série. Este episódio não só se tornou um marco na história da televisão, mas também levantou questões profundas sobre a representação da guerra e a relação da audiência com seus personagens favoritos.
um final surpreendente que ninguém esperava
A temporada final de sua terceira série, intitulada “Abyssinia, Henry”, começou de maneira otimista, trazendo a notícia de que Blake havia acumulado as pontuações necessárias para sua tão aguardada dispensa. Os sentimentos de celebração estavam palpáveis enquanto ele se preparava para retornar a sua cidade natal em Bloomington, Illinois, onde reencontraria sua esposa Lorraine e seus entes queridos. A despedida emocionante na pista de helicóptero foi um momento tocante, deixando os membros da equipe e os fãs repletos de esperança e alegria. Porém, essa euforia rapidamente se transformou em desespero quando Radar, personagem emblemático da série, retorna com a notícia devastadora de que o avião de Blake foi abatido sobre o Mar do Japão. A frase “não houve sobreviventes” reverberou nas casas da audiência, causando um impacto que poucos episódios conseguiram igualar nos anos seguintes.
as reações intensas dos fãs e críticos
A repercussão da morte de Blake foi instantânea e massiva. Milhares de cartas de desapontamento e raiva inundaram os escritórios da CBS, e o volume de críticas foi considerado o mais alto já registrado para um único evento na história da rede. O ator McLean Stevenson, que tomou a decisão de deixar a série para explorar novas oportunidades de atuação, tornou-se um alvo involuntário da indignação de muitos fãs, que viam sua partida como um ataque pessoal. Por outro lado, enquanto alguns críticos como Tom Shales, do Washington Post, argumentavam que a série havia manipulado os sentimentos dos espectadores de forma cruel, outros como Gene Siskel, do Chicago Tribune, defendiam a decisão criativa, afirmando que a morte tinha um peso verdadeiro e era uma representação corajosa das perdas insensatas da guerra.
a decisão por trás da morte e suas consequências
Em uma época em que a televisão era um espaço predominantemente voltado ao entretenimento leve, a escolha de eliminar um personagem querido como Blake foi uma ousadia. A série MASH sempre havia fornecido um alívio cômico em meio ao horror da guerra, mas essa reviravolta foi recebida como um soco no estômago para muitos fãs, especialmente em um contexto em que a sociedade ainda se recuperava dos traumas da Guerra do Vietnã. O showrunner e co-criador Larry Gelbart e sua equipe estavam cientes das possíveis reações negativas, mas acreditavam que era crucial transmitir a realidade brutal da guerra. “Queríamos mostrar como aquilo era, fazendo com que o público sentisse a perda de um personagem que conheciam e amavam”, disse Gelbart em uma entrevista posterior.
uma mudança significativa para a série
A morte de Blake não apenas foi um marco emocional para a audiência, mas também sinalizou um ponto de virada significativo para a série. Como se não bastasse, o episódio também marcou a despedida de outro personagem central, Trapper John McIntyre, interpretado por Wayne Rogers, que decidiu deixar a série após a terceira temporada. Essa mudança não foi apenas emocional, mas também estética e narrativa. O novo personagem, Coronel Sherman Potter, interpretado por Harry Morgan, trouxe uma nova dinâmica e um ar de autoridade ao enredo, enquanto B.J. Honeycutt, interpretado por Mike Farrell, substituiu Trapper John, oferecendo interações diferentes com o protagonista Hawkeye Pierce, vivido por Alan Alda.
conclusão: um legado de complexidade na comédia
Embora a morte de Henry Blake tenha sido difícil de engolir para muitos, acabou por amadurecer a narrativa de MASH, permitindo que a série explorasse temas mais complexos de amizade, moralidade e a resiliência diante das atrocidades da guerra. A ousadia de expor a crueldade da guerra por meio da perda de um personagem querido trouxe à tona diálogos significativos sobre a vida, a morte e o equilíbrio precário entre humor e tragédia na televisão. Com mais oito temporadas pela frente, MASH se firmou como um exemplo notável de como uma série de comédia pode, perfeitamente, entrelaçar humor e emoção, oferecendo um espaço reflexivo mesmo em tempos difíceis.