Em um movimento que promete revolucionar o futuro da mobilidade urbana, a Tesla está se preparando para lançar seu serviço de robotáxis nos próximos anos e, para isso, parece estar formando uma equipe dedicada à teleoperação. Um recente anúncio de vaga indica que a montadora busca um engenheiro de software para desenvolver um sistema de teleoperação que permitirá que operadores humanos acessem e controlem remotamente os futuros robotáxis e robôs humanoides da companhia. Esse passo representa uma mudança significativa na abordagem da empresa em relação à autonomia dos veículos autônomos.
detalhes da posição e o sinal de compromisso da tesla
A vaga disponível para o papel em Palo Alto destaca que o engenheiro será responsável por “definir requisitos, tomar decisões de design e implementar a integração de software para este sistema de teleoperação personalizado”. Contudo, a oferta de emprego não esclarece se a Tesla está ampliando uma equipe de teleoperação existente ou formando uma do zero. Independentemente disso, a simples existência de tal equipe é digna de nota por duas razões primordiais. A primeira é que isso indica que a Tesla pode estar se comprometendo seriamente com a implementação de seus robotáxis nas ruas públicas. A segunda se refere a um afastamento da retórica anterior da Tesla sobre a autossuficiência de seus veículos, como enfatizado por seu CEO, Elon Musk.
Elon Musk tem repetidamente reafirmado a capacidade da Tesla de alcançar total autonomia através do treinamento de redes neurais avançadas e percepção baseada em câmeras, sem a necessidade de intervenção humana. Além disso, Musk prometeu por vários anos que a Tesla alcançaria esse objetivo. Em 2019, ele previu que haveria mais de um milhão de robotáxis nas ruas até 2020, uma previsão que se mostrou bastante otimista, considerando os avanços e desafios no campo dos veículos autônomos.
teleoperação como um passo fundamental no desenvolvimento de veículos autônomos
No universo dos veículos autônomos, a teleoperação é amplamente considerada um componente essencial para a implementação de carros autônomos nas vias públicas. Empresas como a Waymo, que opera um serviço de carona autônoma comercial em diversas cidades dos Estados Unidos, já implementaram sistemas de teleoperação para lidar com situações críticas específicas, como zonas de construção, colisões e falhas de hardware. Além disso, as decisões tomadas por operadores remotos são uma fonte valiosa de dados de treinamento para operações autônomas de Nível 4.
De acordo com a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), a autonomia de Nível 4 é definida como um sistema capaz de dirigir-se sozinho sob certas condições sem a necessidade de um humano assumir o controle.
Embora a Tesla não seja nova no campo da teleoperação, já tendo utilizado operadores remotos para controlar seus robôs Optimus durante o evento Tesla “We, Robot” em outubro, as exigências para operar roboticamente os robotáxis apresentarão diferenças substanciais. A interface e os controles dos robotáxis provavelmente imitarão os controles de direção, apresentando características como mapeamento em tempo real e suporte para tomada de decisões em situações complexas. Isso contrasta com a interface usada para robôs, que dependerá da tarefa específica em questão. Além disso, os robotáxis exigirão comunicação mais robusta em áreas vastas, e os operadores provavelmente precisarão registrar intervenções de teleoperação para uma análise posterior de acidentes ou situações críticas.
lançamento do protótipo e as promessas de produção
Recentemente, a Tesla revelou seu protótipo de robotáxi — um Cybercab construído sem volante ou pedais, projetado para transportar dois passageiros. Durante o evento, Musk anunciou que a produção do veículo começaria em 2026 ou 2027. No entanto, é importante encarar esse cronograma com cautela, considerando o histórico do executivo de fazer promessas excessivamente otimistas. Em 2022, ele mencionou que a Tesla começaria a produção em massa de robotáxis ainda neste ano.
Além disso, Musk afirmou sua esperança de lançar um serviço que permitirá que as pessoas solicitem Teslas autônomos na Califórnia e no Texas a partir de 2025, um serviço que ele alega já estar sendo testado na Área da Baía com funcionários da empresa. Contudo, ainda não está claro se a nova equipe de teleoperação da Tesla será responsável apenas pelo atendimento aos robotáxis projetados ou se também auxiliará veículos Tesla pertencentes a pessoas comuns nas ruas atualmente.
desafios na autonomia completa e futuro da teleoperação na tesla
Musk tem reiterado que os veículos Tesla com a tecnologia existente poderão um dia dirigir de forma totalmente autônoma apenas com uma atualização de software via ar, mas ele também recuou em algumas dessas afirmações ao longo do tempo. A empresa ainda não respondeu ao pedido de informações adicionais da imprensa sobre a equipe de teleoperação e suas funções. Enquanto isso, o mundo observa atentamente os próximos passos da Tesla, que continua a moldar o futuro da mobilidade urbana com suas inovações incessantes e seus desafios intrínsecos.