Nova Orleans — Um terrier branco e desgrenhado chamado Scrim conquistou o coração de muitos moradores de Nova Orleans, que se mobilizam para ajudar a levá-lo de volta a uma vida mais segura na cidade. Scrim, que já foi resgatado duas vezes este ano, parece não saber o que é bom para ele. Sua habilidade em escapar das mãos que o acolhem e sua natureza esquiva o tornaram uma sensação viral nas redes sociais.
Michelle Cheramie, da organização Zeus’ Rescues, foi a primeira a salvar Scrim de uma vida nas ruas no início deste ano, mas em abril ele conseguiu escapar novamente. Durante meses após sua fuga na primavera, Cheramie e muitos vizinhos de Nova Orleans procuraram Scrim incansavelmente, mas sem sucesso. Centenas de pessoas comentaram e postaram nas redes sociais sobre fotos de seus possíveis locais e enviaram palavras de encorajamento para as pessoas que tentavam ajudar o cão perdido.
“Ele foi baleado duas vezes durante os seis meses em que ficou na rua, então sim, os humanos são bastante assustadores para ele”, comentou Cheramie.
Parecia que Scrim era mais difícil de encontrar do que o pé grande, mas finalmente, em outubro, Scrim foi localizado. Novamente, ele se viu com um teto sobre sua cabeça. Recebeu tratamento médico para suas feridas e chegou a ser reconhecido pela Câmara Municipal de Nova Orleans. Porém, sua vida dentro de casa não durou muito tempo.
“Estávamos apenas tentando ensinar que as mãos humanas são boas, e que nem todas as mãos humanas o atingem, e nem todos os pés humanos o chutam. Levamos os primeiros meses para convencê-lo disso, e ele finalmente começou a aceitar”, disse Cheramie. “Ele está apenas nesse modo de fuga novamente, onde os humanos são assustadores.”
No dia 13 de novembro, ele pulou 4 metros de altura de uma janela de tela do segundo andar da casa de Cheramie. “Ele realmente quebrou a tela”, comentou Cheramie, que disse que Scrim também conseguiu passar por uma pequena abertura na cerca de seu quintal frontal para completar sua fuga. Agora, Cheramie voltou a pesquisar as ruas da cidade, e dezenas de pessoas já ligaram relatando avistamentos de Scrim. Este mapa está acompanhando os movimentos de Scrim nos últimos 11 dias.
Cheramie dirige pelas ruas diariamente em sua van de resgate em busca de Scrim.
“Temos tudo o que precisamos para resgatar o Scrim quando temos um avistamento,” afirmou Cheramie. “Eu tenho um rifle de dardos, temos armas de rede… ela atira e encapsula o cão, e depois nós podemos pular sobre ele.”
Cheramie também tem colocado câmeras em diferentes locais onde Scrim foi visto. Em uma noite, uma câmera o registrou devorando uma comida deixada para ele, o que traz um certo conforto a Cheramie, que sabe que ele está vivo e bem.
Agora, ela espera conseguir levar Scrim de volta para casa de forma permanente — idealmente a tempo de um adequado banquete de Ação de Graças. “Estou quase certa de que ele deve estar frio onde quer que esteja”, comentou Cheramie. “Ele é inteligente o suficiente para provavelmente estar debaixo de uma casa se aquecendo, mas ninguém sabe ao certo neste momento.”