Recentemente, o jogo Light of Motiram, desenvolvido pela Polaris Quest e publicado pelo gigante chinês Tencent, tem assinalado a indústria de jogos com sua semblança impressionante ao aclamado Horizon Zero Dawn da Sony. Com a Nintendo ocupada em processar criadores de jogos como Palworld, por questões de plágio, uma nova batalha legal parece cada vez mais provável. O que deveria ser uma celebração de novas criações em entretenimento digital agora se transforma em uma questão de direitos autorais e propriedade intelectual, deixando desenvolvedores e jogadores apreensivos sobre a originalidade nas produções atuais.

É difícil ignorar a semelhança gritante entre Light of Motiram e Horizon Zero Dawn. As semelhanças vão além da estética e do design de personagens, no jogo da Tencent, encontramos elementos tão semelhantes aos do universo criado pela Sony que muitos jogadores não hesitam em chamar a produção como uma “cópia completa”. As imagens divulgadas nos sites oficiais e nas redes sociais não deixam de suscitar risadas e indignação em partes iguais. É um caso onde o termo “inspiração” é logo ofuscado por um conjunto evidente de cópias.

Curtindo essa polêmica, muitos jogadores fazem uma pausa para observar como a resposta da Sony – assim como a de outros grandes nomes da indústria – pode se desenrolar. Este cenário não é novidade. Na verdade, a indústria está repleta de exemplos em que desenvolvedores foram alvos de processos judiciais por inabilidades de manter características originais em seus jogos, como no recente caso envolvendo a Epic Games e a Apple sobre a exclusividade de plataformas de distribuição digital.

Visualmente, Light of Motiram não esconde sua inspiração na obra-prima de Guerilla Games. A protagonista do novo jogo parece estranhamente familiar, com traços que remetem à famosa Aloy. Em um mundo pós-apocalíptico repleto de criaturas roboticamente estilizadas e uma paisagem dominada pela natureza, as similaridades são facilmente identificáveis. Em uma imagem promocional, é possível observar a nova personagem lidando com um robô cuja aparência é quase idêntica aos dinossauros mecânicos apresentados em Horizon Zero Dawn.

Se a intenção de Tencent é criar um jogo que cativar os jogadores, a estratégia de plágio pode não ser a melhor escolha. Pelas redes sociais, muitos gamers levantaram questões sobre se as jogadas de marketing da Tencent são simplesmente uma provocação intencional, um teste para ver até onde pode chegar antes que as autoridades de direitos autorais reajam. Além disso, a repercussão da situação não para por aí; é provável que movimentações legais sejam tidas em conta muito em breve.

A plataforma oficial de Light of Motiram se esforça para promover seus designs de criaturas, mas a comparação com a obra da Sony é inegável e válida. As criaturas que habitam o novo jogo são, em essência, semelhantes a muitos conceitos que já foram apresentadas em Horizon Zero Dawn. O apelo visual que atualmente é utilizado por desenvolvimento é desgastado e alguns usuários se questionam se a criatividade e a inovação nas produções não estão se tornando uma mercadoria escassa neste campo.

De acordo com especialistas da indústria, essa abordagem de “open-world survival crafting game” é um clichê em um mercado saturado em que a originalidade é essencial. Enquanto Light of Motiram pode se almejar como mais um título a adicionar à infinidade de jogos nesse gênero, a falta de uma narrativa envolvente, como a encontrada em Horizon, pode prejudicar sua recepção entre a crítica e os jogadores. Este detalhe pode inverter a maré, demonstrando que a tribulação de processos judiciais e alegações de cópia não bastam para garantir o sucesso comercial.

Em um panorama mais amplo, a luta pela criatividade e originalidade no mundo dos jogos eletrônicos está longe de ser resolvida. A indignação em torno de Light of Motiram pode não apenas ferir os sentimentos da comunidade de gamers, mas também acender um debate mais profundo sobre a ética e a validade dos atos no desenvolvimento digital. Como avançaremos em direção a um futuro onde a inovação destrói ou suprime imitações? Essa pergunta fica no ar enquanto aguardamos a resposta e reações tanto da Tencent quanto da Sony. O jogo pode estar a caminho de estabelecer um giro inusitado em sua história, mas será que a cópia realmente se iguala ao original? Somente o tempo responderá.

Screenshot de Light of Motiram

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