Após reviver com sucesso uma famosa franquia de terror e não conseguir relançar outra, David Gordon Green sentiu que precisava de um “pouco de um purificador de paladar”.

Desde Halloween, seu reboot de 2018 do filme de terror de John Carpenter, Green se tornou um nome bastante conhecido entre os mestres do terror de orçamento médio da Blumhouse, entregando uma trilogia completa de novos Halloween — com Halloween Kills em 2021 e Halloween Ends em 2022 — assim como a tentativa de trazer de volta o mundo demoníaco da possessão com The Exorcist: Believer no ano passado, que não teve sucesso.

Depois de seis anos de gritos e sustos, Green afirmou que “parecia o momento de redefinir”. “Depois de fazer uma série de filmes de terror, eu senti que era hora de mudar de marcha”, declarou o diretor.

O que Green fez a seguir foi Nutcrackers, uma comédia familiar estrelada por Ben Stiller como Mike, um workaholic rígido que é forçado a assumir a guarda de seus agitados sobrinhos recém-órfãos. A trama das festas gira em torno de Mike, que aos poucos descobre o talento artístico deles — sua mãe era uma talentosa dançarina de balé — e decide ajudá-los a encenar uma versão original de The Nutcracker para a cidade. Nutcrackers fez sua estreia na Toronto Film Festival em 5 de setembro. O filme será disponibilizado no Hulu nos EUA em 29 de novembro.

David Gordon Green (esquerda) e o elenco de ‘Nutcrackers’: Arlo Janson, Ben Stiller, Ulysses Janson, Homer Janson e Atlas Janson durante a estreia mundial do filme no Toronto Film Festival 2024.
(Foto de Emma McIntyre/WireImage)

“Eu tenho filhos gêmeos de 13 anos, e eles sempre estão me incomodando porque não podem assistir aos filmes que faço”, diz Green. “Então, comecei a pensar nos filmes que eu amava quando tinha 13 anos, como Uncle Buck e Overboard. O impulso para este filme foi tentar conectar com a mentalidade dos meus filhos, mas através dos filmes da minha própria juventude”, declarou o diretor.

Contudo, Nutcrackers é também uma tentativa sutil de testar se o modelo Blumhouse para filmes de terror — que controla bem o orçamento, mas dá liberdade criativa aos diretores — pode funcionar para comédia.

“Eu tive uma relação maravilhosa com Jason [Blum] e a equipe de lá, e eles realmente me ensinaram sobre o valor e a comercialização de filmes de terror independentes”, disse Green. “Agora, não quero fazer filmes de terror para o resto da minha vida, mas talvez eu possa aplicar muitas dessas mesmas métodos, fazendo filmes que sejam comercialmente viáveis e criativamente liberadores, para outros gêneros. [A Blumhouse] não está fazendo isso na comédia; ninguém parece estar fazendo.”

Há um espaço na comédia que precisa de ser preenchido. A Focus Features fez negócios razoáveis com a comédia esportiva de Woody Harrelson Champions ($16 milhões de receita doméstica), e Thelma, a paródia de ação de cidadãos idosos, arrecadou um respeitável $8,7 milhões para a Magnolia, mas comédias independentes de baixo orçamento têm se tornado raras.

O teste virá no TIFF, quando Nutcrackers receberá sua primeira exibição na frente de um público real. “Estou empolgado com Toronto como um trampolim para um filme como este”, disse Green. “A audiência é de verdade de amantes do cinema. Estou muito confiante de que a audiência do TIFF irá responder. Então veremos como a indústria reage.”

Confira o trailer de Nutcrackers abaixo.

Essa história foi publicada pela primeira vez na edição de 4 de setembro da revista The Hollywood Reporter. Clique aqui para se inscrever.

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