Agência governamental adota proposta “clique para cancelar” visando proteção ao consumidor
Iniciativa resulta de reclamações frequentes sobre dificuldade na rescisão de serviços contratados
Na quarta-feira, a Comissão Federal de Comércio (FTC) divulgou a formalização de uma nova proposta conhecida como “clique para cancelar”, destinada a simplificar o processo de cancelamento de assinaturas e serviços. A decisão foi motivada pelo recebimento constante de reclamações por parte dos consumidores, sendo uma média de setenta queixas diárias registradas pela FTC referentes a cobranças por assinaturas que são excessivamente complexas para serem canceladas ou que os assinantes não tinham plena consciência ao aderirem. Em um comunicado, a presidente da FTC, Lina Khan, enfatizou que “frequentemente, as empresas fazem com que os consumidores passem por uma série de obstáculos apenas para encerrar uma assinatura”. Ela acrescentou que a nova regra da FTC buscará pôr fim a essas táticas enganosas, economizando tempo e dinheiro para os americanos. Ninguém deve ser forçado a pagar por um serviço que já não deseja mais.
O verniz da nova regulamentação foi aprovado por uma votação de três a dois dos comissionários da FTC, sinalizando um esforço resoluto para abordar as queixas recorrentes dos consumidores. Parte da mudança se insere em um contexto mais amplo, uma vez que a Casa Branca já havia manifestado, em agosto, seu compromisso de simplificar a tradicional e muitas vezes complicada mecânica de cancelamento relacionada a serviços como assinaturas de televisão a cabo, mensalidades em academias e outros produtos, um movimento que visa suprir as necessidades dos consumidores insatisfeitos. A nova regra “clique para cancelar” proíbe os vendedores de ações como: enganar os consumidores em relação a qualquer fato material durante a comercialização de produtos ou serviços que apresentem uma opção negativa; omitir a divulgação clara e evidente dos termos materiais antes da obtenção das informações de pagamento do consumidor em relação a uma opção negativa; não obter o consentimento expresso e informado do consumidor em relação à opção negativa antes de efetuar a cobrança; além de não fornecer um mecanismo simples para cancelar a opção negativa e interromper imediatamente as cobranças.
O “clique para cancelar” começará a valer 180 dias após sua publicação no Registro Federal, conforme informações fornecidas pela FTC. Apesar do progresso nessa direção, a nova norma não foi bem aceita por todos. A Câmara de Comércio dos Estados Unidos manifestou críticas à iniciativa, acusando a agência de tentar “microgerir as decisões empresariais”. De acordo com o grupo, essa nova medida pode resultar em um aumento nos custos para os consumidores, gerando uma controvérsia que poderia impactar a implementação da norma. Entretanto, a Casa Branca reiterou seu apoio à nova regra, fazendo uma declaração na quarta-feira pelo Conselheiro Econômico Nacional Lael Brainard, que a qualificou como uma parte das ações da administração Biden-Harris para reduzir os custos para os consumidores, destacando a importância de assegurar direitos adequados ao consumidor em um ambiente de mercado justo.
Com isso, a nova norma da FTC promete oferecer aos consumidores muito mais controle sobre suas assinaturas e serviços, um desenvolvimento que pode transformar o panorama atual e melhorar a experiência econômica de milhares de americanos. A expectativa é de que essa iniciativa funcione como um pilar na luta contra práticas comerciais desleais, proporcionando um ambiente no qual os direitos dos consumidores sejam respeitados e valorizados.