Em um cenário onde a bicicleta elétrica ainda precisa conquistar sua posição de respeito entre entusiastas do ciclismo, Sir Chris Hoy, um dos ciclistas mais condecorados da história, surpreende ao apoiar a startup britânica Skarper, que promete transformar qualquer bicicleta de pedal em uma e-bike. Embora muitos possam pensar que as bicicletas elétricas não são “bicicletas de verdade”, Hoy compartilha sua experiência e visão sobre como essa inovação pode ser não apenas prática, mas também revolucionária.
Desde sua fundação em 2020, Skarper acumulou impressionantes £12,8 milhões (cerca de $16,3 milhões) em investimentos, incluindo a participação de Hoy em uma rodada inicial de financiamento. O sistema que a Skarper desenvolveu, que permite a conversão fácil de uma bicicleta comum em elétrica e vice-versa, finalmente começou a ser distribuído na última semana, após um atraso no lançamento previsto para 2023. Com uma demanda crescente, a empresa já tem centenas de pré-encomendas aguardando entrega nos próximos meses.
Conversando com a TechCrunch, Hoy expressou sua empolgação com o produto ao receber a primeira entrega oficial do sistema Skarper em Manchester, um tipo de vantagem que todo investidor gosta de usufruir. “Eu sou provavelmente a última pessoa que você imaginaria como defensor de e-bikes”, compartilhou Hoy. “Mas assim que experimentei minha primeira e-bike, percebi: você ainda está pedalando, usando seu corpo, mas com uma ‘mão invisível’ ajudando você.” Essa percepção já evidencia um aspecto importante do ciclismo elétrico: a praticidade. Para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, chegar ao trabalho sem suor excessivo é uma vantagem considerável.
Além disso, as bicicletas elétricas impactam positivamente o meio ambiente com suas emissões zero em comparação com veículos motorizados, melhorando a mobilidade nas cidades congestionadas, permitindo que os ciclistas sejam mais ágeis em meio ao trânsito. Para aqueles que enfrentam limitações físicas ou de idade, as bikes elétricas oferecem uma alternativa viável para manter a atividade física e a liberdade de se locomover.
Para muitos, o preço de uma bicicleta elétrica completa pode ser um obstáculo. Hoy reconhece essa realidade, ressaltando que não é todo ciclista que quer se desfazer de sua bicicleta tradicional por uma elétrica. “Antes de conhecer a Skarper, eu já pensava em desenvolver uma linha própria de e-bikes. Porém, ao ver essa solução, percebi que criar uma e-bike não era o única resposta; essa era a inovação necessária”, afirmou.
A proposta da Skarper é simples: um sistema que se conecta ao disco de freio de uma bicicleta, transformando-a em elétrica de forma rápida e fácil, sem as complicações encontradas nas opções comuns do mercado. “A ideia é não apenas converter uma bicicleta, mas aprimorá-la”, disse Uri Meirovich, co-fundador e COO da Skarper. “Kit de conversão tradicionais geralmente alteram a estrutura da bicicleta, enquanto o nosso mantém a originalidade do design”, complementou Meirovich.
Skarper é compatível com bicicletas equipadas com freios a disco de 160 mm, embora adaptações sejam possíveis para outros modelos, dependendo do conhecimento técnico do usuário. O kit de conversão inclui um rotor DiskDrive que substitui o rotor de disco existente, atuando como um sistema para montagem do motor elétrico. E o que isso significa na prática? Para os amantes de ciclismo, trata-se de ter duas bicicletas em uma, preservando a qualidade e estética do seu modelo preferido.
Outra grande vantagem apontada por Hoy é a funcionalidade do sistema Skarper, que pode ser facilmente instalado e removido, permitindo que o ciclista desative a assistência elétrica em momentos em que não é necessária. Com uma carga completa em cerca de duas horas e meia, o sistema oferece uma autonomia de até 50 km e permite uma velocidade máxima de 25 km/h.
A equipe da Skarper inclui mais de 22 profissionais, sendo a maior parte engenheiros de diversas disciplinas que colaboraram no desenvolvimento técnico do produto, em parceria com a Red Bull Advanced Technologies. Hoy fez parte de todo o processo, abordando questões de desempenho e manuseio, para garantir que a sensação de pedalar não fosse comprometida. “Baseando-se na estrutura da bicicleta, o sistema é, de fato, uma solução engenhosa”, enfatizou Hoy.
No entanto, o preço do sistema de Skarper é uma questão a ser considerada. Com um custo de £1.500, o sistema não é acessível a todos. Contudo, Hoy argumenta que o investimento deve ser visto à luz da qualidade que oferece, adicionando valor a uma bicicleta que o ciclista já possui e ama. “A qualidade do motor e componentes faz com que o Skarper seja um ótimo custo-benefício, especialmente considerando a frequência com que um ciclista o usará ao longo do ano”, afirmou Hoy.
A preocupação com a segurança também é uma questão relevante, já que bicicletas elétricas atraem a atenção de ladrões. Hoy imagina que muitos ciclistas possam optar por usar Skarper em bicicletas antigas, que não chamam a atenção, adicionando uma nova vida a elas com o sistema, e protegendo assim o investimento de longo prazo na bicicleta em si. “Você pode transformar uma bicicleta antiga em uma e-bike de alta qualidade e, ao chegar ao destino, simplesmente removê-la”, destacou.
Atualmente, a Skarper efetua entregas apenas para clientes no Reino Unido, mas o co-fundador Meirovich confirmou que as vendas para a Europa continental começarão em 2025, e os Estados Unidos virão a seguir. O modelo que será disponibilizado nos EUA contará com uma velocidade máxima superior à da versão do Reino Unido, o que é uma adaptação necessária para atender às regulamentações locais. “Recebemos mais de 100 pedidos de distribuição de todo o mundo, e previa-se fazer algumas adaptações para atender a esses mercados”, completou Meirovich.
Com o crescente apoio de figuras como Sir Chris Hoy e a inovação que a Skarper traz, o futuro das bicicletas elétricas parece mais promissor. Ao mesclar tradição e inovação, a Skarper abre caminho para que cada ciclista possa ter a experiência do ciclismo elétrico sem abrir mão de sua bicicleta favorita.