Wicked estrela Marissa Bode expressou seu descontentamento sobre comentários “muito grotescos”, “prejudiciais” e “agressivos” que ouviu sobre a deficiência de sua personagem, Nessarose, desde que a adaptação musical dirigida por Jon M. Chu estreou nos cinemas no dia 22 de novembro.

A atriz recorreu ao TikTok na última sexta-feira para compartilhar um vídeo de cinco minutos, expressando suas reflexões sobre as coisas “desconfortáveis” que têm circulado online sobre a personagem. Como uma pessoa com deficiência que possui uma plataforma, ela deseja usar essa visibilidade para chamar a atenção para o que leu.

“É absolutamente aceitável não gostar de um personagem fictício”, afirmou ela. “Estou admitindo meu viés, pois tenho muitos sentimentos sobre a Nessa que vocês podem não ter, e isso é totalmente compreensível. Acredito que a Nessa é uma personagem complexa, mas essa é a beleza da arte. Wicked e esses personagens não seriam o que são se não houvesse opiniões divergentes sobre quem é realmente malvado ou não.”

blogherads.adq.push(function () {
blogherads.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid-article1”, “mid-articleX”, “mid”, “mid-article”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300,250], [2,2], [300,251], [620,350], [2,4], [4,2], [320,480], [620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});

Related Stories

Bode observou que é uma pessoa “profundamente” despreocupada, que adora piadas que são tolas, engraçadas e inofensivas. Portanto, piadas sobre as ações ou personalidade da Nessa são aceitáveis, pois ela é fictícia. No entanto, piadas sobre sua deficiência são “profundamente desconfortáveis.”

“A deficiência não é fictícia”, continuou Bode. “No final das contas, sou eu, Marissa, a pessoa que ainda está deficiente e em uma cadeira de rodas. Então, é simplesmente um fruto de baixo nível que muitos de vocês estão confortáveis em pegar.”

@marissa_edob

Representação é importante, mas isso não é a única coisa que salvará a comunidade de deficientes. Eu preciso que muitos de vocês (pessoas não deficientes) façam o trabalho. Para dissecar e desaprender seu próprio capacitismo. Ouçam pessoas com deficiência. Sigam outras pessoas com deficiência além de mim. Leiam sobre o movimento pelos direitos das pessoas com deficiência/assistam ao documentário Crip Camp! Eu entendo que ninguém gosta de se sentir como se estivesse sendo repreendido. Mas o verdadeiro progresso nunca vem com conforto. E isso está bem. #wicked #nessa 💗💚

♬ som original – Marissa

Muitos dos comentários, explicou a atriz, vêm de estranhos não deficientes com uma piada girando em torno da incapacidade de andar, dando a sensação de rir de alguém e não rir com eles. Mas a coisa mais frustrante para Bode, ela disse, é que se sente assustada para falar ou postar sobre assuntos como esse.

“Isso vai muito além de eu, Marissa, simplesmente ignorar comentários na internet”, afirmou. “Esses comentários não existem em um vácuo. Comentários agressivos que desejam causar dano e derrubar Nessa de sua cadeira de rodas ou que ela merece sua deficiência são dois comentários muito grotescos e prejudiciais que pessoas com deficiência reais, incluindo eu mesma, já ouviram antes.”

A atriz admitiu que também está com medo porque viu de perto o que aconteceu com seus colegas que têm deficiência e que chamaram a atenção para o capacitismo, mas foram instruídos a “apenas aceitar uma piada” ou “parar de reclamar”. Eles tiveram que se afastar da criação de conteúdo para seu bem-estar mental, o que não está certo, ela disse.

blogherads.adq.push(function () {
blogherads.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-dsk-tab-mid-article2-uid1’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid”, “mid-article2”, “mid-articleX”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article2”)
.addSize([[300,250], [300,251], [620,350], [2,4], [4,2], [320,480], [620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});

Bode incentivou as pessoas a parar de desconsiderar umas às outras quando não acham que uma experiência pode ser verdadeira porque não a vivenciaram. Ela reconheceu que, felizmente, está em um lugar em sua vida onde reconhece que piadas sobre deficiência “são feitas a partir da ignorância.”

“Isso teria afetado muito mais a mim mais jovem, e eu estou preocupada que uma versão mais jovem de mim esteja em algum lugar na internet e seja ferida por esses comentários”, continuou. “Eu sei e já vi, não nessa situação específica, mas em comentários semelhantes serem feitos nos vídeos de meus colegas deficientes e criadores deficientes a ponto de, novamente, isso os afaste da internet. Isso não é bom. Por favor, sejam gentis.”

Bode concluiu: “Por último, quero dizer que um dos principais temas dentro de Wicked é a capacidade de ouvir e entender uns aos outros. E eu realmente espero que isso seja algo que muitos de vocês possam praticar mais e levar consigo.”

Desde a sua estreia, a primeira parte da adaptação cinematográfica do musical quebrou vários recordes, incluindo a maior abertura de bilheteira para uma adaptação de musical da Broadway. Wicked: parte dois está programada para ser lançada em 21 de novembro de 2025.

blogherads.adq.push(function () {
blogherads.defineSlot(‘nativecontent’, ‘gpt-dsk-native-article-bottom-uid4’)
.setTargeting(‘pos’, ‘article-bottom-dsk-tab’)
.setSubAdUnitPath(“native/article-bottom”)
.addSize([[6,6]])
.exemptFromSleep();
});

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *