Um imenso manto de neve, resultado de um fenômeno conhecido como neve efeito lago, está criando grandes desafios para os viajantes na região dos Grandes Lagos dos Estados Unidos, principalmente entre os estados de Nova York, Pensilvânia e Ohio. Enquanto isso, uma onda de temperaturas árticas permanece dominando grande parte do território americano, trazendo temperaturas que caem abaixo do zero em diversas localidades. Este evento climático extremo começou a se intensificar durante o final de semana após o Dia de Ação de Graças, tornando o retorno às rotinas normais especialmente complicado para muitos.
Com temperaturas extremamente baixas—em algumas áreas, acompanhadas por registros de temperaturas abaixo de zero, a situação se torna preocupante. Os meteorologistas relatam que quase 70% do território continental dos EUA será afetado por esse frio intenso nos próximos dias, trazendo dificuldades para os moradores das grandes cidades, como Nova York, Chicago, Atlanta, Minneapolis e Cincinnati, que enfrentarão semanas com temperaturas muito abaixo da média.
No município de Conneaut, em Ohio, as condições climáticas eram alarmantes. O acúmulo de neve pode atingir até 5 polegadas durante o domingo, e em algumas áreas, as casas estavam completamente cobertas pela neve. Um vídeo compartilhado por uma residente local, Ashley Drew, mostra a porta azul de uma casa, quase invisível atrás de uma parede espessa de neve, o que retrata de forma vívida a gravidade da situação.
Na cidade de Amherst, situada no Condado de Erie, as autoridades emitiram um alerta de código azul no sábado, pedindo que qualquer pessoa que precise de abrigo durante o frio extremo fosse encorajada a procurar ajuda. O Condado de Erie, junto com mais dez condados, está sob um estado de emergência, conforme anunciado pela governadora de Nova York, Kathy Hochul, em resposta às intensas nevascas que começaram na quinta-feira.
“Minha administração está trabalhando incansavelmente para responder à tempestade de neve no Oeste de Nova York e no Norte do país,” disse Hochul em uma postagem nas redes sociais. “Nossas agências estaduais e mais de 100 membros da Guarda Nacional estão em campo para apoiar as operações de emergência.” O estado de emergência que a governadora declarou inclui áreas do oeste e centro de Nova York, abrangendo a região de Buffalo e muitos pontos próximos aos lagos Erie e Ontário.
Enquanto isso, o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, também convocou a Guarda Nacional de seu estado no sábado para ajudar motoristas presos e garantir que os serviços de emergência conseguissem alcançar quem estivesse em dificuldade.
Os meteorologistas preveem que a onda de frio ártico, que está se deslocando para o sul a partir do Canadá, fará com que as temperaturas na metade oriental dos EUA caiam de 15 a 25 graus abaixo da média até a próxima semana. A previsão do Serviço Nacional de Meteorologia informa que as altas temperaturas devem ficar de 10 a 20 graus abaixo da média durante os dias domingo e segunda-feira, afetando as Grandes Planícies e o Vale do Ohio, com probabilidades de que esse frio se espalhe mais para o sudeste ao longo da costa leste até segunda-feira.
Além das condições adversas, a influência da água aquecida dos Grandes Lagos está contribuindo para as intensas nevascas. De fato, até o início da próxima semana, o estado da Pensilvânia, o norte de Ohio e o oeste de Nova York poderão acumular mais de 3 pés de neve em regiões específicas. A cidade de Watertown, em Nova York, pode esperar receber 3 a 5 pés adicionais, segundo especialistas em meteorologia.
A cidade de Erie, na Pensilvânia, relatou um acumulado de 31 polegadas de neve até o sábado à tarde, enquanto locais como Barnes Corners, Nova York, registraram incríveis 45 polegadas de neve. Quase duas milhões de pessoas permanecem sob avisos de neve efeito lago até a manhã de segunda-feira, com algumas imagens mostrando moradores de Erie em luta contra enormes montanhas de neve, utilizando sopradores de neve e pás para limpar suas entradas e calçadas.
As condições de viagem se tornaram extremamente desafiadoras, com meteorologistas alertando que o deslocamento pela região está “muito difícil a impossível” devido às condições de brancura intensa, tornando a condução não apenas desafiadora, mas também potencialmente perigosa. As autoridades locais pedem que as pessoas evitem viajar, sempre que possível. O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Buffalo enfatiza estar preparado e alerta com avisos que permanecem válidos até a noite de segunda-feira.
Em meio a toda essa tempestade, o time de futebol americano Buffalo Bills, que jogará no domingo à noite contra o San Francisco 49ers, solicitou a ajuda de seus fãs para remover a neve acumulada em seu estádio, o Highmark Stadium. Imagens das condições do campo mostraram a cobertura densa de neve, o que levanta preocupações, mas as autoridades afirmam que as condições climáticas não devem impedir o andamento do jogo.
Enquanto a tempestade continua, os moradores da região parecem lembrar os desafios das invernos passados. Kathy Davis, uma residente de Tug Hill em Nova York, descreveu a intensa queda de neve do sábado como um “bom inverno à moda antiga” em um clipe de vídeo compartilhado, relembrando como era a neve em sua infância. Ela comentou: “A neve simplesmente não para de cair, como eu me lembro quando era criança. Ela continua vindo e vindo.”
Diante dessa previsão complicada de tempo e da grande quantidade de neve já acumulada, um apelo à cautela e à preparação se faz necessário. Aqueles que ainda pretendem viajar devem se preparar adequadamente, assim como fez Matt Eisert, um daqueles que se depararam com a tempestade. Ele descreveu ter um kit de sobrevivência completo em seu carro, pronto para qualquer eventualidade: “Eu sempre estoco mantimentos e tenho um pequeno kit de sobrevivência para a estrada no carro.”
Com a previsão de que o clima frio e as intensas nevascas prossigam à medida que a temporada de inverno avança, as autoridades e cidadãos da região se preparam para enfrentar os próximos desafios que o clima pode trazer, enquanto muitos relembram a beleza e os desafios da estação.