O Vietnã anunciou um plano revolucionário no setor de transporte ao aprovar a construção de uma ferrovia de alta velocidade que ligará a capital Hanoi, localizada ao norte, à metrópole econômica Ho Chi Minh City, situada ao sul do país. Com um custo estimado em impressionantes 67 bilhões de dólares, este projeto ambicioso representa uma mudança significativa no paradigma de transporte do Vietnã, prometendo reduzir drasticamente o tempo de viagem entre as duas cidades.
A nova linha ferroviária se estenderá por 1.541 quilômetros (aproximadamente 957 milhas), permitindo que os trens atinjam velocidades de até 350 km/h (cerca de 217 mph). Essa velocidade permitirá que o atual tempo de viagem, que leva cerca de 30 horas, seja reduzido para meros cinco horas. Essa transformação não só aumenta a eficiência das viagens, mas também promete impulsionar o desenvolvimento econômico entre as duas regiões.
A decisão de avançar com a construção da ferrovia foi tomada pela Assembleia Nacional do Vietnã, o órgão legislativo do país. Segundo relatos, a construção está prevista para começar em 2027, com a expectativa de que os primeiros trens entrem em operação até 2035. Contudo, o Vietnã tem enfrentado atrasos significativos em projetos de infraestrutura anteriores, o que levanta questões sobre a viabilidade do cronograma apresentado.
O novo sistema ferroviário terá um impacto profundo na mobilidade das pessoas e na logística de transporte de mercadorias. A linha passará por 20 províncias e cidades, contando com 23 estações de passageiros e cinco estações de carga ao longo do percurso. Além do transporte de civis e mercadorias, a ferrovia também desempenhará funções em serviços de defesa, conforme informado pela mídia estatal do Vietnã.
Em declaração feita à imprensa, o Vice-Ministro dos Transportes Nguyen Danh Huy ressaltou a importância deste projeto como resposta às crescentes demandas de transporte do Vietnã, afirmando que uma série de estudos destacaram a necessidade urgente de opções de transporte mais rápidas no corredor norte-sul. “Este projeto é crucial para a reestruturação das share de transporte e serve como alicerce para o salto do Vietnã em uma nova era de crescimento”, declararam as autoridades locais.
A mídia estatal também informou que o Vietnã priorizará o financiamento doméstico para o projeto, embora possa considerar empréstimos estrangeiros, desde que sejam acessíveis e não incluam condições restritivas. Essa abordagem evidencia a intenção do governo em manter a autonomia financeira enquanto busca desenvolver uma infraestrutura moderna e eficiente.
À medida que os planos para a ferrovia de alta velocidade avançam, o Vietnã se coloca em uma posição de destaque no competitivo cenário de desenvolvimento de infraestrutura, onde vários países na região asiática estão investindo em redes de transporte modernas para apoiar suas economias em crescimento. Muitos observadores esperam que esse projeto não apenas facilite a movimentação de pessoas e bens, mas também atraia investimentos estrangeiros significativos, criando novas oportunidades de emprego e desenvolvimento.
Basta imaginar a cena de famílias e empresários viajando a uma velocidade impressionante entre duas das cidades mais vibrantes do Vietnã, trocando ideias e construindo novas parcerias. Com isso, o Vietnã não apenas se transforma em um importante eixo de transporte na região, mas também sinaliza ao mundo que seu potencial de crescimento é claramente ascendente e inegável.
Com os planos definidos e o compromisso do governo demonstrado, a expectativa é de que o projeto seja um marco na história das infraestruturas do Vietnã e uma ponte para um futuro onde a mobilidade interna será tão dinâmica quanto a própria economia do país.