Serena Williams, a icônica campeã do tênis e vencedora de 23 Grand Slams, não hesitou em desmentir rumores que a acusavam de clarear sua pele em uma recente transmissão ao vivo no Instagram. Durante a interação com seus seguidores, realizada na segunda-feira, 2 de dezembro, a atleta de 43 anos se deparou com questionamentos sobre um vídeo que ela postou, onde estava acompanhada de seu marido, Alexis Ohanian, e suas filhas, Olympia, de 7 anos, e Adira, de apenas 15 meses. Na ocasião, Serena decidiu aproveitar a sua plataforma para esclarecer esse mal-entendido e expressar seu orgulho por sua identidade.
Enquanto realizava um tutorial de maquiagem para sua marca de beleza, a Wyn Beauty, Williams se deparou com os comentários que sugeriam que ela havia “alterado sua complexão”. “Coloquei apenas aquela cor neutra, que na verdade é a cor da minha pele, e não, para vocês haters por aí, eu não bleachei minha pele”, afirmou com firmeza, enquanto aplicava o produto. Ela continuou, explicando que “a luz do sol pode fazer com que a pele tenha diferentes tonalidades” e que no vídeo, que rapidamente se tornou viral no final de novembro, ela estava usando “maquiagem de palco” por estar voluntariando na apresentação da escola de sua filha.
Questionada frequentemente sobre sua aparência, Serena se dirigiu diretamente aos críticos, enfatizando que é uma mulher negra orgulhosa de sua cor e identidade: “Todo mundo diz que eu bleachei minha pele. Eu sou uma mulher negra e adoro quem eu sou, como eu pareço”, disse ela, acrescentando que a prática de clarear a pele “simplesmente não é a minha praia”. Embora tenha respeitado a escolha de outros que optam por procedimentos de clareamento, ressaltou que para ela mesma, isso não faz parte de sua jornada.
“E se as pessoas optam por isso, é algo que eles têm total liberdade para fazer. Eu não julgo, mas vocês julgam”, declarou com uma sinceridade desarmante. Williams também observou que passar por esse tipo de julgamento é uma parte complicada da vida pública e que, apesar dos desafios, ela se mantém em sua “própria pista – a não julgadora”.
Apesar da pressão sobre sua aparência, Serena tem sido aberta sobre os procedimentos estéticos que já fez. Em junho deste ano, a campeã compartilhou um vídeo em que se submetia a um tratamento de radiofrequência para tonificar a barriga em um spa em Paris. “Lidar com o tempo que tiro para mim mesma é algo com que sempre lutei”, confessou, destacando como ela começou a reservar um tempo, mesmo que durante a soneca das crianças, para cuidar de si.
No vídeo, é possível vê-la deitada em uma mesa de tratamento, enquanto um dispositivo eletromagnético é utilizado em sua barriga. “Sempre fui autoconsciente sobre minha barriga”, afirmou, revelando que decidiu fazer o procedimento durante uma viagem com amigas. Ao final, ela expressou um senso de gratidão: “Posso ver progresso em minha pele e minha confiança retornando. Ouça, meu corpo nunca será o mesmo, mas eu também não serei, porque tenho duas luzes incríveis na minha vida”, referindo-se a suas filhas com carinho.
Serena Williams, além de ser uma das atletas mais vitoriosas da história, continua a ser uma fonte de inspiração para muitas mulheres ao redor do mundo, destacando a importância da aceitação corporal e da autenticidade em um mundo que muitas vezes pressiona por padrões irreais de beleza.
Se você deseja continuar atualizado sobre as novidades e histórias inspiradoras do mundo das celebridades, não esqueça de assinar a newsletter do PEOPLE, e fique por dentro das melhores notícias e histórias humanas tocantes.