O aguardado sequela de um dos clássicos dos videogames, Stalker 2: Heart of Chornobyl, desenvolvido pela GSC Game World, finalmente chegou após diversas adiamentos que se estenderam por mais de uma década. De sua primeira anúncio em 2010 até sua data de lançamento em 2024, a produção enfrentou dificuldades inimagináveis, especialmente considerando o contexto da guerra na Ucrânia. O CEO da GSC Game World, Ievgen Grygorovych, discute não apenas os desafios técnicos, mas também as barreiras emocionais que a equipe teve que superar para entregar um produto final que, embora não perfeito, reflete a alma de seu desenvolvimento.
O impacto da guerra sobre o desenvolvimento do jogo não é apenas um ponto de discussão; é a própria essência da experiência de criação em condições extremamente adversas. Grygorovych compartilha que a equipe estava tão exausta que não havia espaço para considerar novas prorrogações: “Você está tão cansado que simplesmente morreria se disser, ‘Vamos correr mais uma maratona de [desenvolvimento]’.” A equipe estava comprometida a entregar o melhor possível dentro do cronograma. O CEO menciona que, embora correções e expansões possam ser implementadas no futuro, a decisão de manter a data de lançamento foi influenciada pela intensa pressão que cada membro enfrentou durante o desenvolvimento, intensificada pela guerra.
O desenvolvimento de Stalker 2 foi impactado desde a invasão da Rússia à Ucrânia, em 2022, onde os escritórios da GSC sofreram danos severos por ataques aéreos e incêndios, forçando a equipe a deixar seu país para continuar o trabalho. Esta situação se reflete até mesmo no título do jogo, que mudou a ortografia de Chornobyl para refletir a pronúncia ucraniana. Grygorovych expressa sua surpresa ao notar que a mídia falhou em captar a gravidade da situação que cercava a criação do jogo, focando apenas em detalhes técnicos como notas de patches, quando o país estava passando por uma tragédia humanitária.
O processo criativo durante a guerra gerou questões profundas para a equipe, que buscou encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento de um produto de entretenimento e a conscientização sobre a dura realidade vivida pelo povo ucraniano. Grygorovych destacou que é vital lembrar ao mundo o que está acontecendo na Ucrânia, afirmando: “Quando há algo maligno e você para de chamá-lo e mencioná-lo… isso não ajudará a detê-lo.” Além disso, ele reconheceu que, em meio a essa realidade devastadora, a equipe se sentia compelida a fazer algo significativo por sua terra natal.
Apesar das dificuldades, o retorno dos jogadores ucranianos após o lançamento foi emocionante. A esposa de Grygorovych, Mariia, também integrante do estúdio, observou que muitos jogadores se conectaram massivamente ao jogo, causando até mesmo interrupções na internet na Ucrânia durante as primeiras horas após o lançamento. Essa resposta do público provocou mistos sentimentos de alegria e preocupação. “É uma coisa ruim porque a internet é importante, mas ao mesmo tempo é como, ‘Uau!’” disse Mariia, refletindo sobre o entusiasmo em seu país.
Para a equipe, a verdadeira vitória não foi apenas lançar um jogo, mas proporcionar um pouco de felicidade em um momento tão desafiador. Mariia complementou: “Para nós e nossa equipe, o mais importante é que, para algumas pessoas na Ucrânia, elas se sentem um pouco mais felizes agora do que estavam antes [do lançamento do jogo].” Inspirados pela experiência, a equipe reconhece que o jogo, apesar de suas falhas, é imbuído de sentimentos genuínos e amor. “É um jogo! É um jogo com alma, com sentimentos e com amor. Mesmo os problemas—você não pode corrigi-los se não tiver um jogo”, finaliza Grygorovych.
Stalker 2: Heart of Chornobyl não é apenas uma continuação de um clássico; é um testemunho da resiliência humana, da determinação criativa e da luta por um futuro melhor, mesmo diante das adversidades mais extremas. A história por trás de sua criação é uma ode ao potencial dos desenvolvedores que, apesar de tudo, conseguiram trazer algo significativo ao mundo daqueles que ainda sonham com um amanhã pacífico.