CNN

Erros de pronúncia podem gerar tanto aborrecimento quanto risos, mas a plataforma de aprendizado de idiomas Babbel elaborou um guia prático para ajudá-lo a evitar gafes linguísticas. Nessa tarefa, Babbel reuniu uma lista das palavras mais mal pronunciadas em 2024 nos Estados Unidos e no Reino Unido, revelando não apenas vocábulos imigrantes que agora fazem parte do vocabulário inglês, mas também nomes de políticos e figuras públicas que frequentemente provocam confusões sonoras.

Entre as personalidades destacadas, encontramos a Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, cujo primeiro nome é uma verdadeira fonte de confusão. Babbel enfatiza que a forma correta de pronunciar o nome é COM-a-la, desvendando assim um dos muitos mistérios da língua inglesa e mostrando como um simples nome pode levar a mal-entendidos.

Outro nome que aparece nas listas dos dois lados do Oceano Atlântico é o do aclamado ator irlandês Barry Keoghan. Se você se pergunta como dizer corretamente seu nome, a Babbel apresenta a resposta: a pronúncia correta é key-OH-gin, com um “g” bem claro, diferentemente de muitas variações irlandesas onde o “g” é frequentemente mudo.

It's Barry key-OH-gin.
Michael Tran/AFP/Getty Images

Outro exemplo curioso é a famosa marca de fast fashion Shein, que tem suas raízes na China e cresceu exponencialmente nos últimos anos. Para aqueles que discutem potenciais compras ou os planos da empresa de listar na Bolsa de Valores de Londres, é importante lembrar que a maneira correta de dizer o nome da marca é SHE-in e não SHEEN, a confusão que frequentemente pode surgir das tentativas de pronunciar sua sonoridade rápida.

Além dessas figuras bem conhecidas, a lista dos mais mal pronunciados também inclui palavras como semaglutida, um ingrediente ativo do medicamento para emagrecimento Ozempic, que se pronuncia (sem-ah-GLOO-tide); a emergente estrela da música Chappell Roan (CHAP-uhl ROHN); e a famosa atriz americana Zendaya (zen-DAY-uh). Surpreendentemente, no Reino Unido, a língua sueca também se aventura com termos de pronúncia desafiadora: snus, um tabaco sem fumaça, deve ser dito como (SNOOZ), e flygskam, um termo que descreve um movimento para desencorajar voos, é pronunciado (FLEEG-skam).

Adicionalmente, a palavra ‘espresso’ se destaca pela sua inclusão no rol de palavras frequentemente pronunciadas de maneira incorreta. Muitos britânicos cometem o erro de chamá-lo de EX-press-oh ao pedirem o café, mas a forma correta é, sem dúvida, es-PRESS-oh. A polêmica se intensificou quando a música “Espresso” de Sabrina Carpenter conquistou o topo das paradas no Reino Unido durante o verão, fazendo com que os erros ganhassem ainda mais destaque entre os amantes do café.

Importante lembrar: a forma correta pode parecer simples, mas garantir a pronúncia adequada é um passo valioso na integração linguística e cultural. Este compilado de palavras representa um lembrete alegre de que, em meio às tentativas de aperfeiçoar o uso do idioma, sempre haverá um espaço para a aprendizagem e, de certo modo, a diversão. Então, da próxima vez que você se deparar com uma palavra complicada, lembre-se de que é totalmente aceitável pedir ajuda – afinal, todos nós estamos nesse jogo da linguagem juntos!

Com o aumento da globalização e interações multiculturais, a pronúncia correta de palavras de diferentes origens se torna não somente uma questão de educação, mas um sinal de respeito às culturas que essas palavras representam. Portanto, por que não aproveitar esta oportunidade não apenas para se divertir, mas também para se educar? Ao aprender a pronunciar corretamente os nomes e termos que entraram no nosso vocabulário, tornamo-nos não apenas comunicadores mais eficientes, mas também cidadãos do mundo mais conscientes.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *