No cenário educacional contemporâneo, onde a demanda por atenção individualizada sempre foi um desafio, a introdução de ferramentas que conectam alunos e professores com a tecnologia se torna cada vez mais relevante. Uma dessas inovações é o Nectir, um sistema de chatbot alimentado por inteligência artificial que permite aos educadores criar assistentes acadêmicos personalizados, moldados de acordo com seus currículos, livros didáticos e atividades. A plataforma já está sendo adotada por mais de cem instituições de ensino, incluindo universidades e colégios, e promete fornecer um suporte ao estudante que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

A recente notícia sobre a captação de US$ 4 milhões em rodada de financiamento semente, totalizando US$ 6,3 milhões arrecadados até agora, é um indicativo do potencial disruptivo do Nectir. Com esses novos recursos, a empresa pretende expandir sua equipe e desenvolver novas funcionalidades, reforçando o compromisso em tornar a educação mais acessível e personalizada.

A equipe fundadora do Nectir, liderada por Kavitta Ghai e Jordan Long, percebeu a crescente dificuldade dos educadores em oferecer feedback individualizado aos alunos, uma questão acentuada pela escassez de professores que atravessa diversas instituições de ensino em todo o país. Ghai, que possui desafios de aprendizagem como autismo e TDAH, revelou que sua motivação para criar a ferramenta surgiu das suas próprias experiências acadêmicas. Em suas palavras, “a educação que estamos fornecendo não é valiosa; não é moderna; não os está preparando para o sucesso profissional.”

Nectir foi concebido para ser um assistente versátil que pode ser adaptado às necessidades específicas de cada turma ou departamento. Os professores têm a liberdade de programar o com que o assistente pode ajudar, definindo o escopo da assistência oferecida, que pode se restringir a determinados assuntos ou alinhando a forma de interação com seu estilo de ensino pessoal. Em uma demonstração oferecida à TechCrunch, Ghai apresentou um assistente para um curso de Cálculo AB, projetado para oferecer dicas de estudo, responder a questões sobre as atividades e guiar os alunos no aprendizado, utilizando métodos como o Socrático para encorajar a descoberta independente de respostas.

Um aspecto particularmente inovador do Nectir é a capacidade de restringir as fontes de informação que a IA utiliza. Os professores podem definir diferentes níveis de acesso ao modelo de linguagem por trás do chatbot, que é baseado no GPT-4 da OpenAI. Enquanto a opção “Conhecimento Geral” possibilita ao assistente acessar uma vasta gama de informações, a opção “Conhecimento de Tópico” limita os dados aos conteúdos específicos que foram carregados pelos educadores. Além disso, existe uma opção que permite ao assistente extrair informações apenas dos documentos fornecidos pelos usuários, o que pode ser especialmente útil, por exemplo, para gestores de bolsas de estudo, aumentando a precisão e relevância das respostas.

O sistema desenvolvido por Ghai e sua equipe utiliza uma abordagem inovadora que busca garantir a precisão das informações fornecidas. Ao afirmar que Nectir tem uma taxa de precisão superior a 95%, a fundadora deixou claro que a plataforma está comprometida em minimizar a confusão em torno dos dados, impedindo a IA de invadir fontes não relevantes. Uma declaração no fundo da interface do assistente informa que erros são possíveis, além de permitir que os usuários avaliem as respostas para contribuir para o aprimoramento contínuo da aplicação.

Reconhecendo os desafios que surgem com a tecnologia, especialmente no que diz respeito ao plágio e ao uso indevido de ferramentas AI, o Nectir se destaca ao permitir que professores monitorem as interações dos alunos, garantindo que o suporte seja efetivo sem comprometer a integridade acadêmica. Um painel analítico fornece aos educadores insights sobre quem utiliza o sistema e em que horários, possibilitando um acompanhamento mais detalhado da interação dos alunos com a IA.

Outro aspecto sólido do Nectir é a sua conformidade com leis de privacidade educacional, como a Lei de Direitos Educacionais e Privacidade da Família (FERPA), que protege as informações pessoais dos alunos. Ghai ressalta que a plataforma foi projetada especificamente para atender às necessidades das instituições de ensino, assegurando que nenhuma informação dos alunos seja enviada a fontes externas de processamento de dados, utilizando um endpoint privado construído com Azure, reforçando seu compromisso com a proteção dos dados pessoais dos usuários.

A recente rodada de investimentos foi liderada pela Long Journey Ventures, com a participação de Behind Genius Ventures, Entrada Ventures e Precursor Ventures. Esses esforços financeiros servirão para o desenvolvimento da segunda versão do produto, que incluirá uma nova funcionalidade de análise de sentimento. Este recurso analisará as conversas dos alunos, oferecendo insights sobre suas forças e fraquezas, além de sugerir cursos para o semestre seguinte e delinear possíveis caminhos na carreira. Atualmente, a funcionalidade está sendo testada em algumas escolas, com uma ampla distribuição esperada nos próximos meses.

Desde seu lançamento em maio, Nectir já impactou mais de 80.000 alunos em mais de 100 instituições, incluindo universidades reconhecidas como Boston University e Stanford Graduate School of Business. Ao proporcionar uma interação simplificada entre educadores e alunos, e ao nutrir um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e personalizado, o Nectir se estabelece não apenas como uma ferramenta, mas como um verdadeiro parceiro educacional. Esta inovação carecia de uma presença no mercado, e com o comprometimento em abordar as necessidades educacionais contemporâneas, o Nectir promete transformar o modo como alunos e professores interagem, desde os estudos até a construção de futuras carreiras. Artigos e novas atualizações podem ser acompanhados em diversas informações disponíveis no site da Nectir.

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