Nem todo habitante de Hollywood pode ser tão exigente em suas escolhas de vinhos como Miles Raymond, o infame e opinativo enófilo vivido por Paul Giamatti em Sideways, o pequeno filme independente que abalou a indústria. Felizmente, a cidade e seus arredores estão repletos de sommeliers e outros especialistas em vinho mais do que dispostos a compartilhar suas recomendações para a celebração de fim de ano, presentes festivos e coleções sérias.
“As festas são sempre um momento divertido para o vinho”, diz Thatcher Baker-Briggs, sommelier e proprietário da Thatcher’s Wine em Brentwood. “Embora, para mim pessoalmente, eu teria Champagne durante toda a refeição.” Baker-Briggs aponta para dois produtores menores que cultivam suas próprias uvas. “Um dos mais comentados e procurados é La Rogerie, que é 100% Chardonnay e de uma equipe de marido e mulher na casa dos 30 anos que dispararam para a fama.” Amaury Beaufort é sua outra escolha. “É cultivado organicamente, o que é difícil de encontrar em Champagne.”
<div style="min-width:50px;min-height:75px;" class="pmc-adm-boom…
Rebecca Phillips, sommelier e proprietária de Buvette e Vintage Wine + Eats, concorda. “É um truque secreto de sommelier — sempre que você tem uma refeição com uma cornucópia de vegetais, carnes, ervas, sabores e texturas, opte por um vinho espumante. Eles são os mais versáteis e podem ser extremamente complexos,” diz ela. Um dos seus favoritos é Larmandier-Bernier Longitude Blanc de Blancs Extra Brut (1er Cru). “É realmente sobre o creme de limão azedo e o grapefruit vibrante, e tem um final muito limpo.”
Espice as coisas
Adicione um toque picante às suas reuniões de fim de ano com um Syrah apimentado. “Syrah é de longe o ‘filho do meio’ do vinho americano”, diz o Master Sommelier Carlton McCoy. “Ironicamente, é uma variedade frequentemente preferida entre produtores de vinho e sommeliers. É extremamente versátil, com um ótimo peso, mas não muito pesado, e a acidez é brilhante, mas não particularmente ácida. É perfeito.” McCoy prefere os estilos mais elegantes de Syrah para combinar com uma refeição festiva, incluindo 2021 Halcon, Haynes e Bedrock. Phillips também é fã. “Syrah é uma uva tão divertida porque possui um composto chamado rotundone (o mesmo encontrado em grãos de pimenta),” acrescenta. “Taninhos mais altos também fazem dela um ótimo vinho para comida.”
David Fainberg, diretor de vinhos do San Ysidro Ranch, um refúgio romântico adorado pela indústria em Montecito, está “encantado” com o Story of Soil Duvarita Vineyard Syrah. “Feito pela talentosa Jessica Gasca, este vinho é mais leve, com notas de frutas azuis e pretas maduras, tapenade de azeitona e toques de pimenta verde.”
Outro destaque é o Shiraz da Mount Langi Ghiran na região de Grampians, na Austrália Ocidental, conhecida por suas características de pimenta distintas. Vários estudos têm sido realizados sobre seus antigos blocos e seus vinhos são classificados como alguns dos mais apimentados do mundo. O delicadamente picante Spear Estate Pinot Noir de Lompoc também é um grande sucesso.
Fainberg também recomenda vinhos do The Hilt e Jonata. “The Hilt Radian Vineyard Chardonnay é excepcional, oferecendo sabores de frutas de pomar e de caroço que são equilibrados por uma acidez intensa — um vinho incrível para a comida”, diz ele. “Para Jonata, recomendo fortemente o El Alma, uma mistura de Cabernet Franc. Tem frutas escuras, tabaco de cachimbo, alcaçuz e especiarias.”
Escolha Pinot
Há uma razão pela qual o Pinot Noir continua sendo a variedade reinante, duas décadas após Sideways o entronizar. “Pinot é um cobertor quente e aconchegante com o qual você pode contar, mas é leve, então não competirá demais com os sabores dos alimentos,” diz Phillips.
Xander Soren Wines é uma escolha mais nova de Pinot aprovada por Somm. “Os vinhos de Xander Soren são engarrafamentos em micro-lote, intencionalmente criados e formados para trazer elegância e graça à culinária japonesa. Há algo vagamente meditativo sobre os vinhos de Xander Soren — se você pudesse meditar enquanto ouve John Coltrane,” diz Jared Hooper, sommelier e diretor de vinhos do Mayacama Golf Club. Após 20 anos na Apple, onde ajudou a desenvolver o iTunes e o GarageBand, Soren está trabalhando ao lado da enóloga Shalini Sekhari e eles estão fazendo barulho — seus vinhos são servidos em restaurantes com estrelas Michelin, incluindo Sushi Saito no Japão, The Shota em São Francisco, Single Thread Farm Restaurant em Healdsburg e n/naka em Los Angeles. “Os vinhos de Xander oferecem uma delicada elegância com um final sutil e picante — perfeito para a temporada de festas. Esses vinhos complementam maravilhosamente a riqueza doce das batatas enquanto mantêm a ousadia suficiente para combinar perfeitamente com o assado de porco salgado,” acrescenta Shar Guillermo, diretor de bebidas do The Shota.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid2’)
.setTargeting(‘pos’, [“btf”, “mid-articleX”, “mid”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300,250], [300,251], [620,350], [320,480], [620,366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”)
;
});
Em busca de outro Pinot marcante? “Rhys produz alguns dos Pinot Noir mais procurados e colecionáveis do Norte da Califórnia,” diz Melissa L. Smith, fundadora da Enotrias Elite Sommelier Services. “Baseada nas Montanhas de Santa Cruz e no Vale Anderson, Kevin Harvey não poupou esforços em sua vinícola. Se você tiver a sorte de adquirir, você vai querer armazená-los e envelhecer corretamente.” E Kosta Browne é o que Fainberg descreve como “icônico.” “Michael Browne e Dan Kosta desempenharam um papel significativo na elevação do Pinot Noir da Califórnia.”
Vá de Gamay
Pode não estar no seu radar ainda, mas o Gamay é uma variedade que está em evidência. “É Beaujolais, que é uma região vinícola histórica — parece novo para muitas pessoas porque elas estão apenas descobrindo,” diz Phillips. “Gamay é um ótimo vinho para harmonização e é leve, versátil e suculento,” acrescenta. Escolhas agradáveis incluem 2022 Lucy Gamay Noir da família Pisani nas Santa Lucia Highlands e Gamay da Presqu’ile Vineyard de Ernst Storm.
Rosé o Ano Inteiro
O rosé é frequentemente associado à glória do verão, mas é um vencedor perene. “Rosé o dia todo? Mais como Rosé o ano todo!” exclama Phillips. “Rosé é ótimo porque oferece alguns sabores de frutas vermelhas como melancia e morango que os brancos não podem, enquanto ainda é leve e refrescante.” Ela gosta do 2023 Lemonade da Brianna Day da Day Wine em Oregon. “E meu velho conhecido é o Domaine Tempier, uma mistura clássica de Grenache da região de Bandol, na França,” acrescenta.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid3’)
.setTargeting(‘pos’, [“btf”, “mid-articleX”, “mid”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300,250], [300,251], [620,350], [320,480], [620,366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”)
;
});
Outros destaques são o No. 1 Rosé da Tabalipa Wine Co. A figurinista Paula Tabalipa e seu marido, o co-fundador da Skechers, Michael Greenberg, estão à frente do empreendimento em parceria com a Dragonette Cellars. Suas uvas são cultivadas em sua histórica propriedade de 20 acres, Living Life Vineyard, em Los Olivos. E enquanto você pode estar bem familiarizado com Whispering Angel da Chateau d’Esclans, o renomado produtor da Provence, há outras ofertas ainda mais sofisticadas em seu portfólio, como Les Clans e Garrus. “Este é um produtor clássico de uma região clássica e se você está procurando um ponto ideal para harmonizações durante as festas, estes combinarão com tudo,” afirma Phillips.
Expanda seus horizontes olhando além do rosé provençal. A região montanhosa de Upper Galilee em Israel está a 1.000 metros acima do nível do mar, e é um local ideal para cultivar vinhedos. O Galil Mountain Bar Rosé é uma mistura de Sangiovese, Pinot Noir, Barbera e Grenache. É feito no método saignée e mais escuro em cor do que os rosés de estilo pálido da Provence. “Muitas pessoas pensam que a cor correlaciona-se ao nível de doçura, mas não; é simplesmente um indicativo do contato com a casca,” diz Phillips.
Presentes Gusto
Deliciar os aficionados por vinho em suas listas de presentes não é fácil, especialmente se o destinatário for um colecionador devotado. Mas orquestrar uma degustação liderada por um sommelier da Ty Warner Wine Collective dentro da adega de 14.000 garrafas no San Ysidro Ranch é uma experiência singular que qualquer conhecedor inabalável apreciará. Os visitantes do rancho, lar de uma das coleções mais raras de Chateau Y’quem, podem se maravilhar com esta alocação preciosa do mais exaltado vinho doce do mundo, que inclui a lendária safra de 1811, a supostamente mais cara branca já vendida. A adega também abriga uma coleção vertical de 70 safras de Chateau Petrus com cada garrafa produzida pela propriedade em Bordeaux desde a venerada safra de 1945.
<div style="min-width:300px;min-height:275px;" class="pmc-adm-boomerang-pub-div ad-text" data-prior…=""
Presentear vinhos de elite pode causar uma impressão, como o majestoso Chappellet 2021 Pritchard Hill Cabernet Sauvignon ou Larkmead’s Solari Cabernet Sauvignon. Baker-Briggs também aponta para Jacques-Frederic Mugnier na Borgonha. “Esses são alguns dos vinhos mais profundos e colecionáveis que existem!” proclama ele. E Roc Breia é o que ele se refere como “um dos jovens mais emocionantes da Borgonha.”
Proporcione um momento inesquecível com a colecção de celebração em edição limitada do Château Ducru-Beaucaillou (a partir de $28.000) — um impressionante conjunto que apresenta o equivalente a 100 garrafas de suas ofertas mais procuradas da histórica propriedade em Bordeaux.
Joias Ocultas
Os vinhos joia oculta podem causar um impacto. Clos Solène é de outra equipe de marido e mulher – Guillaume e Solène Fabre. Guillaume, que provém de uma família de vinicultores na França, poderia estar fazendo vinho em Bordeaux, mas foi seduzido pelo solo de Paso Robles. Capture o 2023 Hommage Blanc (apelidado de “o vinho branco para bebedores de tinto”) e o suave 2021 Fleur de Solène, uma mistura de tinto da Califórnia, enquanto ainda pode. E Phillips está “obcecada” com dois vinicultores do Condado de Santa Bárbara — James Sparks da Kings Carey e Jessica Gasca do Story of Soil e Strange Family Vineyards (que acabou de abrir a mais linda sala de degustação em Los Olivos). “Kings Carey é tão divertido e moderno, e os vinhos vão muito bem para nós,” diz ela. “E eu amo a Jessica porque ela cria vinhos verdadeiramente deliciosos e interessantes que são mais sutis.”
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid5’)
.setTargeting(‘pos’, [“btf”, “mid-articleX”, “mid”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300,250], [300,251], [620,350], [320,480], [620,366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”)
;
});
Plebiscito de Clássicos
Servir clássicos agradáveis ao público, como Silver Oak Cabernet Sauvignon e Belle Glos Pinot Noir também é essencial. “Embora esses vinhos possam não impressionar seu cunhado que persegue garrafas únicas, eles certamente atenderão às expectativas para vinhos tradicionais da Califórnia”, diz Phillips. “Eles certamente evocam o calor das festas.”