O musical em língua espanhola da Netflix, Emilia Pérez, que recentemente recebeu atenção considerável, conseguiu uma façanha notável ao ser selecionado para a lista dos 10 melhores filmes do American Film Institute (AFI) em 2025. É uma das poucas produções predominantemente em língua não inglesa a ser reconhecida em tal prestigiada lista desde sua criação em 2001, destacando-se ao lado de Maria Full of Grace e The Diving Bell and the Butterfly, outras obras notáveis que trouxeram diferentes perspectivas culturais ao cenário cinematográfico.

A inclusão de Emilia Pérez nos 10 melhores filmes de uma anuário reconhecido como o da AFI não é uma simples vitória. De acordo com as regras de elegibilidade da AFI, a narrativa pode não precisar ser apresentada na língua inglesa, desde que tenha “elementos significativos de criação e/ou produção dos Estados Unidos”. Isso levanta a questão sobre o significado de “americano” no contexto atual, onde artistas de diferentes origens se reúnem para contar histórias que ressoam com um público global. Isso se aplicaria a Zoe Saldaña e Selena Gomez, duas talentosas atrizes americanas que desempenham papéis de destaque no filme.

Os filmes que compõem a lista de 2025 são notáveis não apenas pelo seu conteúdo, mas também pela maneira como refletem a diversidade e a evolução da narrativa cinematográfica, mostrando a capacidade da indústria de abraçar histórias não convencionais que ainda se conectam com as audiências americanas. A AFI, que há anos se dedica a reconhecer o melhor do cinema, promove uma visão inclusiva que enriquece o panorama cultural.

Entre os filmes que se destacam no ranking, além de Emilia Pérez, estão outros como Wicked e Conclave da Universal, The Brutalist e Sing Sing da A24, A Complete Unknown e A Real Pain da Searchlight, Anora da Neon, e, mais impressionante, Dune: Part 2 e Nickel Boys da Amazon/MGM, que já estavam na mira da crítica e do público.

Por outro lado, grandes produções esperadas ficaram de fora da lista dos 10 melhores, incluindo Gladiator II, Blitz da Apple, The Wild Robot da Universal, Inside Out 2 da Disney/Pixar, entre outros. A ausência de filmes como Juror #2 e The Substance apenas reafirma o caráter competitivo e imprevisível do momento atual da indústria no que se refere a premiações. Porém, isso levanta uma questão intrigante: o que determina a verdadeira qualidade de um filme? Seria o reconhecimento da AFI a única métrica?

Por sua vez, o setor da televisão também apresentou sua lista de respectivos destaques. A série limitada da FX Shōgun e outras produções, como The Bear, Hacks, The Penguin e True Detective: Night Country compuseram a lista, enquanto programas notáveis como The Diplomat e Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story, assim como várias outras séries como House of the Dragon e Only Murders in the Building, não foram reconhecidos. O panorama da televisão reflete as mudanças rápidas nas preferências do público, onde o que foi uma sensação uma temporada pode não ter o mesmo impacto na seguinte.

Uma menção especial foi dada ao título Baby Reindeer, uma produção britânica que realmente conquistou o coração da crítica e do público. O presidente e CEO da AFI, Bob Gazzale, expressou que: “Os Prêmios AFI nunca se tratam de competição, mas de comunidade”. Essa declaração ressoa particularmente em um momento em que o individualismo está em alta. O foco em celebrar o poder coletivo dos artistas é de fato uma mensagem positiva e necessária para a indústria.

A avaliação e seleção dos filmes teve a contribuição de jurados de renome, como Sterlin Harjo, Gale Ann Hurd e Jane Seymour, bem como críticos respeitados. Estes foram desafiados a separar o que é nostálgico do que realmente é inovador e relevante em um cenário tão vasto.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2025, em um almoço no Four Seasons em Beverly Hills, onde artistas e cineastas poderão se reunir para celebrar suas conquistas e olhar para o futuro promissor que a indústria oferece.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *