O ano de 2024 trouxe uma diversidade impressionante de lançamentos no mundo dos games, incluindo não apenas grandes títulos AAA, mas também uma gama de experiências indie e jogos de menor escala que conquistaram o coração dos players. Contudo, como em qualquer setor, também houve espaço para lançamentos que não atingiram as expectativas e que foram mal avaliados pela crítica e pelos jogadores. Se pensarmos na relação entre o brilho e a sombra, os melhores jogos só se destacam quando podemos compará-los com aqueles que falharam de maneira estrondosa. Por isso, embarquemos em uma análise detalhada dos dez jogos que receberam as piores avaliações no Metacritic em 2024, desvendando o que não funcionou e o que nos ensinou.
Antes de revelarmos os destaques da lista de fracassos, é importante reforçar que a apreciação por um jogo considerado “ruim” não é um crime. Cada jogador possui suas preferências individuais, e o que pode ser uma decepção para a crítica pode ser uma diversão genuína para um fã. O Metacritic, embora seja uma referência na avaliação de jogos, não é infalível, e suas notas são muitas vezes acompanhadas de ressalvas. Se você se vê amando um título presente nesta lista, tudo bem – você possui um gosto diferente, e isso é válido! Aproveite o que você gosta e não se preocupe com as opiniões alheias. Vamos, então, explorar os 10 jogos que não conseguiram conquistar a crítica no Metacritic, considerando apenas aqueles que tiveram pelo menos sete avaliações.
Uma análise dos jogos decepcionantes: o que não funcionou?
O primeiro título da lista, que já provocou polêmica entre os jogadores, é um shooter no estilo “zumbis” que aparenta ter sido desenvolvido por um estúdio pequeno e que tinha tudo para ser um sucesso. No entanto, a crítica se mostrou bastante insatisfeita com a falta de profundidade no combate e na experiência de jogo, além de um matchmaking deficiente. Curiosamente, as avaliações no Steam para este jogo foram majoritariamente positivas, o que pode indicar que os desenvolvedores realizaram melhorias após o lançamento.
Outra decepção notável foi Grindstone, um jogo de luta no estilo samurai 1v1. Embora a premissa seja interessante, as análises apontaram uma carência significativa de conteúdo, além de problemas com a câmera em combate. Um revisor chegou a afirmar que a experiência se assemelhava a um jogo em acesso antecipado vendido como um produto completo. Uma crítica que realmente deixa uma marca.
Funko Fusion, que chegou a ser aguardado com expectativa, não cumpriu o prometido. O título, que deveria oferecer uma aventura divertida misturando diferentes franquias, resultou em um jogo de ação em terceira pessoa que se mostrou entediante e cheio de problemas, onde os jogadores se viam enfrentando os mesmos inimigos repetidamente. Uma recomendação clara dos críticos foi para que os jogadores optassem por gastar seu dinheiro em uma pizza e assistissem a um dos filmes incluídos na coleção, ao invés de investir em Funko Fusion.
É impressionante observar que um dos jogos mais aclamados do ano, o remake de Silent Hill 2, foi lançado ao lado de Silent Hill: The Short Message, um título de horror em primeira pessoa que foi rapidamente esquecido pela maioria dos jogadores. A falta de substância no jogo, mesmo sendo gratuito e curto, não conseguiu evitar que este se tornasse um dos fracassos de 2024.
Outro exemplo de frustração entre os gamers foi Solar Crown, o novo título da série Test Drive Unlimited, que falhou miseravelmente com problemas técnicos e a experiência online que se mostrou simplesmente insuportável em seu lançamento. Com três datas de lançamento diferentes dependendo do quanto o jogador estava disposto a pagar, a situação só piorou a reputação do jogo.
Wrath of the Mutants, um lançamento que queria capitalizar em cima da popularidade do filme TMNT Mutant Mayhem, acabou se revelando um port sem alma do jogo de arcade de 2017. O resultado não tinha a profundidade necessária para cativar os fãs da famosa franquia. Pneumata, um jogo de terror desenvolvido por apenas uma pessoa, teve mérito ao ser lançado, mas mesmo assim foi criticado por design ruim de níveis e inteligência artificial decepcionante.
Taxi Life: A City Driving Simulator prometia uma experiência visualmente atraente ao permitir que jogadores conduzissem um táxi em Barcelona. Infelizmente, a jogabilidade se revelou rasa e sem graça, à altura de jogos de transporte muito superiores. Como um fã de Crazy Taxi, a falta de músicas icônicas e de saltos grandiosos foi um duro golpe para as expectativas.
Por fim, Wacky World of Sports, embora apresentasse personagens carismáticos do Looney Tunes, ficou aquém em termos de jogabilidade e variedade, com apenas quatro esportes disponíveis e uma impressão visível de desleixo. Nas palavras da crítica, seria mais agradável assistir a clipes de Bugs e Daffy no YouTube, em vez de perder tempo com este jogo.
Reflexões Sobre o Cenário dos Jogos em 2024: Expectativas e Frustrações
Após analisarmos esses dez jogos, é claro que 2024 teve de tudo na indústria dos videogames: obras-primas e decepções acentuadas. Esses títulos demonstram a linha tênue que existe entre uma expectativa criada e o resultado final. Os desenvolvedores precisam estar atentos às necessidades e desejos dos jogadores, buscando sempre a inovação e a qualidade, pois, ao ignorar essas verdades fundamentais, podem facilmente cair no esquecimento.
É sempre saudável manter em mente que a experiência de cada jogador é única. O que uma crítica pode rotular como um fiasco pode ser uma fonte de entretenimento para outro. O importante é a diversidade de opiniões e estilos que a indústria dos jogos proporciona, especialmente em um cenário cada vez mais cheio de opções. Com isso, não podemos deixar de celebrar também os jogos menos favorecidos, que, de alguma maneira, nos ensinam sobre o que queremos e o que definitivamente não queremos em nossas experiências lúdicas.
Em conclusão, embora tenhamos visto algumas das piores avaliações do ano, isso não diminui o fato de que 2024 foi um ano repleto de lançamentos interessantes em diversas frentes. Que futuro nos aguarda em 2025? Somente o tempo dirá, mas uma coisa é certa: os jogadores continuarão a exigir mais e melhores experiências, enquanto os desenvolvedores precisam estar prontos para atender a essas demandas.
Para mais informações sobre o cenário de jogos e avaliações, confira Metacritic.