No último dia 6 de dezembro de 2024, o mundo do cinema foi abalado por uma notícia trágica. O presidente do Tyler Perry Studios, Steve Mensch, de 62 anos, faleceu em um acidente aéreo enquanto pilotava seu pequeno avião na costa do Golfo da Flórida. A confirmação da sua morte veio no dia seguinte, através de um comunicado oficial do estúdio, que expressou profunda tristeza pela perda de um querido colega. “Steve foi um membro precioso da nossa equipe por mais de oito anos e era muito amado na comunidade de Atlanta. É difícil imaginar não vê-lo sorrindo pelos corredores. Sentiremos sua falta. Nossos corações estão com a sua família e os incluímos em nossas orações”, declarou o estúdio.


Avião acidentado do executivo do Tyler Perry Studios
Nesta foto fornecida pelo Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados da Flórida, um avião monomotor de asas fixas repousa de cabeça para baixo após ter colidido na West White Dogwood Drive, próximo à interseção da US-98, em Homosassa, Flórida, no dia 6 de dezembro de 2024.
Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados da Flórida via AP

O acidente ocorreu na cidade de Homosassa, localizada a aproximadamente 60 milhas ao norte de Tampa. Informações reportadas mostram que o avião pousou de forma irregular, ficando de cabeça para baixo em uma estrada local. As investigações sobre a causa do acidente estão sendo conduzidas pela Administração Federal de Aviação (FAA) e pelo Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB). De acordo com os registros da FAA, o avião monomotor Vans RV-12IS estava registrado no nome de Mensch, em seu endereço residencial no subúrbio de Fayetteville, Atlanta.

Steve Mensch foi uma figura fundamental para a indústria cinematográfica em Georgia, participando ativamente da defesa e manutenção do crédito fiscal cinematográfico do estado, que supera 1 bilhão de dólares por ano. Esses incentivos generosos fizeram de Georgia um dos locais mais procurados para a produção de filmes e televisão nos Estados Unidos.

A trajetória de Mensch na indústria do entretenimento começou com seu trabalho na Feature Systems, uma empresa que fornece equipamentos para o setor cinematográfico. Após isso, ele foi contratado pela Turner Broadcasting, onde gerenciou operações de estúdio, sendo mais tarde promovido a diretor de parcerias de produção estratégica. Durante esse período, Mensch começou a defender a ampliação do apoio governamental para produções cinematográficas e televisivas.

Ric Reitz, ator e um dos responsáveis pela criação dos créditos fiscais, comentou em entrevista ao Atlanta Journal-Constitution que Mensch foi essencial para o marketing do estado antes das Olimpíadas de Atlanta em 1996 e também foi um dos fundadores da Georgia Production Partnership, um grupo de lobby que representa a indústria de entretenimento. “Ele estava formulando a visão para o mercado antes das Olimpíadas e queria reunir pessoas da comunidade para tornar Georgia competitiva”, comentou Reitz. “Mensch foi um personagem importante no nosso crescimento, transformando nossa região em um forte mercado de cinema e TV.”

Após contribuir por um ano no planejamento e construção de um grande estúdio na China e uma breve passagem ajudando a abrir o Third Rail Studios nos arredores de Atlanta, Mensch foi recrutado por Tyler Perry em 2016 para criar e gerenciar seu estúdio homônimo. Esta instalação se estende por 330 acres de um antigo quartel do exército adquirido por Perry em 2015.

Curiosamente, Mensch faleceu no mesmo dia em que Tyler Perry lançou o filme “The Six Triple Eight”, uma emocionante drama de guerra sobre uma batalhão predominantemente feminino e afro-americano da Segunda Guerra Mundial. A produção desse filme foi realizada integralmente nos estúdios de Atlanta. Steve Mensch deixa sua esposa, Danila, e três filhos, que agora enfrentam a dor pela perda de um marido e pai exemplar.

Essa tragédia ressalta a fragilidade da vida, mesmo em um ambiente repleto de glamour e sucesso, como o da indústria cinematográfica. O legado de Steve Mensch não apenas viverá na sua contribuição para o cinema, mas também no carinho que ele despertou em todos que tiveram a sorte de conhecê-lo.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *