A atmosfera no Dongdaemun Design Plaza, em Seul, não poderia ser mais eletrizante. Piliado de fãs, influenciadores e repórteres, o local estava ornamentado com uma imponente boneca Young-hee, um dos ícones da primeira temporada de Squid Game . No entanto, apesar da festa e da expectativa pela sequência de uma das séries de maior sucesso da Netflix, havia um som ominoso no ar, simbolizado pela gravidade das crises políticas que afligiam a Coreia do Sul, motivo pelo qual o diretor e criador da série, Hwang Dong-hyuk, não hesitou em trazer à luz durante a coletiva de imprensa.

“Estamos vivendo um turbilhão político na Coreia, e estou aqui com o coração pesado,” declarou Hwang. Com as manifestações tomando conta das ruas, ele expressou preocupação se, diante da turbulência política, os jornalistas realmente compareceriam ao evento. Sua inquietação foi respondida com a presença massiva da mídia, mas nem isso diminuiu o tom sério de sua mensagem.

A segunda temporada de Squid Game promete aprofundar suas críticas sociopolíticas, traçando paralelos com eventos globais contemporâneos, conforme Hwang enfatizou. “Estou ciente de que estamos liberando este show em um momento delicado, e sinto que é o destino”, afirmou ele, ressaltando que o conteúdo teve um “afunilamento deliberado” das críticas sociais, refletindo o crescente clima de “conflito, divisão, revoltas e guerras” que domina a sociedade moderna.

A Coreia do Sul, desde a última terça-feira, enfrentou uma crise política sem precedentes após o presidente Yoon Suk Yeol declarar a lei marcial, uma decisão que foi rapidamente cancelada, mas que acendeu a indignação popular. Quando os legisladores se reuniram novamente para discutir o impeachment do presidente, milhares de manifestantes tomaram suas posições em frente à Assembleia Nacional, contrastando com a postura dos membros do partido governante que boicotaram a votação para impeachment.

Hwang expressou sua impotência ao descrever esse cenário frustrante, que muitos analistas e membros da oposição consideram apenas uma medida temporária e sem respaldo constitucional que pode prolongar a crise. “É incompreensível e estou furioso como cidadão coreano”, confessou ele. Enquanto a tensão política cresce, a comunidade artística da Coreia do Sul se une em protesto, com mais de 2.500 figuras do setor assinado uma petição pedindo o impeachment e a prisão de Yoon.

“Precisamos tomar as ruas”, exclamou Hwang, enfatizando que a responsabilidade pela declaração da lei marcial não pode ficar impune. Ele destacou que espera que a Coreia consiga se reerguer a um estado de estabilidade, para que as pessoas possam desfrutar de um período de festividades ao final do ano.

O lançamento da segunda temporada de Squid Game não serve apenas como um entretenimento; ele reflete as questões atuais que marcarão todo o mundo. O diretor se preocupou em tornar a nova temporada provocativa, tal como a sua antecessora. Hwang declarou que o enredo não será apenas uma representação da luta pela sobrevivência, mas sim uma impacto constante e pertinente, onde o entretenimento e a crítica social se entrelaçam.

Em meio a esse cenário, a estreia de Squid Game se transforma em um evento multifacetado que nos força a refletir sobre a fragilidade da democracia e os valores humanos. “Assistir a segunda temporada será tão impactante quanto acompanhar as notícias”, disse Hwang, sublinhando a importância de se conectar com a realidade fora das telas.

As interações e os elogios ao elenco e à produção do programa mostraram que o show ainda detém um espaço significativo na cultura popular. Lee Jung-jae, o icônico protagonista da série, expressou sua alegria em participar desse projeto que se torna cada vez mais relevante. Ele comentou que o clima de expectativa estava palpável, e que a pressão da produção estava quase aliviada quando as câmeras começaram a rodar. Além disso, o diretor Hwang, que já passou por um desgaste emocional intenso durante a produção anterior, expressou que novos desafios surgiram, mas de forma que valesse a pena.

O primeiro episódio dessa segunda temporada será lançado em 26 de dezembro, prometendo dar continuidade à intensa rivalidade entre os personagens principais e seus desafios inexplorados. Hwang afirma que a essência da série se mantém, mas com um novo nível de profundidade e complexidade nas relações entre os personagens, refletindo mudanças sociais dentro e fora da tela.

Por meio dessas narrativas, Hwang espera que os espectadores não apenas se divirtam, mas também reconheçam as lutas e desigualdades que dominam a sociedade contemporânea. Assim, a segunda temporada de Squid Game se transforma em um microcosmo das tensões do nosso mundo atual, convidando o público a refletir sobre seus próprios contextos políticos e sociais.

Hwang Dong-hyuk, criador, roteirista e diretor de ‘Squid Game’ comparece à estreia mundial da segunda temporada em 9 de dezembro de 2024, em Seul, Coreia do Sul.
Chung Sung-Jun/Getty Images

Com uma mistura de alegria e preocupação, a expectativa para a nova temporada de Squid Game também reflete um momento único na história da Coreia do Sul, onde os dramas sociais e políticos se entrelaçam de forma inegável. Os eventos do dia da estreia não apenas lançam a tão esperada continuação, mas também nos lembram das batalhas em curso pela justiça e pela verdade no mundo real.

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