gettyimages-1312137025.jpg
Para muitos usuários de cartão de crédito, um plano de anistia de dívidas pode valer a pena ser considerado neste mês.
Getty Images/iStockphoto

A dívida de cartão de crédito continua a aumentar, com os saldos crescendo em $24 bilhões no terceiro trimestre de 2024, de acordo com o Federal Reserve. Os americanos agora devem um recorde de $1,17 trilhões, na medida em que os consumidores recorrem aos seus cartões de crédito para enfrentar as consequências das altas da inflação na era pós-pandêmica. As taxas de inadimplência também permanecem elevadas, mesmo após uma leve melhora para os cartões no terceiro trimestre.

Para os americanos afogados em dívidas, opções como consolidação das dívidas e outras formas de alívio da dívida podem parecer uma boa maneira de melhorar sua situação financeira. Algumas dessas soluções, como a anistia da dívida, podem oferecer milhares de dólares em economia – e podem valer a pena ser consideradas neste mês de dezembro.

“A anistia da dívida é quando um credor perdoa ou apaga parte da sua dívida”, explica Sean Fox, presidente de resolução de dívidas na Achieve, uma empresa de finanças pessoais. “É muito improvável que um emissor de cartão de crédito perdoe completamente a dívida, mas negociar por uma redução do que você deve é possível e é chamado de resolução de dívidas ou acordo de dívidas.”

Se você está tentando decidir se precisa desse tipo de alívio da dívida, é útil considerar algumas razões pelas quais especialistas acreditam que buscar a anistia da dívida de cartão de crédito pode valer a pena neste mês de dezembro.

Comece a enfrentar sua dívida de cartão de crédito aqui agora.

Três motivos que fazem dezembro ser o mês propício para buscar anistia da dívida de cartão de crédito

Está em dúvida se agora é a hora certa de buscar a anistia da dívida de cartão de crédito? Aqui estão cinco razões que podem fazer você repensar sua decisão:

Negociações para alívio das dívidas podem ser mais fáceis em dezembro

Os consumidores que buscam a anistia da dívida devem negociar com as empresas de cartões de crédito para conseguir que elas concordem com um plano. “Às vezes, os credores concordam em aceitar menos e efetivamente reduzir o valor devido”, explica Michael Sullivan, consultor de finanças pessoais da Take Charge America, uma agência de aconselhamento e gestão de dívidas.

Embora Sullivan avise que os credores nem sempre ofereçam essa opção, e às vezes possam recorrer a alternativas como a execução de salários, ele acredita que você pode ter uma vantagem ao tentar negociar seu acordo em dezembro, em vez de esperar até o novo ano.

“Dezembro não é um mês popular para os consumidores buscarem o alívio da dívida”, diz ele. “A maioria dos consumidores está tentando passar pelas festas de fim de ano e manter os gastos. Janeiro é um período movimentado, assim, um consumidor pode, certamente, conseguir mais atenção e uma resposta mais rápida em dezembro”.

Se você é um candidato para alívio da dívida, poder progredir rapidamente no processo de negociação é um incentivo importante para agir mais cedo do que tarde.

As taxas de juros provavelmente continuarão elevadas

A taxa média de juros dos cartões de crédito é de 23,37%. Altas taxas são uma das razões pelas quais a dívida de cartão de crédito é tão desafiadora para ser quitada, e é provável que essas taxas se mantenham. “As pessoas que têm dívidas estão pagando 20% a mais do que o preço de compra dos itens comprados com seus cartões de crédito”, explicou Fox. “Embora as taxas tenham caído ligeiramente, ainda estão acima de 20% e não há previsão de quedas significativas tão cedo.”

Para consumidores que esperam que taxas mais baixas tornem a dívida mais gerenciável, o sinal do Fed sobre uma abordagem mais cautelosa em relação aos cortes nas taxas em 2025 é decepcionante. Em vez de continuar a esperar por um corte que pode não estar a caminho — e pagando taxas elevadas sobre dívidas insustentáveis nesse meio-tempo — buscar a anistia agora pode ser uma melhor solução.

Você pode começar a melhorar seu score de crédito

O alívio da dívida não é isento de consequências. “Isso pode impactar negativamente seu score de crédito e limitar sua capacidade de obter quaisquer empréstimos futuros”, avisa Domenick D’Andrea, AIF, CRC, CPFA, consultor financeiro e cofundador da DanDarah Wealth Management. No entanto, seguir em frente e aceitar essas consequências agora pode ser o primeiro passo em direção à recuperação, e dar esse passo pode colocá-lo em uma trajetória de melhorias financeiras ao invés de permanecer estagnado na incerteza.

“A resolução da dívida pode impactar negativamente os scores de crédito por um período temporário”, diz Fox. “Contudo, as pessoas que estão considerando a resolução de dívida geralmente já possuem um score de crédito ruim ao ingressar em um programa. Uma vez que o consumidor paga a liquidacão, os scores geralmente aumentam rapidamente.”

Você pode começar o ano com um novo início

Finalmente, a razão mais óbvia para buscar a anistia da dívida de cartão de crédito é tomar as rédeas do seu problema e iniciar o novo ano com um novo começo. Um dos maiores erros na busca por alívio das dívidas é adiar e continuar a fazer pagamentos em dívidas que nunca serão quitadas de maneira razoável. Isso apenas resulta em um desperdício de boas oportunidades financeiras quando algumas das melhores empresas de alívio de dívidas poderiam ajudá-lo a resolver seu problema e parar de desperdiçar dinheiro com juros sem fazer progressos na dívida principal.

“Se você decidir que o alívio da dívida é a única maneira de sair da situação atual, então que melhor maneira de começar o novo ano”, aconselha D’Andrea. Sullivan concorda que há pouco benefício em procrastinar, afirmando que “a melhor hora para buscar uma solução financeira é sempre hoje”.

Comece agora mesmo sua jornada de alívio das dívidas.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *