“`html
Abaixo estão os cinco principais aspectos do editor executivo do The Hollywood Reporter (prêmios) Scott Feinberg sobre o anúncio de ontem das nominations para o Globo de Ouro 2025 na categoria de filmes.
1. Emilia Pérez retorna com força total
Na última semana, uma enxurrada de anúncios de prêmios revelou que os principais grupos de críticos em ambas as costas, o New York Film Critics Circle e a Los Angeles Film Critics Association, além dos Gotham Awards e do National Board of Review, praticamente ignoraram Emilia Pérez. No entanto, o musical espanhol da Netflix renasceu no domingo com um sweep dos European Film Awards, e na segunda-feira conquistou impressionantes 10 nomeações para o Globo de Ouro, superando as nove de Barbie para estabelecer um novo recorde histórico na categoria musical/comédia (encostando-se a apenas uma de diferença do recorde geral de drama, que pertence a Nashville).
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid-article1”, “mid-articleX”, “mid”, “mid-article”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300, 250], [2, 2], [300, 251], [620, 350], [2, 4], [4, 2], [320, 480], [620, 366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});
Histórias Relacionadas
Era amplamente esperado que o filme altamente incomum conseguisse oito nomeações — para melhor musical/comédia, diretor (Jacques Audiard), roteiro, filme não-inglese, trilha sonora original, “El Mal” na categoria de canções, Karla Sofía Gascón como melhor atriz (que se torna a primeira intérprete trans a ser nomeada para um Globe) e Zoe Saldaña na categoria de atriz coadjuvante — mas também conquistou uma segunda nomeação para atriz coadjuvante, para Selena Gomez, e uma segunda canção nomeada, para “Mi Camino”.
Audiard sofreu as rédeas como indicado em cinco categorias, o que é o mesmo que qualquer outro filme exceto por The Brutalist da A24 (sete) e Conclave da Focus (seis): como produtor de uma indicada a melhor filme e de um indicado a melhor filme não-inglese, como melhor diretor, como roteirista e como co-autor de “El Mal”.
2. A organização do Globo de Ouro mostra que não é a HFPA
A forte apresentação de Emilia Pérez, mais outras indicações significativas para o filme brasileiro da Sony Classics I’m Still Here (Fernanda Torres para melhor atriz no drama) e o filme indiano da Janus/Sideshow All We Imagine as Light (Payal Kapadia para melhor diretor), ocorre na sequência das indicações do Globo de Ouro do ano passado, nas quais três dos seis indicados a melhor filme de drama eram filmes não-ingleses.
As indicações ao Globo de Ouro sempre foram votadas principalmente por não-americanos. Mas até o ano passado, as indicações do Globo de Ouro eram determinadas exclusivamente pela Hollywood Foreign Press Association, um grupo de menos de 100 pessoas baseado em Los Angeles. A HFPA operava como um clube, onde cliques de membros frequentemente se uniam para impulsionar os maiores nomes de Hollywood. Isso tornava a cerimônia mais divertida para os membros e tornava a transmissão mais propensa a gerar grandes audiências.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-dsk-tab-mid-article2-uid1’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid”, “mid-article2”, “mid-articleX”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article2”)
.addSize([[300, 250], [300, 251], [620, 350], [2, 4], [4, 2], [320, 480], [620, 366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});
Mas esse tipo de coordenação parece ter diminuído consideravelmente desde que a HFPA foi vendida e seus membros foram, de alguma forma, excluídos ou absorvidos pela nova organização do Globo de Ouro. Hoje, a membresia do Globo de Ouro é composta por 334 jornalistas de todo o mundo, e as indicações não são determinadas apenas por eles, mas também por críticos Não-membros — muitos dos quais são escolhidos da FIPRESCI, uma federação internacional de críticos de cinema que assistem a muitos dos principais festivais de cinema ao redor do mundo — que não estarão no show e cujos gostos são diferentes dos da antiga HFPA.
3. Um terço das indicações para diretores são mulheres
O Globo de Ouro possui múltiplas categorias em várias áreas (separando dramas e musicais/comédias), mas, como todo outro grande prêmio, apenas uma categoria para diretores. Portanto, é muito notável que os votantes nomearam duas mulheres para melhor diretor — Payal Kapadia por All We Imagine as Light e Coralie Fargeat pela MUBI em The Substance — em detrimento de muitos homens que eram amplamente vistos como apostas mais fortes, incluindo Ridley Scott por Gladiator II, Denis Villeneuve por Dune: Part Two, Jon M. Chu por Wicked e RaMell Ross por Nickel Boys.
Curiosamente, enquanto o filme de Fargeat também foi indicado a melhor filme (musical/comédia) e ela mesma foi indicada para melhor roteiro, o filme de Kapadia não foi indicado também a melhor filme (drama) e ela mesma não foi indicada para melhor roteiro. No entanto, All We Imagine as Light é nomeado para melhor filme não-inglese — uma categoria que virtualmente dominou nas indicações anteriores — oposta, entre outros, a Emilia Pérez.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid2’)
.setTargeting(‘pos’, [“btf”, “mid-articleX”, “mid”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300, 250], [300, 251], [620, 350], [320, 480], [620, 366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”);
});
4. Impulsos Necessários
Vários filmes que receberam indicações ao Globo precisavam disso, pois tiveram um desempenho abaixo do esperado até agora. Por exemplo, The Substance. Sua apresentação com cinco nomeações — melhor filme musical/comédia, diretor, atriz (Demi Moore), atriz coadjuvante (Margaret Qualley) e roteiro — é um enorme impulso para esta sátira de horror corporal de Hollywood, e pode bem fazer com que eleitores de outros grupos de premiação priorizem assisti-lo.
O A Complete Unknown, da Searchlight, por sua vez, foi um lançamento tardio e teve apenas espaços nas listas dos 10 melhores da AFI e NBR confirmando que estava ressoando — até que o Globo o nomeou para melhor filme de drama, melhor ator (Timothée Chalamet) e melhor ator coadjuvante (Edward Norton).
O The Apprentice, da Briarcliff/Rich Spirit, foi amplamente ignorado até segunda-feira, quando Sebastian Stan foi nomeado para melhor ator de drama e Jeremy Strong para melhor ator coadjuvante. Também recebeu duas indicações: o The Last Showgirl da Roadside, com Pamela Anderson fazendo a escolha como melhor atriz de drama e a canção Miley Cyrus “Beautiful That Way” ganhando uma vaga de melhor canção original.
Kate Winslet entrou de fininho na categoria de melhor atriz de drama como única indicada do Lee da Roadside. E September 5 estava ausente não apenas dos recentes anúncios de prêmios (salvo por um prêmio de melhor edição do LAFCA), mas até mesmo do anúncio do Globo, até que foi incluído na última categoria que foi anunciada: melhor filme de drama, pela qual foi escolhida em vez de outros títulos, como Gladiator II, outro grande aspirante a prêmios da Paramount.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid3’)
.setTargeting(‘pos’, [“btf”, “mid-articleX”, “mid”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300, 250], [300, 251], [620, 350], [320, 480], [620, 366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”);
});
5. Socos Duro
Falando nisso, Gladiator II recebeu indicações apenas por realização cinematográfica/box-office e Denzel Washington na categoria de ator coadjuvante — nada de melhor filme de drama, nada de Ridley Scott como melhor diretor, nada de Paul Mescal como melhor ator de drama e nada de trilha sonora. Isso é pesado.
O filme da A24 Sing Sing também teve um desempenho abaixo do esperado. Colman Domingo é finalista como melhor ator de drama, mas o filme ficou fora da corrida de melhor filme de drama, e também não conseguiu indicações para seu roteiro, canção original “Like a Bird” e ator coadjuvante Clarence Maclin.
Totalmente ausente das indicações: Hard Truths da Bleecker Street (Marianne Jean-Baptiste era amplamente esperada como indicada a melhor atriz de drama), The Piano Lesson da Netflix (a maioria dos analistas previu Danielle Deadwyler como indicada a melhor atriz coadjuvante) e ambos os veículos de Saoirse Ronan de 2024, Blitz da Apple e The Outrun da Sony Classics.
Nota: A produtora do Globo de Ouro Dick Clark Productions é de propriedade da Penske Media Eldridge, uma joint venture entre Penske Media Corporation e Eldridge, que também possui The Hollywood Reporter.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘nativecontent’, ‘gpt-dsk-native-article-bottom-uid6’)
.setTargeting(‘pos’, ‘article-bottom-dsk-tab’)
.setSubAdUnitPath(“native/article-bottom”)
.addSize([[6, 6]])
.exemptFromSleep();
});
Newsletters THR
Inscreva-se para receber as notícias do THR diretamente em sua caixa de entrada todos os dias
Mais do The Hollywood Reporter
“`