[Esta história contém grandes spoilers até Dune: Prophecy temporada um, episódio quatro.]
Para aqueles cuja experiência com a Dune se limita aos dois filmes de Denis Villeneuve, o último episódio da série prequela da HBO Dune: Prophecy foi provavelmente um choque inesperado, não apenas pelas ações violentas do personagem de Travis Fimmel, Desmond Hart, que incinerou vários membros de casas imperiais, ou pela cena em que a Mãe Superior Valya (Emily Watson) basicamente grita seu tio até a morte, mas também devido à presença marcante dos membros da Casa Harkonnen, Harrow e Evgeny, considerados a mais mortal das casas no vasto universo de Dune.
Interpretados por Edward Davis e pelo famoso ator de Game of Thrones Mark Addy, Harrow e Evgeny da Casa Harkonnen apresentam traços distintos e personalidades completamente opostas. Essa discrepância se torna ainda mais evidente quando os comparamos com Vladimir Harkonnen e seu sobrinho Feyd-Rautha, interpretados nas adaptações cinematográficas de Villeneuve por Stellan Skarsgard e Austin Butler. Os Harkonnens, nesse ponto da linha do tempo, são retratados de forma sombria, carecas e sem cor, enquanto os personagens de Dune: Prophecy são igualmente sombrios, mas ainda apresentam uma aparência relativamente comum e baixa-estatura em comparação com a opulência e a grandiosidade das casas imperiais.
Certamente, a posição da Casa Harkonnen mudará ao longo do tempo—se não na série, certamente em algum momento nos 10 mil anos entre o programa e os filmes. A mudança é prematura para Evgeny Harkonnen, que já passa de vivo a morto, levantando uma questão curiosa que permeia esses épicos de fantasia da HBO: por que será que a emissora costuma eliminar esses personagens logo na primeira temporada? Essa e outras questões pertinentes sobre o que significa ser um Harkonnen serão respondidas nas declarações dos mais recentes integrantes da série—e, no caso de Addy, representando também a mais recente perda no elenco.
***
Como você se preparou para se tornar um Harkonnen?
EDWARD DAVIS Eu já tinha assistido ao primeiro filme, mas quando recebi a vaga, comprei imediatamente o livro, que não havia lido. Também adquiri o audiolivro, que mergulhei de cabeça. Acredito que audiolivros são uma excelente maneira de se inserirem em um novo universo. Além disso, criei uma playlist para Harrow…
O que tinha nessa playlist?
DAVIS A primeira música é “Bela Lugosi is Dead” da Bauhaus. Tentei encontrar algumas músicas punk que o fizessem se sentir legal e que provavelmente ele não quisesse que os outros soubessem que estava ouvindo. (risos) Mas eu estava apenas um pouco familiarizado com o mundo de Dune, e achei que essa era a posição perfeita para estar. Você está lá, no meio, mas não está apavorado com a perspectiva de “fazer” um trabalho que faça jus à história original.
Mark, e quanto ao seu processo?
MARK ADDY Fui escalado relativamente tarde. Tive uma conversa com [a showrunner Alison Schapker], e uma semana depois, estava passando por moldagem da cabeça e já me vi no meio da produção. Não havia lido os livros, mas assisti aos dois filmes… A Alison conhece Dune profundamente. Ela me deu um entendimento sobre os motes que guiam um Harkonnen, o que foi muito útil. Em sua explicação, percebi por que ele é esse homem amargo e retorcido e porque ele culpa Valya pela queda e pela vergonha da família. O primeiro episódio [da série] contém uma grande quantidade de exposição, mas isso é para ajudar aqueles que não estão familiarizados com o material. Você precisa proporcionar a eles uma chance de entender esse mundo e como ele funciona. Há muito o que absorver nesse primeiro episódio, mas logo você se vê imerso na história.
Você se preocupou que poderiam fazer você banhar na gosma negra como o Stellan Skarsgård?
ADDY Felizmente, só tive que lidar com a cadeira flutuante!
Edward, você necessita levar em conta a versão da Casa Harkonnen que conhecemos um milênio e dez mil anos antes quando está interpretando um deles agora?
DAVIS Sim e não. A lacuna de 10 mil anos realmente ajuda a libertá-lo de qualquer tipo de tentativa de fazer com que cada detalhe se encaixe perfeitamente. Mas, ao mesmo tempo, há uma enorme alegria ao encontrar pequenos pontos de similaridade entre os personagens ao longo das eras. Por exemplo, na primeira vez que encontramos Harrow, ele é referido pelo imperador como “Barão Harkonnen.” Portanto, os espectadores que assistiram ao filme dirão: “Espere, isso é o Barão Harkonnen desta época? Isso é tão diferente!” O que é ótimo é que o público preenche o próprio vazio. O ator não precisa fazer tanto trabalho para isso. Ao mesmo tempo, no entanto, há uma leve similaridade na fisicalidade. Não estou me chamando de Austin Butler, mas existe algo entre Harrow e Feyd-Rautha. Harrow quase parece o primo mais fraco.
ADDY Uma coisa que realmente ajudou foi o vestuário. Eles eram simplesmente incríveis. É em grande parte de pele e couro de baleia que estamos usando. Isso proporciona uma sensação bastante distinta, em comparação com algumas das roupas mais imperiais que as pessoas estão usando. Você quase consegue sentir o cheiro de peixes apenas pela aparência delas. Há essa sensação de que as residências dos Harkonnen são frias e sombrias. Enquanto você está dentro, sentia que podia até sentir o cheiro da carne de baleia.
DAVIS Sara-Sofie Boussnina (que interpreta a Princesa Ynez) desenvolveu um hábito adorável de fingir que eu exalava peixe toda vez que me aproximava dela.
Edward, Harrow tem um primeiro plano ao grande centro do episódio. Ele está aqui antes do imperador para fazer uma acusação ousada, mas acaba sendo eclipsado por Desmond Hart.
DAVIS Há um momento crucial em que Harrow está fazendo tudo da maneira correta. Ele está prestes a explicar as regras do Kanly, que é uma espécie de livro de regras de vingança neste mundo. Ele é interrompido pela pessoa que toca a trombeta e é zombado por ser um Harkonnen, basicamente. É como se houvesse um ponto de inflexão em que ele percebe que foi feito de pato. Ele sabe que ele está sendo usado como um peão. E ele decide: “Não. Eu vou levar isso para mim mesmo.” Mas, é claro, Desmond Hart derrete uma porção de pessoas, e tudo dá errado. Mas é nesse momento em que as sementes são plantadas. É uma boa janela para ver a baixa autoestima de Harrow. Leva muito para ele se preparar para acusar a casa imperial e então ele não consegue. E ahora ele testemunha essa horrenda carnificina. Eu acho que ele tomaria isso como algo pessoal. Ele se sentiria como se tivesse falhado. Então, quando ele retorna para casa e Evgeny ri dele? Bem, é isso. Ele está acabado. Ele atingiu seu ponto mais baixo. É um lugar interessante para deixá-lo para o resto da temporada.
Que passos você consegue antecipar sobre o que está por vir?
DAVIS Não posso falar muito. Só aconselharia os espectadores a não subestimar Harrow. Ele pode parecer um Feyd-Rautha patético, mas ele é um Harkonnen, afinal.
Mark, eu tenho um problema com a HBO trazendo você para estes imensos épicos só para eliminá-lo na primeira temporada.
ADDY Eu também tenho um problema com isso! (risos) Seria bom permanecer um pouco mais, ocasionalmente! Mas essa é a grande vantagem nesses programas e em seus personagens incríveis, mesmo que eles sejam de curta duração. Apenas ter a oportunidade de dar vida a eles por um curto período de tempo já é empolgante o suficiente. É nosso trabalho fazer com que os mundos em que vivemos pareçam reais. Seja em Westeros ou no universo de Dune , precisamos fazer com que pareça que está habitado por pessoas reais. Esse é o desafio do trabalho e também a alegria dele.
Mas você poderia falar com alguém sobre um prequel de Robert Baratheon em Game of Thrones?
ADDY O problema é que, se voltássemos ao tempo em que Robert era jovem e forte, eles não vão me escalar para o papel.
Vamos lá, Mark Ruffalo é o Hulk. Temos a tecnologia.
ADDY Eu perguntei a Mark Coulier, que fez os próteses: “Você pode fazer isso da outra forma?” E ele disse: “Bem… não é tão bem-sucedido assim.” (risos) Então, não estoy vendo isso acontecendo.
***
Dune: Prophecy libera novos episódios aos domingos às 21h no HBO/Max, disponível em streaming no Max.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads.defineSlot(‘nativecontent’, ‘gpt-dsk-native-article-bottom-uid6’).setTargeting(‘pos’, ‘article-bottom-dsk-tab’).setSubAdUnitPath(“native/article-bottom”).addSize([[6,6]]).exemptFromSleep();
});
THR Newsletters
Inscreva-se para receber as notícias da THR diretamente na sua caixa de entrada todos os dias