A crescente preferência dos americanos por veículos grandes, especialmente SUVs e picapes altas, está criando um cenário preocupante em termos de segurança para pedestres. Um recente estudo conduzido pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) analisou dados de mais de 200 acidentes envolvendo veículos e pedestres nos Estados Unidos, concluindo que essa tendência está exacerbando os riscos de ferimentos graves em colisões. O estudo revela que a magnitude das lesões em pedestres nos EUA é substancialmente maior quando comparada aos riscos observados em países europeus, onde os veículos tendem a ser menores e, portanto, menos perigosos para os pedestres.
Os pesquisadores do IIHS revisaram 202 acidentes ocorridos entre 2015 e 2022 em quatro estados diferentes, analisando a relação entre a gravidade das lesões e a velocidade do impacto. A altura do capô dos veículos foi mensurada para entender como essa variável influencia os resultados em termos de ferimentos em pedestres. De acordo com o presidente do IIHS, David Harkey, “um pequeno aumento na velocidade do acidente pode amplificar consideravelmente o perigo para um pedestre. Nossa predileção por SUVs e picapes altas nos EUA intensificou esse efeito”.
Embora já se soubesse que a velocidade do impacto aumenta o risco de lesões em pedestres, o IIHS realizou este estudo para fornecer uma estimativa atualizada dos riscos de ferimentos em pedestres em diferentes níveis de severidade, considerando o design evolutivo dos veículos atualmente em circulação nas estradas dos EUA. Os resultados demonstraram que, juntamente com a velocidade do impacto, a altura do capô dos veículos tem grande influência na gravidade das lesões. O estudo indicou que um aumento na altura do capô aumenta a probabilidade não apenas de lesões moderadas, mas também de lesões graves em pedestres.
Citando dados específicos do estudo, quando uma picape média — cuja altura do capô é cerca de 33 centímetros maior do que a maioria dos carros — colide com um pedestre a 43 km/h, há uma chance de 83% de o pedestre sofrer lesões moderadas e 62% de sofrer lesões graves, em comparação com 60% e 30%, respectivamente, se o veículo fosse um carro de altura média. Sam Monfort, o estatístico sênior do IIHS e autor principal do estudo, observou que, embora os SUVs estejam se tornando cada vez mais populares na Europa, o parque de veículos de passageiros lá ainda é dominado por carros, enquanto a maioria dos veículos nos EUA são SUVs ou picapes, o que tem consequências reais para a segurança dos pedestres.
Outro ponto importante é que o aumento da velocidade do veículo envolve riscos decorrentes da altura do veículo. Por exemplo, o estudo revelou que à medida que a velocidade de colisão aumenta de 24 km/h para 56 km/h, o risco de uma lesão grave aumenta de 9% para 52% em um carro de altura média. Com uma picape de altura média, o risco dispara de 11% para um alarmante 91%. Esta evidência nos faz refletir sobre como nossos hábitos de compra de veículos podem ter sérias implicações para a segurança de quem se desloca em nossas cidades.
Pesquisas anteriores do IIHS mostraram que motoristas de veículos maiores demonstram maior probabilidade de atropelar pedestres durante manobras do que motoristas de carros regulares. Mais um estudo do IIHS, publicado no ano passado, revelou que picapes, SUVs e vans com capôs que superam 1,02 metros de altura na borda frontal apresentam uma chance 45% maior de causar fatalidades em pedestres em acidentes em comparação com carros e outros veículos com capôs mais baixos e inclinados.
Apesar da crescente preocupação sobre o impacto dos veículos maiores nos acidentes envolvendo pedestres nos EUA, dados mostram que 2023 foi o primeiro ano de queda no número total de mortes por atropelamentos em cerca de quatro anos, desde o início da pandemia de COVID-19. O número de pedestres mortos nas estradas americanas em 2023 caiu 5,4% em comparação ao ano anterior, que havia registrado um auge histórico de 40 anos. No entanto, esse número ainda é 14,1% superior ao registrado em 2019, antes da pandemia, segundo a Governors Highway Safety Association.
Esses dados fornecem uma visão crítica sobre como o aumento da altura e do tamanho dos veículos está afetando a segurança nas ruas. Embora tenhamos testemunhado uma leve diminuição nas fatalidades, a necessidade de adaptar as políticas de segurança rodoviária e de promover uma conscientização sobre os riscos dos veículos grandes é mais importante do que nunca. Como sociedade, devemos refletir sobre nossas escolhas e considerar como elas impactam a segurança dos pedestres em nossa comunidade.