A adaptação de Netflix do popular graphic novel de Alice Oseman, Heartstopper, e a recente produção da Disney e Marvel, Moon Girl and Devil Dinosaur, que foi cancelada, foram homenageadas na primeira edição dos Velma Awards, que também reconheceu o musical da Jim Henson Company, Fraggle Rock: Back to the Rock e várias outras séries e criadores do universo linear, streaming e independente.
Os Velma Awards foram lançados neste ano como a primeira iniciativa do Projeto Arco-íris e co-fundados pelos veteranos da indústria Chris Nee, Kristi Reed e Jeremy Blacklow. Os prêmios se concentram em elevar e celebrar a mídia infantil que desafia os limites da narrativa inclusiva para o público LGBTQIA+.
“Estatisticamente, o número de personagens que são LGBTQIA+ é incrivelmente pequeno, mas a sensação para aqueles que muitas vezes, mesmo na teoria, são aliados, é que houve tanto material disponível. É um mundo em que um pouco mais de representação começa a parecer que está em toda parte — como se houvesse muito — para as pessoas. Mas os perigos de perder este conteúdo inclusivo são muito claros,” afirmou Nee. “Os jovens LGBTQIA+ não vão desaparecer — eles estão aqui como sempre estiveram — e continuar a construir programas em que pessoas que vivem em nosso mundo sejam integradas nesses universos é uma parte profundamente importante de garantir que as pessoas estejam seguras e bem-vindas.”
Quatorze vencedores foram selecionados por Nee, Reed e Blacklow com base nas recomendações de outros membros da indústria LGBTQ+ que atuam no espaço infantil e familiar. Cada homenageado destaca conquistas em contação de histórias que apresentam reflexos positivos e ilustram as experiências vividas de jovens LGBTQ+ e suas famílias. As categorias individuais são distintas e, às vezes, lúdicas, para serem mais reflexivas da natureza da representação produzida do que dos meios, públicos ou plataformas da obra.
Os vencedores englobam produções desde a pré-escola até lançamentos voltados ao público jovem adulto, abrangendo séries e especiais. Os títulos em live-action, animação e fantoches foram produzidos por estúdios como DreamWorks Animation Television, Marvel Animation, Mattel Television, See-Saw Films, 9 Story Media Group, Wonderstorm e Big Bad Boo Studios, distribuídos em plataformas como Disney Channel, Netflix, Nickelodeon, Apple TV+, Hulu, Cartoon Network e de forma independente via YouTube.
“Esse esforço ousado e destemido que os criadores de programação infantil estão fazendo em toda a indústria é algo desafiador de maneira única, especialmente em uma era em que tantas pessoas lutam para retirar os direitos da nossa comunidade,” afirmou Blacklow. “Quando as pessoas trans estão sob ataque neste país todos os dias e se tornaram peões políticos, sim, a representação importa mais do que nunca.”
Os vencedores deste ano também abarcaram conteúdos não lançados, com uma honraria concedida a um episódio de Moon Girl and Devil Dinosaur que ainda não foi ao ar, abordando a questão das crianças trans em esportes, algo que Reed chamou de “uma obra corajosa”.
“Queríamos um holofote sobre esses programas que conseguem apresentar a representação LGBTQ+ de uma forma ou de outra e ajudar a levantar essas vozes para mostrar que existe um público para isso,” disse ela sobre as honrarias. “A missão do Projeto Arco-íris é focar no corajoso — a coragem de um artista em criar reflexos positivos para uma nova geração.”
Abaixo, The Hollywood Reporter compartilha a lista completa dos vencedores do Velma Award.
Prêmio Legado
Steven Universe (Cartoon Network)
Indie Mais Impressionante
Queer Kid Stuff (YouTube)
Melhor Programa Que Você Gostaria Que Tivesse Existido Quando Você Era Criança
Heartstopper, Temporada 3 (Netflix)
Melhor Programa do Velho Mundo Com Novas Ideias
Danny Joe’s Tree House (YouTube)
Melhor Episódio (Período!) Que Também Nunca Prejudicou a Transmissão
Moon Girl and Devil Dinosaur, “The Gatekeeper” (Disney Channel)
Melhor Episódio Para Contar Histórias Com Drag Queens
The Bravest Knight, “Cedric & the Three Ogres” (Hulu)
Melhor Novo Membro do Elenco Não Binário
The Fairly Odd Parents: A New Wish, Wellsington Hotellsington (Nickelodeon)
Melhor Participação Especial
Monster High, “Monster Fest” Halloween Special (Nickelodeon)
Melhor Celebração da Complexa Árvore Familiar Queer
Firebuds, “Balancing Act” (Disney Junior)
Melhor Amor Que Se Torna Amor
Primos, “Summer of Heart Eyes” (Disney Channel)
Melhor Relacionamento Queer Que É Apenas Um Relacionamento Normal
Jurassic World: Chaos Theory!, Temporada 2 (Netflix)
Melhor Casamento Antes de Você e Sua Nova Esposa Lutarem Contra Insurgentes
The Dragon Prince: Mystery of Aaravos, “The Red Wedding” (Netflix)
Melhor Ajudando Meu Pai a Propor ao Meu Outro Pai
Let’s Go Bananas, “The Big Pop / A Very Bananas Wedding” (Cartoon Network)
THR Newsletters
Inscreva-se para receber as notícias da THR diretamente na sua caixa de entrada todos os dias