A jornada de Chen Zhixi, uma das líderes mais proeminentes da indústria cinematográfica na China, representa uma fábula moderna de determinação e inovação. Desde seu início como atriz até seu atual cargo como CEO da Wanda Film, ela efetivamente está criando um novo futuro para o cinema na Ásia. Nascida em uma época marcada por limitações para mulheres em posições de liderança, Chen se recusou a se encaixar no molde tradicional e, em vez disso, escolheu esculpir o seu próprio caminho.
Em uma recente entrevista via Zoom, enquanto descrevia sua experiência como atriz, Chen enfatizou como ser escolhida por outros a deixava ansiosa. “Ser atriz exige que você seja um pouco passiva, porque sempre tem que esperar pelo retorno. Não sou do tipo que gosta de esperar por ser selecionada. Eu prefiro ser quem faz as regras, ao invés de segui-las.” Essa mentalidade coletiva a levou a se transformar em uma autoridade cheia de DNA visionário no cinema.
O cenário de sua ascensão começou quando ela sugeriu uma parceria a Xu Zheng, um famoso astro de comédia chinês. O resultado dessa colaboração foi o filme Lost in Thailand, quebrou recordes de bilheteira na China e elevou Chen a um papel de destaque na indústria. Esse filme não só marca a sua estreia como produtora, mas também se torna um marco na era de crescimento explosivo do cinema chinês.
Em pouco tempo, Chen conseguiu moldar uma série de novos sucessos de bilheteira, incluindo a produção de Hi, Mom de Jia Ling, que não só quebrou recordes, mas também lançou uma nova era de comédias femininas no cinema chinês. No ano passado, o filme arrecadou incríveis US$ 841,7 milhões durante o feriado do Ano Novo Lunar de 2021, um feito extraordinário que solidificou a posição de Chen como uma das produtoras mais poderosas da China e, sem dúvida, uma das poucas mulheres na indústria que alcançaram tal prestígio.
Sua liderança foi rapidamente reconhecida quando ela assumiu o cargo de presidente da China Ruyi Holdings, um conglomerado de entretenimento diversificado. Em janeiro de 2024, a Wanda Film, empresa da qual ela se tornou CEO, passou a ser uma das marcas de cinema mais reconhecidas da China. Wanda é o maior exibidor do país, operando mais de 900 cinemas e mais de 7.500 telas, além de ser dona da Hoyts, a maior cadeia de cinemas da Austrália.
Desde que assumiu o comando da Wanda Film, Chen tem demonstrado uma ?abordagem orientada para o futuro?. Um dos projetos mais comentados sob sua liderança foi o lançamento de Successor, uma comédia dramática que rendeu um total de US$ 469,6 milhões, provando que o público ainda busca experiências cinematográficas significativas.
Contudo, mesmo com esses resultados impressionantes, há preocupações acerca da infraestrutura do cinema na China. Chen observou que as receitas da bilheteira total da China caíram 21% nos primeiros meses de 2024 em comparação a 2023. Um fator fundamental para essa baixa está relacionado ao afastamento do público jovem dos cinemas. “Estamos perdendo a nova geração de público na China. Ir ao cinema não faz mais parte do estilo de vida deles”, lamentou Chen, enfatizando a urgência em sua estratégia para revitalizar esse segmento do público.
Recognizing the challenges ahead, Chen implemented a series of initiatives to attract Gen Z back into cinemas by establishing a more integrated ecosystem that promotes not apenas filmes, mas também produtos relacionados. “Nós queremos que nossos cinemas se tornem um centro cultural muito atraente que incorpore vários aspectos do estilo de vida dos jovens”, enfatizou a executiva. Aumentar a participação de receitas derivadas além das vendas de bilhetes atuais, que são estimadas em menos de 8%, representa uma enorme oportunidade de crescimento. “Holofote, merchandising, e desenvolvimento de produtos relacionados à bilheteira são os próximos passos estratégicos que a Wanda está explorando”, ressaltou.
Com uma mentalidade focada em jovens, seu trabalho e seus resultados ganharam reconhecimento: ela foi nomeada a Produtora Asiática do Ano segundo a The Hollywood Reporter, e estará presente na gala anual de Mulheres no Entretenimento em Beverly Hills. Enquanto Wanda continua a dominar o espaço cinematográfico, Chen permanece fervorosamente ajustando suas estratégias para uma nova geração, garantindo que o cinema continue a florescer.
Wanda Film tornou-se não apenas um estúdio, mas um símbolo de transformação e inovação no cinema asiático sob a liderança de Chen Zhixi. O seu impulso por mudanças estratégicas nos cinemas busca não apenas atender ao gosto do novo público, mas também solidificar o espaço cultural do cinema na sociedade moderna.
Chen Zhixi, à frente da Wanda Film, continua a conduzir e a moldar a indústria cinematográfica na Ásia, enfrentando desafios e criando novos caminhos em um momento em que o cinema global também lida com mudanças em como e por quem os filmes são assistidos. Consequentemente, a sua viagem é não apenas inspiradora, mas também essencial para o futuro do cinema.