Novas Submissões e Desafios nas Categorias de Premiação do Hollywood Foreign Press Association

A chegada da temporada de premiações traz consigo uma série de expectativas e incertezas, principalmente em relação às classificações dos filmes. Para a edição de 2024 do Golden Globe Awards, os cineastas e distribuidores têm até o dia 4 de novembro para submeter suas preferências de categoria, seja drama ou musical/comédia. Essa decisão não é irrelevante, uma vez que a organização dos Golden Globes reserva-se o direito de redefinir qualquer classificação que considerar indevida. Alguns casos, como o do filme “Emilia Pérez”, da Netflix, são considerados indiscutíveis, uma vez que a narrativa envolve personagens que repentinamente cantam, caracterizando-se claramente como um musical. Em contraste, “The Brutalist”, da A24, que aborda a trajetória de um imigrante enfrentando desafios graves, se encaixaria de forma inequívoca na categoria de drama. Contudo, a lista de lançamentos deste ano apresenta uma série de filmes cujas classificações não estão tão claras, levando a especulações que, na maioria dos casos, ainda não foram confirmadas.

O Hollywood Reporter apurou que, até o momento, a maioria dos filmes está se direcionando a uma classificação específica, embora essa informação possa mudar até a data limite de 4 de novembro. Entre os filmes que entrarão na categoria de musical/comédia, além de “Emilia Pérez”, estão produções como “Wicked” da Universal, “Joker: Folie à Deux” da Warner, “Kneecap” da Sony Classics, “Mufasa: The Lion King” da Disney, e “Better Man” e “Mean Girls” da Paramount. No entanto, também haverá a inscrição de filmes com temas mais sombrios na mesma categoria, como é o caso de “Anora”, da Neon, que narra a história de uma sex worker envolvida com pessoas de moral duvidosa; “A Real Pain”, da Searchlight, que explora um tributo familiar na Polônia; “A Different Man”, da A24, que retrata um homem com neurofibromatose passando por uma cirurgia de reversão; e “Heretic”, um filme de terror que apresenta uma visita mal sucedida de missionários Mórmons. Adicionalmente, o intrigante “Challengers”, da Amazon/MGM, que centra-se em um triângulo amoroso entre jovens tenistas, também será lançado nesse contexto, embora sua inclusão suscite algumas controvérsias.

Filmes que poderiam ser considerados para a classificação de musical/comédia, mas que decidiram se inscrever como dramas, incluem “The Apprentice”, da Briarcliff/Rich Spirit, que aborda a relação entre Donald Trump e Roy Cohn; “Queer”, da A24, uma obra que apresenta as experiências vibrantes de um representante fictício de William S. Burroughs; e “Daddio”, da Sony Classics, que explora um passeio de táxi entre um motorista e um passageiro, interpretados respectivamente por Sean Penn e Dakota Johnson. Outros títulos que, embora incluam elementos musicais, serão classificados como dramas reconhecem sua essência dramática, como no caso de “A Complete Unknown”, um retrato de Bob Dylan, e o filme biográfico de Maria Callas, que não colocará a atriz Angelina Jolie em competição direta com a protagonista de “Emilia Pérez”, Karla Sofía Gascón. Filmes biográficos sobre Amy Winehouse e Bob Marley também se encaixam nesse cenário. No passado, algumas obras que poderiam se enquadrar nessas categorias mais vagas conseguiram se inscrever na categoria de musical/comédia, que costumava ser mais restrita. Contudo, atualmente, a organização dos Golden Globes adota uma postura mais rigorosa a respeito dessas definições.

Por fim, a categoria de drama já possui lançamentos assegurados, como “Conclave”, “Nosferatu” e “The Bikeriders”, da Focus; “Gladiator II” e “September 5”, da Paramount; e uma série de outras produções de estúdios como A24, Amazon e Netflix que prometem provocar discussões fervorosas nas próximas semanas. Entre eles, “The Substance”, da MUBI, estrelado por Demi Moore, traz à tona a questão de sua classificação. A narrativa, que pode ser vista tanto como um drama sombrio quanto como uma sátira mordaz sobre os padrões de beleza e juventude da indústria cinematográfica, está em debate entre os representantes do filme. Essa ambiguidade é reminiscentemente comparada a “Sunset Blvd.”, que, ao abordar temas similares, conquistou diversos prêmios na época, incluindo Melhor Atriz. Assim, esta temporada de prêmios promete ser marcada por uma diversidade de histórias e uma intensa competição nas mais variadas categorias.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *