No início da temporada natalina, muitos pais já sabem que é hora de dar vida à tradição do Elf on the Shelf, uma maneira divertida e imaginativa de encantar as crianças. As redes sociais estão repletas de fotos e vídeos dos elfos em situações inusitadas, sempre “observando” o comportamento das crianças para reportar a Papai Noel. Contudo, para Emberly Wadsworth, de 29 anos, esse ritual assume um significado muito mais profundo ao integrar a memória do seu filho, Tatum, que faleceu, enquanto proporciona à sua filha, Anna Grace, carinhosamente chamada de Gracie, uma experiência especial e reconfortante durante as festividades.
Tatum, irmão de Anna Grace, nasceu como um micro pré-maturo, pesando apenas 1 libra e 5 onças, e enfrentou diversas complicações de saúde desde o início de sua vida. Durante a gestação, Tatum foi diagnosticado com Severas Restrições de Crescimento Intrauterinas, levando Emberly a orar fervorosamente pela chance de conhecê-lo. Após seu nascimento, ele passou sete meses em um ventilador devido a um diagnóstico de Displasia Broncopulmonar. Aos cinco meses, recebeu o diagnóstico adicional de hidrocefalia e um problema no fechamento precoce do crânio, complicações que tornaram seu tratamento médico extremamente delicado.
Após uma série de decisões agonizantes, a família chegou ao consenso de retirar Tatum do suporte à vida em 24 de setembro de 2023. Emberly, mesmo em meio a tamanha dor, reflete sobre a importância de tornar este Natal mágico para Gracie, sua filha, que ainda é jovem o suficiente para sentir a ausência do irmão, mas também expressa seu amor e saudade por ele.
A ideia de usar o Elf on the Shelf como um meio de recordar Tatum surgiu de forma espontânea enquanto estava em um supermercado. Ao avistar elfos à venda, a intuição surgiu de forma clara e poderosa: “Gracie terá dois elfos este ano: o dela e o de Tatum”. Para Emberly, essa é uma maneira preciosa de manter viva a memória do filho durante o período festivo. Com isso, ela se mostra determinada a continuar encontrando formas significativas de lembrar e celebrar Tatum na vida de sua família.
O impacto dessa ideia tocou muitas pessoas, especialmente quando Emberly contou sobre sua criação em um vídeo no TikTok, que rapidamente viralizou, acumulando mais de 130.000 curtidas e 1,6 milhão de visualizações. No vídeo, Anna Grace descobre que seu Elf on the Shelf montou uma “Oficina do Papai Noel” e deixou uma mensagem dentro da casa da família. O pai de Anna, John Wadsworth, lê a nota, que diz: “Ei Gracie, eu sinto muito a sua falta. Hoje eu tenho uma surpresa especial para você. Algumas crianças têm um irmão que está no céu, e quando isso acontece, há um elfo extra que não tem mais uma criança para visitar. Então o Papai Noel teve uma ideia brilhante: enviar um elfo extra para a casa a qual originalmente foi designado. Este ano, e todos os anos futuros, você terá nós dois!”.
Em uma resposta entusiasmada, Anna Grace diz que achou a mensagem “linda”, embora, em verdadeira forma infantil, se preocupe que o novo elfo tenha devorado todos os seus doces. Emberly destaca que Gracie sente-se especial e querida. Embora jovem, a criança fala frequentemente sobre Tatum, expressando sua saudade e o desejo de ter um irmão em casa.
Através das ideias que emanam do espírito natalino, Tatum continua a fazer parte da jornada de sua família. Emberly descreve que o elfo de Tatum é único, pois ele pode “viajar” até o Pólo Norte e até o céu, enviando mensagens de Gracie. Essa conexão imaginativa tem proporcionado à pequena Gracie a sensação reconfortante de que ainda está em contato com seu irmão. Emberly compartilha que a interação de Gracie com seus elfos é constante, permitindo que a menina acredite que está falando com Tatum todos os dias. No clamor de manter a magia do Natal, Emberly confessa: “Eu sinto falta do nosso Tatum todos os dias, assim como meu doce marido e nossa pequena Gracie! Mas, eu mantenho essa dor dentro de mim porque é importante tornar esta temporada mágica”.