O impacto da crise na produção cinematográfica na Califórnia é uma preocupação crescente entre os profissionais da indústria. Recentemente, um relatório trimestral publicado pela FilmLA, escritório responsável pela emissão de permissões para filmagens em Los Angeles, trouxe alguns dados alarmantes. De julho a setembro deste ano, os dias de filmagem caíram 5%, totalizando apenas 5.048, o que marca o pior desempenho do quarto trimestre de 2024. Além disso, todas as categorias de produção roteirizada estão abaixo das médias dos últimos cinco anos, tanto em termos trimestrais quanto acumulados no ano. Apesar de um leve aumento na produção de filmes de longa-metragem, que cresceu mais de 25% no último trimestre, alcançando 476 dias de filmagem, a situação geral se mostra preocupante. Para a FilmLA, a expansão do programa de créditos fiscais para o cinema e a televisão na Califórnia é fundamental para interromper essa trajetória descendente e incentivar a permanência de produções no estado, um tema que já gera debates há anos dentro da indústria.
Durante um evento beneficente realizado em Malibu no último dia 23 de setembro, o renomado diretor Judd Apatow, conhecido por ter filmado mais da metade de suas obras narrativas na Califórnia, não hesitou em expressar sua inquietação em relação ao atual cenário da produção na região. Tendo como cenário a conversação em meio ao glamour da indústria, Apatow trouxe à tona o questionamento sobre a falta de um reembolso fiscal saudável para a indústria cinematográfica na Califórnia. O cineasta comparou a situação atual ao que aconteceu em Michigan, onde um atrativo rebate fiscal foi rapidamente retirado, levando profissionais a abandonar o estado e resultando em um esvaziamento da economia local. Já em locais como a Geórgia, a indústria se mantém forte e crescente, caracterizada por um apoio financeiro consistente que traz vantagens econômicas a longo prazo. Esse contexto gerou uma reflexão emocional em Apatow, que deixou claro seu desconforto ao testemunhar a diminuição das oportunidades em sua terra natal. Segundo ele, é desgastante observar a retração da produção local, principalmente quando muitos cineastas e equipes se veem forçados a se deslocar para outros lugares em busca de melhores perspectivas.
Em suas próprias palavras, Apatow disse: “É de partir o coração assistir isso acontecer, pois, à medida que as pessoas apertam seus orçamentos, há muito poucas situações em que os profissionais conseguem permanecer na cidade apenas por desejo.” Ele ainda destacou a conexão entre sua carreira e a Califórnia, onde quatro de seus sete filmes foram produzidos. As nuances e a energia do estado são aspectos que, segundo Apatow, não podem ser replicados em outros lugares. Sua filmografia inclui clássicos como “O Virgem de 40 Anos” e “Penetras Bons de Bico”, que não apenas marcaram o público, mas também evidenciaram a marca distintiva da cultura californiana. A questão levantada pelo diretor sobre os desafios atuais da produção cinematográfica na Califórnia é relevante, especialmente no que diz respeito ao custo crescente das produções e à aparente diminuição na quantidade de dias necessários para filmagens.
Apatow argumentou que as decisões relacionadas aos orçamentos agora são mais flexíveis, realidade que não existia anteriormente. “Todos estão preocupados com os custos”, declarou. “É um paradigma completamente diferente para a indústria.” Segundo ele, filmes que antes eram realizados com orçamentos saudáveis agora são solicitados a serem feitos por custos reduzidos, o que pode comprometer a qualidade e a essência do trabalho criativo. Além disso, o uso crescente de algoritmos e inteligência artificial nas decisões de produção é um ponto de preocupação. “É assustador porque todos têm informações em excesso e, em algum nível, let us algorithms and artificial intelligence make decisions that should be made by the heart and the gut,” he explained. Apatow enfatizou a necessidade de garantir que as produções cinematográficas e televisivas não sejam apenas impulsionadas por números e estatísticas, mas sim por um sentido de autenticidade e originalidade que caracteriza as melhores narrativas.
Com essa transformação da indústria, é inevitável que o público perceba uma diferença nas produções, refletindo a exaustão das locações clássicas como Nova Iorque [que, de acordo com Apatow, está vivendo um fenômeno que poderia ser chamado de “Praga para Nova Iorque”], onde filmes filmados em outras localizações podem falhar em capturar a essência de suas cidades natal. Apatow pede uma maior consciência sobre a direcionalidade que a produção cinematográfica e televisiva está tomando, ressaltando a importância de retornar ao que torna cada filme único e especial. Portanto, a reflexão de Apatow representa não apenas a crise enfrentada por ele e por muitos como ele na Califórnia, mas também a maneira como a indústria precisa se reavaliar para garantir uma narrativa de sucesso no futuro, evitando que a essência criativa se perca em meio a números e algoritmos sem alma.