CNN
—
Bill Belichick está a caminho da Carolina do Norte. O icônico treinador da NFL foi oficialmente nomeado treinador principal de futebol americano da Universidade da Carolina do Norte, uma notícia que foi divulgada pela escola na quarta-feira.
Belichick e a escola chegaram a um acordo de cinco anos, que ainda depende da aprovação do Conselho de Curadores da Universidade e do Conselho de Governadores.
O chanceler da escola, Lee H. Roberts, declarou que era um “dia emocionante para o futebol da Carolina e nossa Universidade”.
“Carolina está comprometida com a excelência e em criar oportunidades para ter sucesso em tudo que fazemos, desde a sala de aula até o campo de competição”, disse Roberts em uma declaração pública. “Após conversar com o treinador Belichick, estou ciente de que ele compartilha esse compromisso. Seu legado fala por si, e esperamos trabalhar juntos na próxima fase do futebol da Carolina.”
Essa será a primeira oportunidade de Belichick como treinador na faculdade, após ter conquistado incríveis oito títulos do Super Bowl como treinador (seis como o chefe dos New England Patriots e dois como assistente dos New York Giants), desde sua saída da equipe de Massachusetts em janeiro.
Após 24 temporadas como técnico dos Patriots, Belichick também foi o treinador do Cleveland Browns durante as temporadas de 1991 a 1995.
Os Tar Heels estavam em busca de um novo treinador após a escola anunciar que Mack Brown não retornaria na próxima temporada, após a perda para o rival Carolina do Norte State. Os Tar Heels terminaram a temporada com um recorde de 6-6 e enfrentarão o Connecticut no Fenway Bowl no dia 28 de dezembro.
“Sabemos que o atletismo universitário está mudando e essas mudanças exigem um pensamento novo e inovador”, disse o diretor de atletismo Bubba Cunningham. “Bill Belichick é uma lenda do futebol e sua contratação para liderar nosso programa representa uma nova abordagem que garantirá que o futebol da Carolina possa evoluir, competir e vencer – hoje e no futuro. Aqui na Carolina, acreditamos em proporcionar oportunidades de campeonato e a melhor experiência possível para nossos estudantes-atletas, e o treinador Belichick compartilha esse compromisso. Estamos muito animados em recebê-lo em Chapel Hill.”
Belichick, de 72 anos, passou esta temporada de futebol longe dos gramados, mas não ficou inativo. Em vez disso, ele teve múltiplos papéis na mídia e, apesar de seu histórico de respostas ríspidas a repórteres, demonstrou-se engajado e informativo em suas diversas funções.
Contribuições de David Close e Jacob Lev da CNN para este relatório