Nota do editor: Este artigo foi originalmente publicado pelo The Art Newspaper, um parceiro editorial da CNN Style.



CNN
 — 

O Metropolitan Museum of Art, localizado em Nova York, revelou as primeiras imagens de seu novo anexo dedicado à arte moderna e contemporânea, um projeto de $550 milhões que se estende por cerca de 117.000 metros quadrados e foi projetado pela arquiteta Frida Escobedo, a primeira mulher a projetar um anexo na história de 154 anos do museu.

A construção do Oscar L. Tang e H.M. Agnes Hsu-Tang Wing — nomeado em homenagem ao casal que doou $125 milhões para o projeto — está prevista para começar em 2026 e ser concluída em 2030.

“O design extraordinariamente inspirado, profundamente reflexivo e dinâmico de Frida Escobedo para o Tang Wing solidifica sua posição como uma das arquitetas mais relevantes do nosso tempo”, disse Max Hollein, o diretor e CEO do Met, em um comunicado. Ele acrescentou que seu “design elegante e contemporâneo reflete não apenas uma compreensão da história da arquitetura, da materialidade e da expressão artística, mas também uma profunda apreço pela missão, coleção e visitantes do Met.”

A reformulação de Escobedo para o anexo de arte moderna e contemporânea do Met, que ocupa o canto sudoeste do complexo do museu em Central Park, não expandirá a área do museu, mas adicionará cerca de 50% mais espaço expositivo, elevando a área total das galerias do anexo para cerca de 6.600 metros quadrados.

Uma renderização mostra o interior do novo anexo, que está previsto para ser inaugurado em 2030.

O design escalonado e angular possui uma fachada com trabalho em calcário que o estúdio da arquiteta disse que “evoca a ‘celosía’ — uma parede tradicional mexicana para a brisa com raízes históricas profundas nas tradições arquitetônicas espanhola, do Oriente Médio e africanas”. O design também inclui 1.700 metros quadrados de terraços ao ar livre nos quartos quarto e quinto andares.

“O anexo contará com uma base de três andares sustentando andares recuados no quarto e quinto andares”, informou um representante do estúdio de Escobedo em um comunicado. “No quarto andar, uma combinação de galerias de exposição e um terraço mostrará obras de arte contemporâneas encomendadas, refletindo o propósito do atual terraço na cobertura. O quinto andar abrigará exposições temporárias, um terraço paisagístico adicional e espaços para reflexão e encontros comunitários, oferecendo acesso a vistas privilegiadas de Central Park e da cidade de Nova York.”

Até maio do ano passado, o Met havia conseguido $550 milhões em doações privadas para o projeto. Além do escritório de Escobedo, a equipe do projeto inclui a firma de arquitetura executiva Beyer Blinder Belle Architects & Planners, Nelson Byrd Woltz Landscape Architects e os escritórios de engenharia Kohler Ronan e Thornton Tomasetti. O edifício incluirá vários recursos ecologicamente corretos — como iluminação controlada, retenção de água da chuva no local, um telhado verde e melhor desempenho térmico — e buscará a certificação LEED Gold do Conselho de Edifícios Ecológicos dos EUA.

O artista e administrador do Met, Jordan Casteel, afirmou em um comunicado: “O Met tem sido uma fonte de criatividade para artistas como eu, e Frida Escobedo continua essa legado através de seu design brilhante, que se inspira, em parte, na coleção existente do museu e na arquitetura existente. Estou ansioso para ver o anexo transformado ganhar vida, proporcionando uma plataforma aprimorada para diversas vozes e perspectivas artísticas serem vistas e celebradas.”

O projeto do Tang Wing é o maior, mas não o único, projeto de capital em andamento ou já iniciado no campus do Met em Central Park. O museu está na fase final de um $70 milhões de reforma do Michael C. Rockefeller Wing, que abriga galerias de arte africana, antiga americana e oceânica.

No ano passado, o museu também anunciou planos para transformar um de seus espaços comerciais mais proeminentes em espaço adicional para galerias para seu Costume Institute, que organiza exposições de moda extremamente populares. Além disso, o Met recentemente completou tanto a reexposição de seu American Wing para marcar seu centenário quanto um novo centro de aprendizado interativo.

Leia mais histórias do The Art Newspaper aqui.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *