O tão aclamado trabalho ‘Coriolanus’, estrelando o talentoso David Oyelowo, está programado para uma estreia em streaming a partir do dia 2 de janeiro. A produção do National Theatre, que fez sua passagem pelo Olivier Theatre de Londres, se destacou em uma apresentação de dois meses no outono passado. Agora, o público poderá vivenciar essa representação notável na plataforma National Theatre at Home.

A importância de tornar essa produção mais acessível é ainda mais relevante se considerarmos o contexto político que a peça aborda. Oyelowo, conhecido por suas atuações em obras como Selma e Lawmen: Bass Reeves, expressou seu desejo em trazer ‘Coriolanus’ para uma audiência mais ampla, especialmente para aqueles que normalmente não teriam a oportunidade de ver Shakespeare ao vivo, seja por questões financeiras ou simplesmente pela intimidação inerente ao consumo da obra.

Oyelowo disse: “Nem todos podem chegar a Londres, ou podem pagar por aqueles preços, e muitos são intimidados por Shakespeare. O acesso a isso em um ambiente que é possivelmente menos intimidante é algo que realmente valorizo.” É uma observação vital sobre a democratização do acesso à cultura que, sem dúvida, encontrará ressonância entre muitos.

‘Coriolanus’ narra a transformação de um dos maiores soldados de Roma em um candidato a um cargo político. O protagonista, que se recusa a se rebaixar e se adequarem aos caprichos do povo, se vê banido de sua cidade natal, o que o leva a tramar sua vingança. Essa jornada é tanto uma análise de caráter quanto uma crítica da sociedade, abordando questões que permanecem relevantes para as atuais instâncias políticas que vivemos.

David Oyelowo sugeriu a realização de ‘Coriolanus’ ao diretor artístico do National Theatre, Rufus Norris, há cerca de dez anos. O ator tinha se sentido intrigado pela peça desde que a apresentara na escola de drama. Ele também notou que a estrutura incomum da obra, que começa com cenas de batalha e se transforma em um drama político e emocional, e a falta de produções recentes em comparação com clássicos como Romeo e Julieta e Hamlet, o galvanizou ainda mais a buscá-la.

“Eu me tornei incrivelmente fascinado tanto pela peça quanto pelo personagem principal, que é uma figura complexa. Ele é um herói? Um anti-herói? É alguém com quem a audiência vai se identificar ou alguém que a despreza? Ele é para Roma, mas anti-povo, ou, ao contrário, é sobre o povo e Roma ao ir contra o que o povo diz que quer? Ele é verdadeiramente humano, mas ao mesmo tempo heróico e icônico,” refletiu Oyelowo sobre sua conexão com Coriolanus.

A produção estava inicialmente agendada para 2020, mas foi interrompida pela pandemia. Oyelowo e a diretora Lyndsey Turner então decidiram direcionar seus esforços para 2024, como uma forma de ressoar com o contexto político atual, especialmente considerando que em 2024 ocorrerão eleições gerais tanto no Reino Unido quanto nos EUA. “A política de pensarmos em uma personalidade sobre uma política é tão pertinente,” observou o ator, realçando que suas experiências humanas na batalha o colocaram em destaque na esfera pública, mas essa mesma dinâmica o tornava um candidato imperfeito para a política independentemente da habilidade poderia ser em batalha.

Não é surpreendente que a peça encontrou um eco particularmente forte no dia após as eleições presidenciais dos Estados Unidos, com o público reagindo audivelmente a falas como “Revogue sua ignorante eleição.” O impacto do contexto político nos meandros da trama é um convite a uma reflexão mais profunda acerca da natureza do poder e sua representação na sociedade, tornando a peça assustadoramente contemporânea.

No que diz respeito ao ato de trazer ‘Coriolanus’ à plataforma de streaming, Oyelowo expressou seu entusiasmo em atingir um público mais jovem, especialmente crianças em idade escolar que talvez não tenham acesso às artes de outra forma. No entanto, ele também reconhece a “espada de dois gumes” que essa mídia pode representar. “Acho que uma das coisas mais incríveis sobre o teatro é o fator FOMO. Se for uma ótima produção e com boas recomendações, você vai sentir que perdeu algo se não tiver ido,” disse ele.

Rectificando que a experiência teatral sempre traz um sentido de urgência, mas ele pondera como a acessibilidade das apresentações online pode diminuir essa urgência. “Mas, mesmo assim, sei que milhares de pessoas que não teriam acesso a ele agora verão ‘Coriolanus’ por meio do National Theatre at Home,” concluiu Oyelowo, otimizando assim essa nova forma de alcançar o público.

Embora Oyelowo esteja equilibrando outros projetos de filme e televisão no futuro, incluindo um contrato de primeira vista com a Apple TV+, ele planeja manter a atuação no teatro como parte de sua base, reafirmando que o que Shakespeare representa é um Everest para os atores. “Uma vez que você faz isso, você se sente quase invencível em qualquer outra coisa que faça,” compartilhou ele, refletindo sobre como se sente atraído de volta ao palco.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *