Quando a Wargaming, uma das gigantes do entretenimento eletrônico, foi questionada sobre qual gênero de jogo gostaria de explorar a seguir, a resposta clara foi: “Por que não todos?” Assim, nasceu Steel Hunters, um jogo que promete revolucionar o mundo dos jogos multiplayer ao unir características de tiro de heróis, extração e battle royale em uma única experiência. Com seu lançamento previsto para o formato de beta aberto no PC em 2025, o jogo foi apresentado pela primeira vez durante o recente The Game Awards e tem chamado a atenção de jogadores ávidos por novidades.
A Wargaming se destacou no setor de jogos online desde que lançou World of Tanks em 2010. Com o sucesso instantâneo desse jogo MMO, a empresa expandiu seus horizontes com títulos como World of Warplanes e World of Warships. Agora, a empresa busca conquistar o público de novos gêneros com uma proposta corajosa e promissora. Steel Hunters é um shooter PvPvE em terceira pessoa, que introduz heróis em forma de mechs gigantes, combinando a luta pela sobrevivência e a captura de objetivos com uma narrativa intrigante. Cada jogador escolherá um personagem que representa um mech inspirado em animais reais, proporcionando uma identidade única a cada personagem.
O enredo se passa em uma versão devastada da Terra, após um evento cataclísmico. Nesse mundo, um elemento extraterrestre raro, chamado Starfall, emergiu como a chave para a sobrevivência da humanidade. Este elemento é considerado o “sangue vital” de várias instalações que ainda abrigam sobreviventes, como estações espaciais e abrigos subterrâneos. Os jogadores, ou Hunters, que são na verdade mechs massivos projetados para parecerem com animais, têm a missão de recuperar esse precioso recurso. O mech Fenris, por exemplo, age como um lobo e ataca furtivamente, enquanto o Ursus é um tanque blindado que se assemelha a um urso. A grande sacada, conforme revela Laurent Lartisien, diretor de marketing da Wargaming, é que esses mechs não são apenas máquinas; eles têm suas consciências humanas previamente carregadas em um experimento que envolve o Starfall. Essa abordagem permite que eles possuam personalidade e motivações, transformando cada mech em um verdadeiro personagem jogável.
Além de suas características marcantes, os Hunters são colossalmente grandes no contexto do jogo. Durante uma apresentação, Ryan Nicholls, chefe de interação com os jogadores da Wargaming, destacou que o cenário foi projetado com objetos do mundo real, como caminhões e prédios, para dar uma noção de escala. Este conceito sugere que os Hunters são não apenas figuras de combate, mas titãs que percorrem a paisagem. Essa perspectiva de personagens mechs impressionantes gera uma dinâmica muito mais envolvente, onde o aspecto visual se entrelaça com uma jogabilidade inovadora.
O multiplayer em Steel Hunters poderá conter até 12 jogadores em battlefield, divididos em seis equipes de dois. A estrutura das partidas é composta por múltiplas fases, onde os jogadores receberão diferentes objetivos ao longo de cada rodada. Um exemplo apresentado na demonstração foram as Torres de Starfall, que uma vez capturadas, desbloqueiam o Zona de Extração, marcando o final de uma fase intensa de batalha. Além disso, eventos de meio de jogo podem surgir, oferecendo recompensas adicionais. Um desses desafios, chamado Tag Hunt, envolve caçar inimigos controlados por IA e coletar tags, resultando em um novo poder denominado Colossus Kit, que transforma o Hunters em um mech ainda mais poderoso.
Os jogadores devem estar atentos não apenas aos adversários, mas também a inimigos controlados por IA, como drones que patrulham o mapa. Estes inimigos são uma fonte crucial de itens, como núcleos de atualização e kits de saúde, que são essenciais para a sobrevivência e evolução dos Hunters no decorrer da partida. Durante o jogo, os Hunters podem evoluir de nível um a cinco, com cada nível oferecendo melhorias nas estatísticas e habilidades únicas. Um aspecto interessante se refere ao sistema de munição, que limita a quantidade de balas, promovendo uma abordagem mais estratégica em cada confronto. Jogadores precisam pensar criticamente antes de atirar, pois disparos descuidadosos podem levar à derrota.
A sinergia entre a equipe se torna o elemento mais importante para triunfar. Escolher combinações adequadas de Hunters e modificações de habilidades pode dar uma vantagem significativa. A capacidade de personalizar habilidades – como a adição de curas ao ataque do Fenris – permite uma flexibilidade tática que enriquecede a experiência do jogo. Caso um Hunter caia em combate, um sistema de “comeback” permite que o jogador que foi derrubado continue em ação, oferecendo suporte ao colega que ainda está em pé, mantendo a esperança e a possibilidade de reverter o jogo mesmo nas situações difíceis.
Embora a abordagem de Steel Hunters parece ser ambiciosa e arriscada, a proposta contém elementos intrigantes que podem atrair muitos jogadores. A escolha de implementar mechs como personagens jogáveis é inovadora, assim como a prioridade dada à personalização e à sinergia em equipe, que poderá permitir um planejamento estratégico profundo. Com certeza, jogadores familiarizados com qualquer um dos gêneros que Steel Hunters evoca poderão sentir-se à vontade ao embarcar nessa nova aventura. A capacidade de conexão dos jogadores e as interações que emergem durante o jogo podem elevar o título a uma nova altura no universo dos jogos online. Embora a popularidade do jogo ainda tenha que ser comprovada, sua fórmula galáctica sem dúvida possui o potencial tanto para brilhar nas nuvens digitais quanto para explodir nas mãos de sua desenvolvedora.
Os jogadores que desejarem experimentar o jogo antes do lançamento poderão inscrever-se para um teste fechado através do site oficial de Steel Hunters, que acontece até o dia 22 de dezembro.