[Este artigo contém grandes spoilers do episódio final da temporada de Day of the Jackal.

Quando os produtores executivos de Day of the Jackal, Gareth Neame e Nigel Marchant, decidiram abordar a adaptação para a TV do romance histórico de Frederick Forsyth de 1971, eles enfrentaram um dilema intrigante.

Deveriam eles matar o assassino camaleônico interpretado por Eddie Redmayne, como aconteceu no filme original de 1973? Ou deixá-lo sobreviver para uma segunda temporada e uma possível franquia multitemporal?

No emocionante final da série de duas partes lançada nas noites de quinta-feira, os espectadores ficam surpresos ao ver que o Jackal – em uma reviravolta inacreditável – sobrevive à primeira temporada de 10 episódios, enquanto Bianca Pullman, a agente do MI6 interpretada por Lashana Lynch que perseguiu o Jackal por toda a Europa, acaba encontrando uma morte brutal.

Essa reviravolta inusitada contrasta fortemente com o desfecho da adaptação de Fred Zinnemann do filme de 1973, onde Lebel, o relutante detetive interpretado por Michael Lonsdale, acaba por eliminar o Jackal no momento em que o assassino recarrega seu rifle para um novo disparo. Porém, ao que parece, esse não era o plano para o personagem de Redmayne, uma vez que uma segunda temporada do thriller de espionagem já foi confirmada. A série de streaming tornou-se a mais popular nova série a estrear na Sky.

“Claro, estamos no negócio da televisão em série, e havia a ideia de sustentabilidade para uma série que retornaria. Portanto, foi uma decisão que tomamos logo no início, que em nossa versão iríamos querer que a pessoa da lei fosse eliminada e que nosso assassino continuasse”, disse Neame, produtor executivo da Carnival, à Hollywood Reporter.

A série de TV é baseada no romance de Forsyth, que anteriormente foi adaptado para o filme em 1973. Embora o Jackal, ou “Charles”, como sua esposa (interpretada por Ursula Corbero) o chama na intrigante série da Peacock, seja o vilão, o personagem de Redmayne provou ser tão carismático e popular entre o público quanto Edward Fox em sua representação no filme original. Isso mostra como a reinterpretação pode ser tanto uma benção quanto um desafio.

O colega produtor executivo da Carnival, Marchant, afirma que a complexidade da personalidade e das motivações do Jackal foram essenciais para manter os espectadores engajados enquanto aguardavam para ver se ele conseguiria cumprir sua missão de assassinar um bilionário da tecnologia (interpretado por Khalid Abdalla) e escapar da perseguição de Bianca, que é igualmente hábil em mentiras e manipulação. A dinâmica entre os dois personagens é um aspecto que provavelmente atrairá os espectadores ainda mais para a próxima temporada.

“Volta tudo para o material original: o romance de Frederick e o filme subsequente. Você realmente torce por ele e esquece que é um assassino, que é um matador”, argumentou Marchant. Essa perspectiva de “torcer pelo vilão” é uma dinâmica interessante que pode cativar diferentes públicos, atraindo tanto fãs de thrillers quanto aqueles que gostam de reviravoltas morais.

Expectativas para a Segunda Temporada Prometem Mais Surpresas

O episódio final da série Day of the Jackal deixou dicas suficientes de cliffhangers para manter os espectadores ansiosos pela próxima temporada do criador e produtor executivo Ronan Bennett. Por exemplo, o Jackal ainda não recebeu seu pagamento pela bem-sucedida missão de assassinato, e sua esposa desapareceu, deixando Redmayne em uma busca por ela e pela sua família. “Há algumas questões sérias não resolvidas”, sugere Neame, com um ar de mistério e promessas de tensão futura.

Assim, espera-se mais uma possível perseguição de gato e rato na segunda temporada, onde provavelmente o personagem de Redmayne estará em busca de sua família. “Sabemos exatamente qual será a prioridade dele, em relação a qual será sua próxima missão. Ele está tentando encontrar [sua família]. Se ele conseguir ou não, veremos”, acrescenta Marchant, deixado uma onda de curiosidade e expectativa entre os fãs.

Comparações com Outras Franquias de Sucesso

Day of the Jackal está em uma posição desafiadora para igualar o sucesso da Carnival com outras franquias, como Downton Abbey, que durou seis temporadas e gerou múltiplos filmes. Neame, mesmo esperançoso por outra franquia, expressa incerteza se o thriller de espionagem conseguirá se desenvolver tanto quanto seu drama intergeracional passado em uma casa de campo de Yorkshire, em torno das vidas da família Crawley e de seus funcionários. Esta comparação levanta o questionamento se o conceito de espionagem e intriga pode sustentar uma narrativa tão rica e complexa quanto a de um drama familiar.

“Nossa intuição é que [Day of the Jackal] não tem o mesmo senso de lugar e o mesmo aspecto de novela que Downton teve, que sugeriu um programa que poderia realmente durar, uma história sobre uma família e sobre um local”, argumentou Neame, deixando claro que o caminho para a consolidação da nova série ainda poderá ser árduo.

Neame insistiu que alcançar duas ou três temporadas para The Day of the Jackal seria suficiente para que os fãs “torcessem por isso e quisessem voltar, mas sem que se tornasse algo que perca a graça ou que efetivamente perca seu impacto. Queremos manter o show tão surpreendente, ousado e cheio de reviravoltas quanto tem sido até agora.”

The Day of the Jackal já está disponível na Peacock. Prepare-se para mais espionagem, ação e reviravoltas emocionantes na próxima temporada!

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