Os Game Awards, um dos eventos mais aguardados do universo dos games, aconteceu no dia 12 de dezembro de 2024. Com uma duração de cerca de quatro horas, o evento não apenas premiou uma variedade de jogos, mas também apresentou trailers de títulos que deixarão os fãs ainda mais ansiosos pelo futuro. Como acontece todos os anos, um dos momentos mais esperados foi a revelação do Jogo do Ano de 2024, que trouxe à tona a curiosidade dos espectadores: “Quem ganhou em 2016?” Para saciar essa curiosidade, preparamos uma retrospectiva que revê os vencedores da última década, destacando os jogos que conquistaram o tão cobiçado prêmio.
Na sua primeira edição, em 2014, o prêmio de Jogo do Ano foi ganho por Dragon Age: Inquisition, um RPG de mundo aberto desenvolvido pela BioWare. O jogo marcou o início de uma tradição de reconhecimento a jogos que se destacam por suas histórias e inovações. Seria poético se o novo título da série, Dragon Age: The Veilguard, fosse premiado na mesma data, dez anos depois, mas a sorte e as escolhas da indústria nem sempre caminham juntas.
A saga continuou em 2015, quando o aclamado RPG The Witcher 3, da CD Projekt Red, não apenas levou o prêmio principal, mas também se destacou com um número significativo de indicações, recebendo três prêmios de um total de seis categorias. Este jogo se tornou um marco na indústria e, curiosamente, em 2024 a desenvolvedora aproveitou a plataforma dos Game Awards para anunciar The Witcher 4, criando ainda mais expectativa entre os fãs.
Em 2016, Overwatch, da Blizzard, fez história ao se tornar o primeiro jogo multiplayer a conquistar o título de Jogo do Ano. Até aquele momento, a premiação tinha um foco maior em RPGs, e a vitória de um shooter multiplayer trouxe uma nova dinâmica ao evento. Este marco permaneceria por cinco anos, até que outro título multiplayer alcançasse o pódio novamente.
O amor por jogos de mundo aberto se consolidou ainda mais em 2017 com Horizon: Zero Dawn, um aclamado RPG da Nintendo que teve como protagonista a jovem caçadora Aloy. Este título é lembrado particularmente por ser o primeiro, até 2024, a ter uma publicação pela gigante Nintendo que se destacou com o prêmio. A celebração intensificou o valor dos jogos da Nintendo na cena, mostrando que a empresa mantém uma forte presença mesmo em uma era altamente competitiva.
2018 foi marcado por uma leve controvérsia quando God of War, uma reinicialização do clássico da Sony, foi escolhido como o Jogo do Ano, superando Red Dead Redemption II, que também recebeu um número significativo de indicações. Mesmo com a rivalidade amistosa entre os títulos, ambos brilharam e mostraram a força das histórias contadas nos jogos nesta era.
O ano de 2019 trouxe à tona o título Sekiro: Shadows Die Twice, da FromSoftware, que continuou a tradição de jogos de ação de alta qualidade. Durante a premiação, outro jogo atraiu atenção por um recorde de indicações, Death Stranding, de Hideo Kojima, que, com dez indicações, ficou famoso por sua narrativa única e inovadora.
O inédito The Last of Us Part II foi o protagonista de 2020, maratonando em onze indicações e garantindo sete vitórias, um feito que ainda permanece como recorde até hoje. Seu impacto na narrativa e na emoção que trouxe aos jogadores foi notável, solidificando sua posição em um dos jogos mais memoráveis da década.
O Game Awards de 2021 fez história novamente ao premiar um jogo exclusivamente multiplayer, It Takes Two, um título cooperativo que trouxe uma nova abordagem ao conceito de jogo que exigia colaboração, abrindo um espaço importante para jogos que se destacam na forma como os jogadores interagem.
Em 2022, a FromSoftware fez história ao se tornar o primeiro estúdio a ganhar o prêmio de Jogo do Ano duas vezes, com Elden Ring. A competição ficou acirrada com God of War Ragnarök, que empatou em indicações, mas fui o jogo sob a alçada da FromSoftware que, no fim das contas, levou o prêmio de Jogo do Ano, consolidando ainda mais o prestígio do estúdio.
No ano passado, em 2023, Baldur’s Gate III dominou a cena gamers, tornando-se uma sensação nas redes sociais e rapidamente ganhando popularidade como um dos favoritos ao prêmio de Jogo do Ano. A lista de concorrentes era robusta, com lançamentos notáveis como Alan Wake 2 e Spider-Man 2. No entanto, foi Baldur’s Gate III que saiu vitorioso, recebendo quatro prêmios, um testemunho de sua excelência na narrativa e jogabilidade.
Finalmente, chegamos a 2024, onde o 10º Game Awards foi considerado um dos melhores eventos já realizados. A diversidade dos nomes indicados foi notável, desde jogos independentes até grandes produções, revelando a amplitude e a criatividade que caracterizam a indústria. O surpreendente Astro Bot conquistou o prêmio principal, além de levar para casa mais três estatuetas, solidificando sua importância na moderna paisagem de jogos. Agora, a pergunta que paira no ar é se a Microsoft conseguirá conquistar seu primeiro Jogo do Ano em 2025 com Avowed, deixando a disputa entre consoles ainda mais acirrada.
Olhando para a lista dos vencedores dos últimos anos, fica claro que a indústria dos videogames não mostra sinais de desaceleração. Cada título vencedor não apenas define um novo padrão de qualidade, mas também serve como um convite para que os jogadores mergulhem em narrativas profundas e experiências envolventes que apenas os jogos podem oferecer. E então, quem será o próximo destaque na galeria dos vencedores? Teremos que aguardar e ver.
Para mais informações sobre a lista completa de indicados e vencedores, você pode acessar o site oficial dos Game Awards.