Clay Aiken revelou que perdeu “50%” de seus fãs após se assumir gay em 2008.
O cantor, que obteve seu grande reconhecimento musical em 2003 ao ser vice-campeão da segunda temporada do American Idol , contou sua história em uma capa da revista People em 2008. Recentemente, em uma nova entrevista à revista, ele revelou que sua carreira sofreu uma reviravolta significativa após tornar pública sua sexualidade.
“Naquela época, era um grande acontecimento”, disse ele, referindo-se a como os tempos mudaram nos últimos 16 anos.
“Estamos em um momento muito diferente agora”, acrescentou. “Perdi talvez 50% da base de fãs.”
Quando Aiken se assumiu, ele estava estrelando Spamalot na Broadway, e comentou que sua revelação teve um impacto nas vendas de ingressos. “Nos primeiros quatro meses em que estive em Spamalot, o show estava lotado, com ingressos esgotados”, recordou. “Você pode observar as vendas de ingressos na semana seguinte à publicação da capa. Elas passaram de uma venda muito boa para, na semana seguinte, as vendas de ingressos despencaram. Spamalot acabou fechando alguns meses depois disso.”
Aiken, que tem agora 46 anos, decidiu se assumir logo após o nascimento de seu filho. Na época, ele tinha 29 anos. “Foi a primeira decisão que tomei como pai”, disse ele. “Não posso criar uma criança para mentir ou esconder coisas. Não fui criado dessa maneira, e não vou criar uma criança assim.”
Ele defende essa decisão até hoje, afirmando que não se arrepende de ter se assumido na época em que o fez. “Muitas pessoas que se assumem atualmente acabam tendo um aumento de popularidade devido a isso. … Isso é de deixar a mente perplexa para mim, porque foi o oposto do que aconteceu quando me assumi”, comentou. “Mas significa que há progresso e que, como país, estamos indo na direção certa.”
Após mais de uma década afastado da música, o que incluiu duas tentativas frustradas de se candidatar ao Congresso, Aiken lançou recentemente um álbum de natal intitulado Christmas Bells Are Ringing.
Para quem deseja mergulhar mais no mundo musical de Aiken ou conhecer o seu trabalho atual, existe uma jornada de redescoberta por meio de sua nova discografia. E quem sabe, talvez se um dia você se levantar e começar a cantar como um verdadeiro fã, você não esteja apenas celebrando a trajetória dele, mas também refletindo sua coragem e sinceridade ao compartilhar sua jornada com o mundo.