O lançamento da versão 2.19.1 da UNIGINE traz uma gama de novas funcionalidades que prometem atrair tanto desenvolvedores quanto profissionais de diversas indústrias. Com aprimoramentos que vão desde a renderização fotorealista até ferramentas para realidade virtual e animações, a UNIGINE se comprometeu a elevar o potencial criativo e técnico da sua plataforma a novos patamares.
Aprimoramentos em fotorealismo com SSRTGI
A UNIGINE deu um passo significativo em direção à renderização fotorealista com a atualização de sua tecnologia de Iluminação Global Traçada por Raios em Espaço de Tela (Screen-Space Ray-Traced Global Illumination – SSRTGI). As melhorias na distribuição de raios entre os hemisférios buscam proporcionar visuais mais naturais e realistas. Problemas de correção gama para a Oclusão Ambiente em Espaço de Tela (Screen-Space Ambient Occlusion – SSAO) foram corrigidos, garantindo renderizações mais precisas, tanto em modo de visualização padrão quanto em modo de depuração. Além disso, a sobreposição indesejada do SSAO sobre refrações foi abordada, resultando em efeitos reflexivos mais limpos e realistas.
Aprimoramentos no desempenho para VR com DLSS e FSR
Os desenvolvedores focados em realidade virtual ficarão satisfeitos ao saber que a versão 2.19.1 estende o suporte para as tecnologias de upscaling NVIDIA DLSS 3 e AMD FSR 2.2. Essas ferramentas, inicialmente introduzidas na versão 2.18.1, são fundamentais para a redução da carga de renderização de pixels enquanto mantêm a fidelidade visual. Sua implementação em projetos de VR garante experiências mais suaves, especialmente ao trabalhar com aplicações exigentes ou resoluções mais altas.
Aprimoramentos no SpiderVision e WebStream
O plugin SpiderVision, amplamente utilizado em projetos de visualização avançada, recebeu atualizações destinadas a melhorar a usabilidade. A nova funcionalidade de desfazer e refazer, capacidades de seleção múltipla nas configurações de projeção e dicas de ferramentas intuitivas estão entre as melhorias implementadas. A introdução de um novo tipo de janela “Sem Fronteiras” na API adiciona flexibilidade para aplicações que exigem integração visual contínua.
O plugin WebStream, uma adição significativa na versão 2.19, permite o streaming de quadros de áudio e vídeo renderizados por uma aplicação UNIGINE via WebRTC. Nesta atualização, a plataforma amplia essas capacidades permitindo streamings de qualquer câmera em uma cena para navegadores da web separados. Esta nova funcionalidade do WebStream possibilita oferecer perspectivas diversas a diferentes clientes, seja em dispositivos móveis ou desktops, e a capacidade de abrir várias instâncias de navegadores exibindo diferentes visualizações de câmeras realça esse aprimoramento como um divisor de águas em configurações de trabalho colaborativo e remoto.
Novidades nas Animações e Suporte ao USD
As animações sempre foram um foco importante para a UNIGINE, e a versão 2.19.1 introduz uma nova ferramenta de visualização de animações no Navegador de Ativos. Este recurso novo simplifica os fluxos de trabalho ao permitir que os desenvolvedores visualizem animações antes de aplicá-las a objetos Skinned Mesh, eliminando etapas desnecessárias e acelerando o processo criativo. Para aqueles que trabalham com arquivos de Descrição de Cena Universal (Universal Scene Description – USD), essa atualização aprimora as funções de exportação introduzidas na versão 2.19, agora incluindo a funcionalidade de importação de USD. Os desenvolvedores podem lidar com formatos de arquivo usda, usdc e usdz diretamente dentro do ecossistema UNIGINE, facilitando fluxos de trabalho mais tranquilos entre as ferramentas de criação de conteúdo. Além disso, o plugin de Exportação USD foi rebatizado como USD Exchanger e agora é acessível em todas as edições do SDK, incluindo a edição Comunitária gratuita.
Facilidade na criação de plugins com integração ao ImGui
Aqueles que desejam ampliar as capacidades do editor da UNIGINE encontrarão muito a apreciar com a biblioteca de interface gráfica Dear ImGui. O lançamento inclui um “ImGuiSamplesPlugin” disponível através da loja de complementos, projetado para ajudar os desenvolvedores a criar plugins personalizados com facilidade. Três amostras demonstram as capacidades do plugin: o Editor de Splines, que demonstra o uso da API de Desfazer/Refazer e visualização personalizada; o Editor (Modo Imediato), que ilustra a criação de plugins simples em tempo real, com um exemplo de manipulação interativa de polígonos; e Componentes, que destaca como os usuários podem gerar e atribuir componentes C++ a nós dentro do editor, fazendo ajustes em tempo real nos parâmetros.
Outras adições significativas na versão UNIGINE 2.19.1
A atualização também inclui várias correções e melhorias menores que aprimoram ainda mais o desempenho e a usabilidade do SDK. Algumas dessas melhorias incluem o suporte ao rastreamento de mãos OpenXR e suporte para sistemas Linux, renderização de GUI mais rápida, alegadamente até duas vezes mais eficiente, melhorias de desempenho como hashmaps otimizados e recursos aprimorados de qualidade de vida no Editor, suporte a feedback de força para controladores de volante e novas ferramentas para desenvolvedores, incluindo um exemplo de braço robótico baseado em física com uma cadeia cinemática e um curso de aprendizado gratuito para desenvolvedores C++. Além disso, o registro de contas de usuários agora foi simplificado, permitindo que novas contas sejam criadas diretamente pelo navegador do SDK.
Com as novas e significativas funcionalidades como upscaling VR, suporte ampliado para arquivos USD e ferramentas para desenvolvimento de plugins, a UNIGINE 2.19.1 se posiciona como uma escolha robusta para projetos profissionais exigentes em jogos, simulação, treinamento e muito mais.
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