[Esta história contém grandes spoilers do episódio final da temporada 5B de Yellowstone, “A Vida é uma Promessa.”]
Yellowstone concluiu sua saga central com o episódio final da temporada 5B. Apesar de não haver confirmação oficial da parte de Taylor Sheridan e da Paramount Network sobre se o episódio ampliado será realmente o último da série de sucesso, relatos antes do final indicavam que duas de suas estrelas sobreviventes — Kelly Reilly e Cole Hauser — já haviam finalizado acordos para um spinoff.
Um aspecto é incontestável: Yellowstone solidificou seu legado em um episódio final que pareceu de fato como um encerramento da série. O evento dirigido por Sheridan, intitulado “A Vida é uma Promessa”, deixou algumas portas abertas, mas também retornou ao início da saga — à série prequel 1883 — quando encerrou o rancho Yellowstone para sempre. Para salvar o rancho em dificuldades financeiras, o maior do estado de Montana, os filhos do falecido John Dutton (Kevin Costner) venderam o rancho de volta à Reserva Broken Rock em um acordo que não apenas resolveu seus problemas financeiros, mas também cumpriu uma promessa de 141 anos feita entre os ancestrais Dutton que se estabeleceram em Yellowstone em 1883 e os povos indígenas da terra. Sete gerações depois, a terra foi devolvida.
Antes que os filhos de John, Beth Dutton (Reilly) e Kayce Dutton (Luke Grimes), pudessem se afastar do legado da família e buscar novos começos com suas próprias famílias, Beth tinha assuntos pendentes com seu outro irmão, Jamie Dutton (Wes Bentley). Décadas de aversão entre os irmãos — começando quando Jamie esterilizou sua irmã sem o consentimento dela quando eram adolescentes — culminou na segunda morte de um Dutton na 5ª temporada B, após a assassinato do patriarca John Dutton, que resolveu a saída de Costner da série e iniciou a intensa trama que se seguiu nesses últimos seis episódios.
Uma briga épica e violenta entre Beth e Jamie terminou com ela o esfaqueando fatalmente — uma faca no peito — e a viu não apenas escapar do assassinato, graças à ajuda de seu marido Rip Wheeler (Hauser), mas também incriminar Jamie, que é oficialmente declarado desaparecido por orquestrar o ataque contra o pai.
A seguir, The Hollywood Reporter detalha como todos os principais personagens partiram para seus respectivos pôr-do-sol — pelo menos, por ora.
Beth Dutton (Kelly Reilly) e Rip Wheeler (Cole Hauser), com Carter (Finn Little)
No final, Beth esteve focada em enterrar seu pai, John. O íntimo funeral do patriarca Dutton contou com todo o elenco prestando suas homenagens ao cowboy que comandou o Yellowstone, com Beth fazendo uma última promessa ao caixão de que se vingaria de seu assassinato. E cumprir ela cumpriu, quando surpreendeu o irmão Jamie em um ataque que resultou em sua morte. Mas Beth consegue cumprir uma promessa ainda maior quando ela e o irmão Kayce formalizam seu plano de vender o rancho de volta aos povos indígenas que ali estavam. Para isso, eles vendem a terra ao Chefe Rainwater por $1,25 por acre em um acordo totalizando $1,1 milhão — um que Rainwater descreve como o “pior negócio de terras desde que meu povo vendeu Manhattan” — em um movimento para evitar um imposto de herança que nenhuma das partes poderia arcar pelo valor verdadeiro da propriedade.
“Você me fez prometer que não venderia um centímetro, e espero que você entenda que isso é eu cumprindo essa promessa”, disse Beth, falando com seu falecido pai, que está enterrado na terra de Yellowstone junto com seus ancestrais, assim como os tribos. “Pode ser que não haja gado lá, mas também não haverá prédios de apartamentos. Nós vencemos.”
Beth cuidou de eliminar as evidências sobre o assassinato de Jamie. Rip se encarrega do corpo (levando-o para a “estação do trem”) e ela diz ao detetive da polícia que investiga o caso do assassinato de John onde procurar para conectar Jamie à sua namorada assassinada Sarah Atwood (Dawn Olivieri), que foi quem ordenou o ataque a John. O episódio encerra com uma cena serena entre Beth e Rip, que se estabeleceram em seu novo lar: um rancho modesto e isolado longe de turistas — e até mesmo de bares — 40 milhas ao oeste de Dillon, Montana. O garoto ranch hand que eles quase adotaram, Carter (Finn Little), cavalga com eles, e seu futuro parece promissor.
Kayce (Luke Grimes), Monica (Kelsey Asbille) e Tate Dutton (Brecken Merrill)
“É assim que sempre imaginei que seria, nos meus sonhos”, diz Monica para seu marido Kayce, enquanto o filho Tate cavalga ao lado deles, já que o mais novo dos filhos de John finalmente realiza seu próprio sonho. Livre finalmente do pai e do legado de Yellowstone, Kayce cavalga literalmente para o pôr do sol com sua família ao lado, começando a construir sua própria marca após comprar 300 gado para o rancho East Camp de sua família. A casa que ele esteve construindo na temporada 5B permanecerá como deles como parte do acordo com Rainwater.
Kayce lutou com sua vida e legado ao longo da série, muitas vezes retornando em busca de vision quests — um ritual indígena — para orientação. Ele sempre interpretou o que via como um presságio de que um dia seria forçado a escolher entre a família que nasceu e a família que criou. Mas no final, ele percebeu que não precisava ser o único a salvá-las. Eles poderiam vender o rancho para a reserva por um preço tão baixo, que o imposto sobre vendas não afundaria nenhum deles, e a terra poderia ser devolvida ao povo que veio antes dos Duttons.
Jamie Dutton (Wes Bentley)
Nem todos os Duttons conseguiram sair vivos, e não deveria ser uma surpresa que Jamie foi quem teve sua vida extinguida. O irmão separado e filho adotivo de John (uma verdade que veio à tona no meio da série) cavou seu buraco tão fundo que até mesmo o Procurador Geral de Montana não poderia escapar dele com inteligência. No final, é a irmã Beth que vem atrás dele, surpreendendo-o em um ataque violento em casa. Jamie revida em uma luta sem igual entre os irmãos desgostosos, deixando Beth quase morta no final.
Mas Rip chega bem a tempo de ajudar sua esposa a dar o golpe final. Ela esfaqueia Jamie no peito e pede que ele olhe em seus olhos enquanto a vida escapa dele. Rip acaba se encarregando do corpo de Jamie como parte do plano mestre de Beth — queimando seu corpo em um carro ao lado da estrada — e ele é oficialmente declarado desaparecido. Ele deixa para trás um filho bebê, Jamie Jr., a criança que teve com sua ex-namorada política Christina (Katherine Cunningham), com quem teve uma reconexão no penúltimo episódio.
Chefe Thomas Rainwater (Gil Birmingham) e Mo (Mo Brings Plenty)
“Fiz uma promessa ao seu pai uma vez”, diz Rainwater a Kayce ao fazer o acordo de Yellowstone, “que um dia eu teria esta terra e a devolveria ao estado que aquele homem a encontrou. Eu removeria qualquer evidência de que ele havia estado aqui. Tenho certeza de que ele viu isso como uma ameaça. Na época, foi assim que eu quis que fosse. Mas seu povo está enterrado nessa terra. E o meu também. É sagrada. E assim iremos tratá-la.”
No final, um dos adversários de terra de John se torna parceiro da família Dutton no negócio do século, que foi selado por um aperto de sangue entre Rainwater e Kayce, cuja esposa, Monica, é da tribo Broken Rock. “Agora somos irmãos. Uns para os outros e para nossa terra”, disse Rainwater.
Essa promessa é concretizada nos momentos finais de Yellowstone, quando a reserva avança para a terra e começa a desmantelar Yellowstone como a conhecemos. Mas quando alguns começam a virar as lápides dos ancestrais Dutton enterrados ali, são interrompidos por Mo (interpretado por Brings Plenty, que também é o consultor de representação indígena da série). “Eles protegeram esta terra. Eles morreram por esta terra. E esta terra é onde eles ficarão”, ele clama.
Ele endireita as lápides de Elsa Dutton, seguido pela de John Dutton, antes que a voz de Elsa rise novamente da sepultura, e Isabel May (que também narra Yellowstone nas prequels 1923) explica como esse final retorna a 1883 e a promessa de terra feita entre seu pai, James Dutton (Tim McGraw), e o então-chefe da tribo Crow: após sete gerações de Duttons, eles voltariam pela terra.
Os Cowboys de Yellowstone
Desde a morte acidental de um de seus membros, Colby Mayfield (Denim Richards), a escritura estava na parede para os cowboys de Yellowstone. Com a família Dutton prestes a vender a propriedade, todos começaram a procurar outros empregos.
Teeter (Jennifer Landon), a namorada em luto deixada por Colby, teve a coragem de perguntar a Travis Wheatley (interpretado pelo chefe de Yellowstone, Sheridan) se poderia trabalhar em seu Bosque Ranch; Ethan (Ethan Lee) e Jake (Jake Ream), que são cowboys na vida real, dizem que estão indo para o rancho N Bar no Novo México; e Walker (Ryan Bingham), cuja música “A Song for the Stone” tocou no final, planeja seguir sua namorada (interpretada pela namorada na vida real Hassie Harrison) na estrada. Ryan (Ian Bohen) inicialmente diz que planeja vagar pela trilha empoeirada, mas acaba se reunindo com a mulher que escapuliu (interpretada pela estrela country Lainey Wilson) e fazendo um plano semelhante ao de Walker. É Lloyd (Forrie J. Smith) cujo futuro fica um pouco incerto, já que ele rejeitou a oferta de Rip para ir com ele e Beth para seu rancho.
O ex-cowboy de Yellowstone, Jimmy (Jefferson White), que fez várias aparições na temporada 5B com o personagem de Sheridan, foi enviado a trabalhar no rancho Four Sixes e supostamente deveria estrelar na 6666 spinoff, que está em espera desde quando Sheridan comprou a propriedade (Sheridan é dono de e opera dois rancho no Texas, Four Sixes e Bosque).
John Dutton (Kevin Costner)
Desde que Costner saiu da série entre as temporadas 5A e 5B, o destino do seu personagem foi mantido em segredo até a estreia da temporada 5B. O episódio chocante revelou que John havia morrido por suicídio. Mas a temporada revelou a trama de assassinato em sua vida, que foi finalmente rastreada até Jamie e sua namorada, que agora estão ambas falecidas. John recebeu um funeral tocante e cerimonial no final da temporada 5B. O último ato dos cowboys juntos foi cavar a cova de John com suas próprias mãos. Após cada membro do elenco principal colocar uma rosa branca sobre seu caixão e se despedir pessoalmente, foi Rip quem acaba por baixar o caixão de John no chão.
“Obrigado,” diz ele ao sogro que deve sua vida. “Eu quero que você saiba, eu vou cuidar da sua filha, você tem minha palavra. Vou tentar amá-la da mesma maneira que ela te amou. Vejo você por aí.”
Agora, o universo Yellowstone terá que esperar para ver se Rip (e Beth) retornarão. Enquanto isso, 1923 volta a ser exibida em 23 de fevereiro e o spinoff contemporâneo The Madison está atualmente em produção.
***
Aqui está como transmitir Yellowstone e acesse novamente o THR amanhã para mais informações sobre o final. Leia a análise detalhada do final da temporada 5B da THR.