Colin Angle, um dos co-fundadores da iRobot, famosa pela criação do aspirador robô Roomba, está em busca de recursos para sua mais recente empreitada no setor de robótica para residências. Com sua nova empresa, Familiar Machines & Magic, Angle pretende levantar a quantia de 30 milhões de dólares, conforme revela um documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Até o momento, a startup já conseguiu angariar 15 milhões de dólares de um grupo de oito investidores, evidenciando o interesse crescente em inovações que aliam tecnologia e conforto no lar.

O documento, conhecido como Forma D, não divulga os nomes dos investidores envolvidos, mas indica que Familiar Machines já possui um domínio registrado, embora ainda não disponha de um site funcional. Apesar de diversas tentativas de contato com Colin Angle via LinkedIn, o empresário não se manifestou sobre a nova iniciativa. Durante uma entrevista recente ao Boston Globe, Angle comentou que a empresa, que tem sede em Boston e planos de se estabelecer em Los Angeles, se concentrará no desenvolvimento de um novo tipo de robô doméstico com foco em saúde e bem-estar.

Além de Angle, a equipe fundadora inclui Chris Jones, ex-CTO da iRobot, e Ira Renfrew, que também fez parte da equipe da iRobot e é conhecido por ajudar na criação do robô de entrega Scout, da Amazon, que está fora de operação. De acordo com o jornal, pese esse histórico promissor, Familiar Machines está examinando a possibilidade de criar robôs que possam atuar como companheiros — o que possivelmente engloba animais de estimação “peludos” impulsionados por inteligência artificial. Para isso, a empresa está recrutando pesquisadores em inteligência artificial e engenheiros de software, entre outras funções essenciais para o desenvolvimento dos seus produtos.

Uma descrição de vaga publicada no LinkedIn destaca: “Estamos desbravando uma nova categoria emocionante de robô doméstico na área de saúde e bem-estar, com um enfoque significativo na interação humano-robô. A inteligência artificial incorporada e agente são centrais para nossa visão de produto.” Essa ambição demonstra que Familiar Machines não se contenta em ser apenas mais uma empresa no setor, mas busca fazer uma diferença substancial no cotidiano dos usuários.

Vale lembrar que Colin Angle deixou seu cargo na iRobot em janeiro deste ano, após a tentativa de aquisição da empresa pela Amazon não ter se concretizado devido à resistência dos reguladores antitruste da União Europeia, resultando em cortes de pessoal que afetaram 31% da equipe da iRobot. Gary Cohen, ex-gerente geral da Procter & Gamble, foi nomeado como o novo CEO da iRobot nesse contexto. Essa mudança de cenário impulsiona Angle a buscar novos horizontes e oportunidade dentro da indústria de robôs para o lar.

É interessante observar que Angle já teve experiências com robôs para o lar anteriormente. No início dos anos 2000, a iRobot desenvolveu um protótipo de robô companheiro chamado Grommet. Entretanto, o mercado de robôs domésticos tem se mostrado um desafio notável, com diversas falhas ao longo dos anos. Em 2018, a Mayfield Robotics, apoiada pela Bosch, encerrou a produção de seu robô Kuri, e no mesmo ano, a Jibo, criadora de um robô de mesa, também tinha suas operações encerradas. Todos esses eventos destacam a fragilidade e os riscos do setor.

Nesta tendência de inovação, gigantes da tecnologia, como Amazon e Apple, não desistem facilmente. A Amazon continua investindo em seu robô para casa, Astro, enquanto a Apple supostamente está desenvolvendo alguma forma de robótica para residências. Resta saber se a Familiar Machines será capaz de desvendar esse enigma e conquistar seu espaço no cada vez mais competitivo mercado de robôs para o lar. O que está claro é que a expectativa é alta e, com o tempo, veremos se os planos de Angle e sua equipe se concretizarão em produtos inovadores que proporcionem novas experiências aos consumidores em sua vida cotidiana.

Familiar Machines Robô

Leia mais sobre Colin Angle no Boston Globe.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *